22 de setembro de 2010

SP - 101° GRUPO ESCOTEIRO DO AR SUBOFICIAL PALMEIRA



SUA HISTÓRIA

O Grupo Escoteiro Sub Oficial Palmeira, foi fundado em 27/07/1968, através de alguns militares e civis, que se reuniram várias vezes, estudando e discutindo como abrir um Grupo Escoteiro e de Bandeirantes, pois na época não havia Escoteiras. Inicialmente foram convidados a ingressarem no Grupo, somente jovens residentes na Escola de Especialistas de Aeronáutica, decidindo-se que numa segunda fase, abrir-se-ia inscrições para o restante da Cidade.

Houve noventa e seis inscritos, os primeiros aspirantes inscritos foram: Fernando Antônio Gama, Sérgio Almeida, Maria do Socorro, Marilia Lopes, Mariangela R. Guimarães e Ana Maria Valença. Após as inscrições o Capitão Fernando Ribas Guimarães que liderava esse movimento, fez uma Palestra sobre Introdução ao Escotismo.

A primeira Sede do Grupo foi conseguida no dia 08/08/1968, era a casa C-1 da Vila dos Oficias, cedida pelo Major Guaraciaba. Em outra reunião, decidiu-se mandar alguém a União dos Escoteiros do Brasil e a Federação das Bandeirantes em São Paulo, a fim de obter melhores informações e publicações sobre o assunto. O Grupo começa a tomar forma a partir de uma visita ao Comissário Distrital ( UEB ), Chefe Peter Nadas e a Chefe Distrital das Bandeirantes, Chefe Diva Pedrosa, em São José dos Campos; esse contato foi feito por Dona Carmem Romero Guimarães, Sargento Osni Lourenço Cruz e a Aspirante Mariangela, ali recebem orientações sobre livros que devem ler, sobre o principal deles, que é o P.O.R. ( Princípios Organizações e Regras ), que devem registrar o Grupo na UEB e que têm de Nomear uma Comissão Executiva para dirigir o Grupo.

No dia 18 de agosto de 1968 o Grupo realiza o seu primeiro Bivaque. Nos dias 24 e 25 de agosto do mesmo ano, os Sargentos Vinicius Palmeira da Silva e Jerly Carneiro F. Viana vão a São Paulo e fazem o Curso de Chefe de Grupo.

O Grupo enfrenta problemas com as Bandeirantes, Antonina Bianco Guimarães não pertencente ao Grupo e a EEAR, esteve em São José dos Campos notificando que estava criando um Grupo de Bandeirantes em Guaratinguetá, indo em seguida à São Paulo registrar seu Grupo. Em reunião no Rotary de Guaratinguetá, onde haveria uma Palestra sobre Bandeirantismo, nela comparecendo o Sargento Palmeira e sua Filha Ilona, So Valença e sua filha Ana Maria, So Serrano com sua filha Marly, Capitão Guimarães e sua esposa Carmen, o Sargento Jerly e a nossa candidata ao cargo de Diretora das Bandeirantes em nossa cidade, Zélia Maria Tolosa. Entretanto, não Houve acordo, ficado decidido que as Bandeirantes seriam dirigidas pela Srta. Antonina, em um Grupo criado por ela. Após a reunião no Rotary, decidiu-se criar no Grupo uma Seção Feminina, desligada completamente do Grupo das Bandeirantes, foi o início da criação da Tropa Escoteira Feminina no nosso Grupo.

No dia 05 de setembro de 1968 decidiu-se a criação do Lenço do Grupo, nas cores amarela, com faixa azul marinho nas bordas e no seu vértice um escudo redondo com três símbolos: as duas asas da Força Aérea Brasileira, uma mão com sinal escoteiro e a Flor de Lis verde, embaixo desta uma faixa com o ano da fundação do Grupo, em volta deste o nome do Grupo, da cidade e da Escola de Especialistas de Aeronáutica; a primeira Assembléia Geral do Grupo foi realizada em 13 de setembro de 1968, nela foi escolhida por aclamação a primeira Diretoria do Grupo, ficando assim composta:

  • Capitão Fernando Ribas Guimarães - Presidente

  • Sargento V. Palmeira da Silva - Chefe de Grupo

  • Cesar Francisco de Paulo - Diretor Administrativo

  • Carmem Romero Guimarães - Relações Públicas

  • Jerly Carneiro F. Viana - Tesoureiro
Em outra reunião houve oito indicações para escolha do nome do Grupo, que até aqui não possuía nome, decidiu-se fazer essa escolha em outra reunião. Nessa Assembléia foi comunicado que o Grupo passaria a chamar-se oficialmente Grupo Escoteiro do Ar Cabo Nelson da Silva Barros, posteriormente, no dia 23 de setembro de 1968, foi explicado o por que desse nome.


O nome foi tirado de uma matéria publicada na Revista Seleções Reader’s Digest, que conta a tragédia ocorrida com um Avião da Força Aérea Brasileira, prefixo 2068. Ao sobrevoar a Floresta Amazônica no dia 16 de junho de 1967, com vinte e cinco homens a bordo, o avião começou a perder altura e veio cair em plena floresta, escapando com vida sete homens, entre eles, o Cabo Nelson da Silva Barros que apesar de muito ferido e com queimaduras graves, era o único em condições de se locomover e alimentar os demais sobreviventes; com todos os ferimentos suportou por onze dias, com heroísmo, dedicação e humanismo, vindo a falecer no dia vinte e sete do mesmo mês, exatamente dez minutos antes da chegada do helicóptero de salvamento. A escolha desse nome servirá como estimulo de luta, coragem e fé, que ele nunca seja esquecido e para sempre fique gravado na História do nosso Grupo.


