24 de setembro de 2010

SP - 196° GRUPO ESCOTEIRO I JUCA PIRAMA



HISTÓRIA DO NOME "I JUCA PIRAMA"

"I JUCA PIRAMA" é o título de um dos poemas de Gonçalves Dias, sendo o nome uma expressão indígena que quer dizer: "AQUELE QUE VAI MORRER". O poema conta a história de um índio da Tribo Tupi, que é feito prisioneiro pelos Timbiras, que já tinham conseguido dominar toda a região.

Preparam-se os Timbiras para sacrificar o prisioneiro, as mulheres raspando seus cabelos e pintando o corpo com as cores da morte. Todos sabem que os Tupis são valentes e preparam-se para o ritual do sacrifício daquele jovem, com muito entusiasmo, que só sentiam quando conseguiam aprisionar um índio valente. Mas, heis que o valente Tupi tem lágrimas nos olhos!!!! É convidado a cantar seu canto de morte, no qual deve falar de seus feitos de guerreiro. O jovem chora e fala que é o único protetor de seu pai, já velho e cego, que espera em uma clareira na floresta.

O cacique do Timbiras julga-o covarde, com medo da morte e não deseja matar um covarde, soltado-o. Manda-o embora sem acreditar numa só palavra que ele diz. O Tupi parte mas jura voltar. Chegando aonde o pai está o pai, este percebe que ele foi preparado para ser sacrificado pelos Timbiras. Partem em direção à taba inimiga. O Cacique dos Timbiras diz ao velho que ele tem um filho covarde, que chora diante a morte e o velho amaldiçoa o filho. Depois de recitar sua longa maldição, o velho cego ouve o grito de alarme, pelo qual os tupis iniciavam a guerra e o filho, apanhando as armas, enfrenta toda a tribo Timbira.

Depois de muita luta, "Aquele que vai morrer" ("I JUCA PIRAMA"), ouve a voz do cacique do Timbiras, que lhe pede para cessar a guerra, porque ele é um valente e deve ser sacrificado conforme os rituais Timbiras O pai cego chora de alegria, porque seu filho não é um covarde!



HISTÓRIA DO GRUPO:

A idéia de fundação de um Grupo Escoteiro dentro do Instituto Metodista de Ensino Superior em Rudge Ramos - São Bernardo do Campo, iniciou-se em 10/07/1970, quando um grupo de pessoas da faculdade de teologia da Igreja Metodista de Rudge Ramos e alguns Escotistas de São Bernardo do Campo, reuniram-se e decidiram fundar um novo Grupo Escoteiro.

Em 11/07/1970, em outra reunião, foi escolhido o nome do grupo: "I JUCA PIRAMA", devido ao seu forte significado de "BRAVURA" na língua tupi. Logo a seguir foi escolhida a cor do lenço, que seria "laranja com listras azuis, silhueta de um índio e escrito o nome I JUCA PIRAMA".

Em 30/10/1970 a Comissão executiva do Grupo recebe o ofício do então Reitor da Faculdade de Teologia do Instituto Metodista de Ensino Superior.


ENDEREÇO DO GRUPO:

Estamos no Campos na Universidade Metodista de São Paulo
Rua do Sacramento nº 230
Bairro Rudge Ramos
São Bernardo do Campo - SP
Reuniões todos os sábados das 14:30 as 17:00 hs.

Site: www.geijuca.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXEM SEU COMENTÁRIO! POR FAVOR SEJAM EDUCADOS!