10 de julho de 2010

ORIENTAÇÃO - UM ESPORTE PARA TODAS AS IDADES

 
INTRODUÇÃO

- O que é Orientação:
É uma espécie de corrida também chamada de “rali a pé”, onde o atleta percorre os mais variados tipos de terreno, como campos, matas, trilhas e até áreas urbanas. Para participar deste esporte, deve-se aprender a ser hábil na leitura de um mapa, em manusear uma bússola e selecionar rapidamente uma rota segura através do terreno desconhecido.


MAPA DE ORIENTAÇÃO

É a representação em escala, sobre um plano, dos acidentes naturais e artificiais da superfície terrestre, ou seja, ele mostra os detalhes de uma determinada região, como por exemplo as edificações, árvores, moitas, estradas, etc. Obedece a uma escala, e é orientado com o norte magnético da bússola.


HISTÓRIA DA ORIENTAÇÃO

O desporto orientação é muito praticado nos países nórdicos (Suécia, Finlândia e Noruega). Teve inicio em 1935 na Suécia, com a realização do primeiro campeonato de orientação. No Brasil ele se iniciou com o envio de três observadores (Oficiais das três Forças Armadas) ao IV Campeonato do CISM (Conselhe International du Sport Militaire) na Dinamarca.

A partir deste momento começa ser difundido militarmente, já no meio civil esta competição começa aproximadamente na década de 80, com campeonatos regionais. Atualmente este desporto está muito desenvolvido no sul do Brasil. Em Minas o seu inicio se dá em 2001, com a criação da Federação Mineira de Orientação, com sede em Três Corações. Aqui em nossa região o seu inicio também se dá em 2001 com a criação do Clube de Orientação Serra do Lenheiro – COSELE, um dos clubes fundadores da Federação Mineira.

As competições podem ser masculinas e femininas e são realizadas obedecendo a faixas etárias e grau de experiência dos atletas. Inicia-se a partir dos 10 (dez) anos de idade e vai até a faixa etária acima dos 60 (sessenta) anos. Cada faixa etária possui uma divisão de grau de dificuldade, que é o FACIL, DIFICIL e MUITO DIFICIL, existe ainda a ELITE (para as faixas etárias de 18, 20 e 21 anos). Além da modalidade a pé, que é a tradicional, a Orientação ainda por ser realizada com bicicletas, cavalos, por deficientes físicos,etc. Claro que com as devidas adaptações.

 
ACESSÓRIOS

Para a realização de um percurso, o praticante obrigatoriamente precisa do mapa de orientação e do cartão de controle, de um uniforme que tape as pernas, braços e sapatos fechados. A bússola é muito útil , porém não é obrigatória, bem como o cartão de designação dos pontos. Existem vários outros equipamentos usados: como caneleira, cinturão para água, viseira, óculos, tornozeleiras, joelheiras.


COMPETIÇÃO DE ORIENTAÇÃO

A competição se desenvolve da seguinte forma:

Na área de concentração está localizada a PARTIDA e a CHEGADA, bem como toda a infra-estrutura necessária para o desenvolvimento da competição, como apuração, banheiros, refeição, etc.

Na PARTIDA o atleta recebe o CARTÃO DE CONTROLE e o MAPA DE ORIENTAÇÃO, onde estão locados a Partida com um triângulo, os pontos de controle com círculos numerados em ordem crescente e a Chegada com dois círculos concêntricos.

Na CHEGADA o atleta entrega o cartão de controle para a conferência e apuração que determinarão sua classificação em ordem crescente, sendo atualizada a medida que os competidores forem chegando. O vencedor é o atleta que obtiver o menor tempo na execução da pista.
 