•Mais detalhes desse acidente aeronáutico.


Outro trágico acontecimento e uma infeliz coincidência, o Grupo que acabara de ganhar um nome em virtude de um acidente de avião, novamente outra queda de aeronave, faz com que se mude o curso da História do Grupo. O Chefe de Grupo, Sargento Vinicius Palmeira da Silva, em missão militar no Rio de Janeiro, acompanhado dos alunos do Curso de Mecânico de Armamento, ao retornarem para Guaratinguetá no Avião B-25, prefixo 5143, por alguma falha, começa perder altura, indo chocar - se com uma montanha na Cidade do Rio de Janeiro, era o dia 31 de outubro de 1968; a notícia caiu sobre os membros do Grupo Escoteiro como uma bomba, a Diretoria estava incrédula pois o valoroso Chefe, cinco dias antes, havia participado de uma reunião com todos.


Em reunião dia 07 de novembro de 1968 a Diretoria faz uma homenagem póstuma ao seu Chefe de Grupo, nas palavras do Capitão Fernando Ribas, Presidente do Grupo, ditas na reunião e aqui transcritas: “... é com tristeza e pesar que soubemos esta semana do trágico acidente de avião, ocorrido dia 31/10/68 na Cidade do Rio de Janeiro, que ceifou a vida do nosso Chefe de Grupo, juntamente com outros elementos da tripulação. Ao Sargento Palmeira, nossos votos de pesar e contristados por essa irreparável perda, nosso Grupo rende-lhe a mais expressiva homenagem pelo seu passamento. Proponho solenemente que mudemos o nome do Grupo para Grupo Escoteiro do Ar Sargento Vinicius Palmeira da Silva, em memória do nosso saudoso amigo e Chefe, que em vida, não poupou esforços pela criação, ampliação e evolução do Escotismo em nossa Cidade, vendo com isto o amparo ao elemento intermediário e juvenil para o homem de amanhã. Ao nosso colega, a chama que ascendeu para a eternidade com tanto carinho e amor, agora agradece ao seu Criador, continuaremos a mantê-la acesa como foi sua vontade. Sargento Palmeira, nosso muito obrigado”.

Com a promoção “pós-morte” do Sargento Vinicius Palmeira da Silva, o Grupo passa a se chamar Grupo Escoteiro do Ar Sub Oficial Palmeira. Participaram da fundação deste Grupo Escoteiro, de uma forma ou de outra, as seguintes pessoas:


  • Capitão Fernando Ribas Guimarães

  • Carmem Romero Guimarães

  • Sargento Vinicius Palmeira da Silva

  • Vekony Emilia Ilona

  • Tenente Sidney J. F. Sacilotti

  • Profº. Macario de Castro Machado

  • Professor Haroldo José Pelegrini

  • Sargento Gerson Freire de Amorim

  • Silvana Capovilla

  • Terezinha Rossafa

  • Sub Oficial Antão Abade Marques

  • Osni Lourenço Cruz

  • Renato Domingues Teixeira

  • Cesar Francisco de Paula
Dentre estes nomes, há de se destacar o do Capitão Fernando Ribas Guimarães, que foi o idealizador e incentivador da criação de um Grupo Escoteiro em Guaratinguetá, e por ele lutou, até o dia de sua transferência para outra Unidade da Força Aérea Brasileira. Daí em diante o Grupo teve várias Diretorias, delas participando Advogados, Promotor de Justiça, Donas de Casa, Militares, Oficial de Justiça, Químico, Administradores de Empresa e Enfermeiras.


ENDEREÇO DO GRUPO:

Escola de Especialistas de Aeronáutica
Alameda Minas Gerais, Casa 23 - Vila dos Oficiais
CEP 12.511-970 - Guaratinguetá - São Paulo - Brasil
Fone: (12) 3133-7197

Reuniões aos sábados das 13:00 as 19:00hs.

Site: www.sopalmeira.com
Email:
Diretor Presidente - oton@sopalmeira.com



Diretora Administrativa - soraya@sopalmeira.com


Diretor Financeiro - luis@sopalmeira.com


Chefe da Tropa Escoteira Focinho de Cão - getulio@sopalmeira.com


Chefe da Tropa Escoteira Luar - arnoldo@sopalmeira.com


Chefe da Tropa Sênior Santos Dumont - marcelo@sopalmeira.com


Mestre do Clã Pioneiro Tamanã - sergio@sopalmeira.com


Assistente da Alcatéia Lobo Gris - lucia@sopalmeira.com


Assistente da Alcatéia Messua- andreia@sopalmeira.com


Assistente da Alcatéia Messua - elizete@sopalmeira.com


Assistente da Tropa Sênior Santos Dumont - augusto@sopalmeira.com


Assistente da Tropa Sênior Santos Dumont- marcos_paulo@sopalmeira.com


Assistente da Tropa Sênior Santos Dumont - beth@sopalmeira.com

Um comentário:

giovanna disse...

Boa noite!
Na solenidade ao homenagear o Sargento Palmeira, estava presente a sua filha Vekony Ilona.
Gostaria de maiores informações sobre Vekony E. Ilona, como fotos e história de vida.
Att,

Vívian Cristina

Postar um comentário

DEIXEM SEU COMENTÁRIO! POR FAVOR SEJAM EDUCADOS!