21 de julho de 2010

3° Jamboree Nacional 2006 | Brasília - DF

III JAMBOREE NACIONAL
BRASÍLIA-DF
2006



Imagem Roberto Basso



O 3° Jamboree Nacional do Brasil foi sediado no centro de Brasília, para ser mais preciso no Parque da Cidade, nas datas de 16 a 21 de julho de 2006, contou com a presença de 2.000 participantes, entre jovens, equipe de organização, Equipe de Serviço (Staffs), educadores e convidados, e representantes da Itália e do Haiti.

O Jamboree aconteceu no Parque Sarah Kubitschek, tendo diversas atividades, como a Aldeia de Desenvolvimento; os Caminhos do Cerrado; o Parque Aquático e outros. O Módulo de Manualidades foi um dos destaques do evento.

Um dos temas mais fortes deste jamboree que acontece no cerrado é a preservação da natureza. O personagem de destaque é o lobo guará, os sub- campos do acampamento tem nomes de árvores nativas e um dos roteiros de visitas em Brasília é o Jardim Botânico. Vários estandes e oficinas estão desenvolvendo suas atividades em torno da conscientização ambiental.

Do total de participantes, 10% foram alunos das escolas públicas de Brasília, graças à parceria com o Projeto Amigos da Escola. Isso quer dizer que a cada nove jovens escoteiros inscritos, um aluno, por dia, participou das atividades do evento sem nenhum custo.

A programação do encontro contou com 12 módulos de atividades educativas, com abordagens culturais, sociais, cívicas, ecológicas e físicas, que visaram contribuir para a formação de uma visão sócio-política crítica e construtiva. O destaque foi a mobilização cívica "Jovens pela Paz", que foi realizada no dia 21 de Julho, na Praça dos Três Poderes. Algumas atividades do evento foram abertas a comunidade.

Parte da Equipe de Serviço (Staffs), formadas basicamente por pioneiros, participaram de atividades de prestação de serviços à comunidade, em hospitais públicos de Brasília. Houve a preocupação com a coleta seletiva do lixo, acessibilidade de pessoas com deficiência e inclusão de jovens carentes nas atividades, com a parceria dos Amigos da Escola.

Segundo os organizadores, a realização deste evento na capital federal possibilitou a presença de um grande número de convidados, interessados no diálogo com a juventude, como o poder público, organismos internacionais, embaixadas e organizações da sociedade civil.

A Estrutura do evento contou com ampla estrutura de alimentação, higiene, sanitários, enfermaria, segurança, transporte, comércio, serviços de utilidade pública, "Rádio Jamboree", visitas guiadas, atendimento a imprensa, convidados e autoridades.

O acampamento contou com uma central de operações e uma área para grandes concentrações, onde foram realizadas as cerimônias de abertura e encerramento. Ao redor, os participantes ficaram acomodados em oito subcampos.

Na atividade foi comemorado o Centenário do Movimento Escoteiro Mundial, que em agosto do mesmo ano, completará 100 anos e o III Jamboree Nacional foi o primeiro grande evento comemorativo ao Centenário do Escotismo, iniciando um grande ciclo de comemorações entre os milhões de escoteiros em todo o mundo.

Levando como tendencia do 2° Jamboree Nacional, reflexo de Jamborees Mundias o Jamboree de Brasilia também criou sua moeda própria chamada "GUARAS", em detrimento aos Lobos Guaras, predominante do Cerrado, consequentimente daquela região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXEM SEU COMENTÁRIO! POR FAVOR SEJAM EDUCADOS!