CATEGORIAS

1. SEXO: "H" Homens e "D" Mulheres

2. IDADE:
D 10 H 10 - Mulheres e Homens até 10 anos
D 12 H 12 - até 12 anos
D 14 H 14 - até 14 anos
D 16 H 16 - até 16 anos
D 18 H 18 - até 18 anos
D 20 H 20 - até 20 anos
D 21 H 21 - De qualquer idade
D 35 H 35 - Mais de 35 anos
D 40 H 40 - Mais de 40 anos
D 45 H 45 - Mais de 45 anos
D 50 H 50 - Mais de 50 anos
D 55 H 55 - Mais de 55 anos
D 60 H 60 - Mais de 60 anos
D 65 H 65 - Mais de 65 anos
D 70 H 70 - Mais de 70 anos
D 75 H 75 - Mais de 75 anos
D 80 H 80 - Mais de 80 anos
D 85 H 85 - Mais de 85 anos
D 90 H 90 - Mais de 90 anos
D N 1 H N 1 - CRIANÇAS ACOMPANHADAS - Menos 18 anos
D N 2 H N 2 - ADULTOS ACOMPANHADOS - Mais de 18 anos

- Grau de Dificuldade

"E" - ELITE
"A" - MUITO DIFÍCIL
"B" - DIFÍCIL
"N" - FÁCIL
"N1 e N2" – INICIANTES


CARTÃO DE CONTROLE

É uma espécie de linguagem dos orientadores, que facilita a leitura durante a competição . Os principais símbolos. O cartão de controle se apresenta normalmente dessa seguinte forma:


CARTÃO DE PICOTE

Possui a identificação do atleta, tempo e espaço para os picotes.
Nr atleta:
Nome:
Chegada:
Saída:
Categoria:
Clube:
Tempo:
R1* || R2* || R3* || R4* || R5* ||

25, 24, 23, 22, 21, 20, 19, 18, 17, 16, 15, 14, 13, 12, 11, 10, 09, 08, 07, 06, 05, 04, 03, 02, 01
Obs: * Os espaços escritos com “R” são reservas para eventuais erros na hora de picotar.


PRISMAS E PICOTADORE
 
Os pontos de controle (passagem obrigatória para os competidores), são materializados por prismas triangulares com as faces pintadas metade de laranja e metade de branco. Para comprovar a passagem existem os picotadores junto destes prismas que possuem código diferenciados entre um ponto e outro.


ESCALA
 
É a relação entre a distância gráfica no mapa e a distância real no terreno. A escala se dá pela seguinte formula:
 
E = d .(Unidade no mapa)
D (Unidade no terreno)

Ex: Numa escala de 1:1000 significa que cada 1 centímetro no mapa equivale a 1000 centímetros no terreno, ou seja, nesse caso 1 centímetro equivale a 10 metros no terreno (um macete é cortar os dois últimos algarismos da distância no terreno. Ex: 1000 = 10)

SIMBOLOGIA
 
A. Inscrições no mapa

São impressas orientadas para o Norte Magnético (NM) do mapa, onde necessariamente deverá constar:

1) Nome da competição
2) A escala
3) A eqüidistância das curvas de nível
4) Região do mapa
5) Legenda
6) Cartógrafos ou mapeadores
7) Categoria
8) Patrocinadores
 

B. Linhas meridionais

São linhas paralelas verticais traçadas na direção Norte-Sul, apontando através de setas o norte do mapa.


C. Curvas de nível
 
São linhas imaginárias no terreno que definem a altitude (altura em relação ao nível do mar) da região do mapa. São eqüidistantes, ou seja, possuem a mesma distância entre elas, geralmente são de 5 em 5 metros ou de 10 em 10 metros. É como se fatiássemos o terreno e passássemos para o plano.


D. cores

1) Azul: tudo relacionado com água
2) Verde: tudo relacionado com vegetação
3) Branco: cobertura vegetal de corrida fácil
4) Amarelo: vegetação rasteira
5) Marrom: tudo relacionado com a superfície terrestre (curvas de nível, barrancos, etc)
6) Preto: planimetria (construções, cercas, pedras, muros, etc) e todas as inscrições do mapa
7) Vermelho: áreas perigosas, proibidas ou interditadas
8) Magenta: traçado das pistas
 
E. Convenções usadas no mapa de orientação

 
BÚSSOLA

Instrumento destinado à medida de ângulos horizontais e a orientação do mapa, bem como a indicação da direção ou azimute a seguir de um ponto para o outro.
 
a. Identificação da bússola

 - Seta de orientação Seta de navegação
 - Linhas meridionais
 - Limbo móvel Régua milimetrada
 - Agulha imantada

b. Orientar o mapa
 
1) Identificar na carta as linhas meridionais

2) Colocar uma das laterais da bússola sobre uma das linhas meridionais do mapa, tomando o cuidado para que as setas de navegação e de orientação apontem para o NORTE do mapa (mapa de cabeça para cima).

