26 de setembro de 2010

SP - 134° GRUPO ESCOTEIRO JAGUARY - Bragança Paulista


SUA HISTÓRIA:

O Grupo Escoteiro Jaguary (134/SP) é uma associação civil, de direito privado, administrado por pessoas voluntárias. É independente, apartidária, apolítica e sem fins lucrativos. É reconhecido como entidade de Utilidade Pública Municipal pela lei 2.817 de 28/09/1994. As atividades praticadas pelo grupo são de caráter educativo não formal, destinadas a crianças e jovens na faixa etária de 7 a 21 anos, objetivando o desenvolvimento em diversos aspectos como físico, afetivo, social, intelectual, espiritual e especialmente o caráter.


O NOME

O nome JAGUARY foi sugerido por José Carlos Corrêa Korte, um dos fundadores do grupo, na reunião do dia 1 de julho de 1983. Foi uma homenagem ao Rio Jaguary, nome do principal rio da região e fundamental para a formação da Bacia do Piracicaba, sua nascente localiza-se entre as cidades de Monte Verde e Camanducaia no estado de Minas Gerais. O Rio Jaguary também fornece água para o Sistema Cantareira que fornece água para a região metropolitana de São Paulo, também é um dos cinco melhores rios do Brasil para a prática do rafting. Jaguary na língua indígena Tupi quer dizer Rio das Onças (Jaguar = Onça, Y = Rio).
 
 
O LOGOTIPO

No dia 14 de dezembro de 1983, foi realizado um concurso para definir o logotipo do grupo, o qual seria também usado na bandeira do grupo. Vários escoteiros e pais dos jovens participaram no concurso. O desenho ganhador foi feito pelo escoteiro Eli Aparecido Cardoso. Este logotipo foi utilizado até 1994, quando foi realizado um novo concurso. Desta vez o desenho ganhador foi feito pelo escotista José Marcelo de Loyola. Este logotipo apresenta uma flor-de-lis estilizada, é utilizado pelo grupo até os dias de hoje.


O LENÇO

O Lenço Escoteiro é a peça mais importante do uniforme. Ele representa o grupo e seu compromisso com o escotismo. O lenço do Grupo Escoteiro Jaguary (134/SP) foi criado em agosto de 1983., após várias sugestões foi aprovado a sugestão do jovem Eli Aparecido Cardoso. O lenço possui a cor central o verde representa as matas. Duas fitas nas cores amarela e o vermelha. A vermelha representa a cor do sangue de luta. A amarela representa o ouro.

 
ENDEREÇO DO GRUPO:
 
Parque de Exposições
Rua Dr. Fernando Costa, s/n
Posto de Monta - Bairro Penha
Próximo ao Corpo de Bombeiros
Bragança Paulista - SP
Email: Presidente do Grupo - queiroz.luis@terra.com.br

As atividades são realizadas aos sábados das 14:00hs às 17:00hs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXEM SEU COMENTÁRIO! POR FAVOR SEJAM EDUCADOS!