22 de setembro de 2010

SP - 39° GRUPO ESCOTEIRO GUIA LOPES



SUA HISTÓRIA:
O Grupo Escoteiro Guia Lopes foi fundado em 1954, pela iniciativa de 5 jovens que procuraram o Chefe Luis Bertran Ruano e demonstraram interesse em participar do Movimento Escoteiro. Depois de autorizados pela UEB (União dos Escoteiros do Brasil), iniciaram a formação de um novo G. E. sob a orientação deste mesmo chefe.

As primeiras reuniões foram realizadas no quintal da casa de um dos jovens, onde alguns meses depois, aconteceu a primeira cerimônia de promessa, que marca formalmente o nascimento do 39- SP - G. E. Guia Lopes.

O nome do grupo foi escolhido pelos próprios jovens, em homenagem à José Francisco Lopes, mais conhecido como “Guia Lopes”, herói brasileiro da Guerra do Paraguai.

Em dezembro de 1955, o grupo transferiu suas reuniões para o Ipê Clube, onde permanece até hoje.

Nestes 50 anos de atividades, mais de 2000 jovens já passaram pelo GEGL. A dedicação e trabalho árduo dos membros do Guia Lopes, além de proporcionarem a formação de centenas de melhores cidadãos, também renderam ao G. E. diversos troféus e condecorações em reconhecimento aos bons serviços realizados.

A tenacidade e persistência dos integrantes do Guia Lopes foram várias vezes comprovadas pela reconstrução de três sedes do grupo, diante de suas demolições, ocasionadas pela necessidade da prefeitura da re-urbanização do local onde elas estavam até então situadas.

A sede atual – metade do projetado inicialmente – foi inaugurada em junho de 2004. As reuniões de todos os ramos são realizadas aos sábados à tarde, das 14 às 17 horas. Outras atividades, tais como acampamentos, excursões e trabalhos à comunidade, acontecem segundo uma programação cuidadosamente elaborada pelos escotistas do grupo.


ENDEREÇO DO GRUPO:

Rua Ipê, 103 - Ibirapuera - Clube IPÊ
São Paulo - CEP: 04022-002
Tel: 11 5574-7255 - Fax: 11 5549-1834
Site: http://www.guialopes.org.br/

As reuniões ocorrem aos sábados, no horário de 14:00 às 17:30 hs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXEM SEU COMENTÁRIO! POR FAVOR SEJAM EDUCADOS!