3) Girar o conjunto bússola/mapa até que a agulha imantada fique sobre a seta de orientação. Feito isso o mapa está orientado.

 
c. Indicação de direção a seguir (azimute)
 
1) Colocar uma das laterais da bússola coincidindo com a linha da direção desejada

2) Girar o limbo móvel até coincidir as linhas meridionais da bússola com as do mapa, tendo o cuidado para que a seta de orientação fique voltada para o norte

3) O azimute será o ângulo mostrado pela seta de orientação
 
 
DETERMINAÇÃO DE DISTÂNCIAS

Durante a corrida de orientação o atleta necessita de conhecimento de quanto percorreu para que possa saber na carta onde está. De um CHECK-POINT a outro (pontos nítidos existentes dentro do rota que se pretende utilizar no deslocamento), mede-se na carta, a distância a ser percorrida, transformando-a em metros.

- Aferição de passo duplo

Passo duplo é tão somente a contagem de passos de uma só perna quando a mesma tocar o solo, pode ser andando ou correndo. O conhecimento do passo duplo de cada um é necessário para saber quanto que se vai andar ou correr.

Se o atleta começou a caminhada com a perna direita a contagem inicia-se na perna esquerda e vice-versa. Para aferição do mesmo é realizado uma caminhada numa distancia de 100m, pois a partir daí as outras distâncias serão obtidas através de regra-de-três simples.

Exemplo: vamos dizer que você tenha que dar 30 passos duplos para atingir 100 metros, logicamente para se atingir 300 metros você andará 90 passos duplos.

A aferição do passo duplo é feita da seguinte forma:


ANDANDO || CORRENDO

1a vez:______________ passos
2a vez:______________ passos
3a vez:______________ passos
SOMA: _____________ : 3 = __________ passos
(é sua média para andar 100 metros)
 
1a vez:______________ passos
2a vez:______________ passos
3a vez:______________ passos
SOMA: _____________ : 3 = __________ passos
(é sua média para correr 100 metros)
 

GLOSSÁRIO
 
- Azimute: Direção fornecida pela bússola;

- Atravancar: É o mesmo que derrubar o mato no peito, perder-se, orientar-se mal, perder muito tempo;
 
- Bússola - É um objeto com uma agulha magnética que é atraída para o polo magnético terrestre.

- Carneiro: É o orientador que não usa as técnicas de orientação e persegue outros orientadores. Geralmente são excelentes no preparo físico e fraquinhos em técnica.

- Cartão de Controle: Local onde se registram, através da perfuração feita pelos picotadores (alicates), as passagens nos pontos de controle.

- Chafurdar: É o mesmo que se perder durante o percurso.

- Curva de Nível: Linha imaginária no solo a uma altitude constante. No mapa permite-nos calcular os desníveis.

- Dar varada: errar um ponto, passando e muito do mesmo, com a convicção de que está indo na direção certa.

- Declinação magnética - Ângulo entre o Norte Magnético e o Norte Geográfico.

- Eqüidistância: Desnível entre cada curva de nível.

- Escala: Relação entre o tamanho real de um objeto e a sua dimensão no mapa.
 
- Escala 1:10.000 significa que no mapa está tudo representado 10.000 vezes menor, ou seja, 1 cm no mapa corresponde na realidade a 10.000 cm (100 metros).
 
- Legenda: A legenda descreve os símbolos utilizados no mapa para representar as várias características do terreno.
 
- Linhas de Norte: São linhas paralelas desenhadas do Sul Magnético para o Norte Magnético, espaçadas geralmente 500 metros (1:15.000) ou 250 metros (1:10.000). Estas linhas são normalmente pretas. Estas linhas encontram-se, geralmente, apenas nos mapas de orientação.

- Mapa: O mapa é uma representação simplificada da superfície da terra vista de cima e reduzida em dimensão. A escala indica-nos exatamente quanto é que o mapa está reduzido, e está presente em todos os mapas.

- Matar um ponto: Nada mais é do que achar um ponto em um percurso de orientação. Usa-se este termo porque cada percurso temos de 10 a 20 pontos de controle e acha-los é uma verdadeira batalha.

- Norte Geográfico: Um dos locais onde converge o eixo imaginário de rotação da terra, também chamado de Pólo Norte. (o outro local de convergência será no Sul Geográfico - Pólo Sul).

- Norte Magnético: Existe ao longo da Terra um campo magnético que converge nos pólos magnéticos norte e sul. A agulha de uma bússola é atraída por estes pólos. Em toda a zona norte do globo as agulhas das bússolas são atraídas para o Norte Magnético.

- Passo Duplo: instrumento utilizado pelos orientadores para medir distâncias durante o percurso. Consiste em contar quantas vezes o pé direito toca o solo em uma determinada distância. Ex: 60 passos duplos é igual a 100 metros. Esta relação varia de um orientador para outro e de acordo com o terreno e do tipo de deslocamento (andando ou correndo). A melhor maneira de determinar o passo duplo é experimentando em uma pista de corrida (andando e correndo) e depois durante um percurso. Devemos fazer uma pequena tabela e anotar as variações.

- Patrulha: Vários orientadores correndo juntos;

- Percurso de orientação: Um percurso de orientação é constituído por uma partida, uma série de pontos de controle identificados por círculos no mapa, unidos por linhas retas e numerados na ordem pela qual devem ser visitados, e por uma meta.

- Perneiras: Peça de vestuário semi-rígida que protege a parte inferior da perna.

- Piau: É o grito de guerra do orientador. Usado quando o orientador acha o ponto e quer avisar os demais. Até hoje ninguém sabe como surgiu este termo, mas provavelmente foi herdado dos pescadores.

- Pego pelo jacaré: É o termo usado para designar o orientador que some durante o percurso e chega depois de horas todo machucado na chegada;

- Picotador: Para provar que um ponto de controle foi visitado, o 'Orientador' utiliza um sistema de perfuração (alicate, também chamado de picotador) que se encontra junto à baliza, para "picotar" o cartão de controle. Cada alicate faz um padrão de furos diferente.

- Picotar: Perfurar o cartão de controle com o picotador (provar que achou determinado ponto);

- Ponto de Ataque: Acidente destacado do terreno donde se tem certeza estar;

- Prisma (Baliza): Objeto laranja e branco cujas faces têm normalmente um tamanho de 30 x 30 cm e que indica a localização de um ponto de controle.

- Reambular: Fazer a atualização do mapa com o terreno;

- Rota: Caminho escolhido pelo atleta para chegar aos pontos de controle;

- Sinalética: Descrição da localização exata dos postos de controle indicados pelo mapa.

- Zerador: Atleta que completa o percurso com o menor tempo, vencedor;
 

UNIFORME UTILIZADO NA ORIENTAÇÃO

Vestimenta O mais indicado é o uniforme composto de calça e camiseta de manga longa, confeccionado em material leve que não retenha a água. Os tecidos mais usados são o nylon e o trilobal. Tênis específico para a modalidade com boa aderência ao solo e que tenha sistema de amortecimento do impacto. Podem ser usadas caneleiras confeccionadas em nylon ou tecidos elásticos com proteção na parte anterior.

 
CONCLUSÃO

Em resumo, a Orientação é uma caça ao tesouro, pois "caçamos" saúde junto à natureza, desenvolvendo nosso raciocínio, tendo a liberdade de escolher nossos caminhos criando novos laços de amizades.

- Realização de uma Pista de orientação. Ou procure uma competição em sua região e pratique.
 
 
SÍMBOLOS DOS MAPAS DE ORIENTAÇÃO


_______________________



______________________________________



 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXEM SEU COMENTÁRIO! POR FAVOR SEJAM EDUCADOS!