23 de setembro de 2010

SP - 59° GRUPO ESCOTEIRO AIMORES



SUA HISTÓRIA:

Tudo começou em setembro de 1947 quando, o então professor Lourival Rodrigues fundou, na Escola “Sinhá Junqueira” da Vila Tibério, um Grupo Escoteiro denominado 134º/SP Grupo Escoteiro “AIMORÉS”. Naquela época, existiam cinco grupos escoteiros em Ribeirão Preto, cada um vinculado a uma escola estadual. Porém, com o passar dos anos, esses grupos foram encerrando suas atividades, ficando apenas o Aimorés em atividade. O Prof. Lourival teve o apoio de muitos professores para que o projeto obtivesse êxito. Graças a esses educadores, o Grupo Escoteiro chegou a contar com mais de 300 elementos em sua fase áurea.
 
Sabe-se que, após o Prof. Lourival ser transferido para outra escola para assumir o cargo de professor titular, o único G.E. que permaneceu ativo até 1974, foi o G.E. “Aimorés” da Escola “Sinhá Junqueira”.

Para manter viva a chama do Movimento Escoteiro em Ribeirão Preto o destino colocou frente a frente os senhores Lourival Rodrigues e José Benedito Campos Leite (pessoas estas a quem muito devemos), pois foi graças ao idealismo desses senhores que temos, hoje, a honra de pertencer ao G. E. “Aimorés”.

Com a transferência do Chefe Lourival para outra escola, ficou à frente do G.E. “Aimorés”, o Chefe José Benedito Campos Leite, idealizador das cores e lenço e responsável por grande parte da história do Grupo Escoteiro “Aimorés”.

Porém, o tempo passa e leva nossas forças, nossos sonhos e nosso entusiasmo. O grande Chefe Campos Leite, envelheceu, adoeceu e muitos jovens perderam o interesse pelo Escotismo. Com isso, em 1974, o G.E. “Aimorés” fechou as portas e encerrou suas atividades em Ribeirão Preto.

Mas, nós, Escoteiros, acreditamos que o Movimento Escoteiro é como uma grande árvore que abriga, protege, dá lenha para nos aquecer, dá frutos para matar nossa fome e dá sementes também, sementes estas, que são semeadas em todo tipo de terreno. Naquela época do fechamento do Grupo, acreditávamos que, um dia, em algum lugar, essa semente germinaria e cresceria forte.

E foi o que aconteceu em meados de 1987, pois, passados tantos anos, eis que volta à Escola “Sinhá Junqueira” o Prof. Lourival Rodrigues e, novamente, a semente do Escotismo brota no coração daquele professor que, a pedido de muitos antigos escoteiros, reorganizou o G.E. “Aimorés”.

Os trabalhos tiveram início em setembro de 1987 e, após várias reuniões, voltou à ativa o Grupo Escoteiro “Aimorés”, desta vez sob número 59º da Região São Paulo. Em 1988 já contava com 16 escoteiros e 12 lobinhos e o Chefe Lourival era auxiliado, na época, pelos jovens Aurélio E. Martins, Silvio Augusto Gaspar Malvestio e a saudosa Sra. Aparecida Campos Leite. O Chefe Silvio, inclusive, havia sido Lobinho do Grupo, em sua primeira fase.

Outros problemas surgiram e o Chefe Lourival, por motivos de saúde, afastou-se definitivamente do Movimento Escoteiro.

Em 1990, novo rumo foi dado ao G.E., pois o Grupo conseguiu um espaço no Bosque Municipal “Fábio Barreto”, para montar sua sede, onde permanecemos alguns anos.

Muitas pessoas passaram pelo G.E. e passamos bons anos naquela pequena sala do Bosque, mas, por volta de 1996, o Grupo foi surpreendido com o pedido de retirada do Grupo do local. Ficamos sem sede, fizemos atividades em praças, até que outras pessoas se engajaram para nos ajudar com a causa da sede.

Dessa vez, fomos para o Horto Municipal, onde estamos sediados até hoje. Apesar de estamos satisfeitos com nossas instalações no Parque Ângelo Rinaldi, onde está localizado o Horto Municipal, a sede própria ainda é um sonho, pois não há garantias de permanência no local e, sempre que novas autoridades municipais são empossadas, volta a insegurança de que o espaço nos seja tirado novamente.

Muitos Diretores Presidentes passaram pelo Grupo, dando sua contribuição para que continuássemos seguindo em frente. Entre eles, merece destaque o Chefe Ailton Balieiro, que foi nosso Presidente por mais de 9 anos. Dentre várias contribuições para o bom andamento do Grupo, foi dele também a idéia de criarmos a “Tropa Avestruz”, formada por pais voluntários que, por motivos profissionais, não podem atuar como escotistas, pois não dispõem do tempo necessário, principalmente aos sábados, para se dedicarem ao Movimento. A Tropa “Avestruz” é assim chamada por uma alusão à idéia de que é uma equipe de voluntários que “engole qualquer coisa”, ou seja, auxilia em várias frentes, dando apoio às atividades externas e internas, das várias seções do Grupo. Por exemplo, na época de sua criação, a Tropa “Avestruz” foi quem ajudou na construção das salas e banheiros que hoje temos em nossa sede.
 
A Tropa “Avestruz” teve também seus altos e baixos e, durante algum tempo, ficou praticamente inativa. Em meados de 2003, com a ajuda e iniciativa do mesmo Chefe Ailton Balieiro, que era então o Diretor Administrativo-financeiro do Grupo, foram novamente reativadas as atividades da Tropa “Avestruz” e, hoje, é de grande importância no apoio ao Grupo, principalmente quando da realização de grandes eventos, como o Acampamento Anual do Grupo ou até mesmo atividades maiores como as atividades de Pólo e Regionais, em que participam vários outros grupos, das cidades próximas e de todo o Estado de São Paulo.

Hoje, somos uma grande Família Escoteira, que procura dar o melhor de si na contribuição para o desenvolvimento do ser humano, na busca por um mundo melhor.

A história do 59º/SP Grupo Escoteiro “Aimorés” é muito maior e mais rica do que poderíamos contar nessas poucas linhas. Foram e são muitas as pessoas que contribuíram e contribuem, direta ou indiretamente, para a grandeza desse Grupo Escoteiro.
Atualmente somos mais de 160 elementos registrados e estamos entre os dez maiores Grupos Escoteiros do Estado de São Paulo em contingente.

Por Chefe Benedito Cesar Mesquita Corradini.


ENDEREÇO DO GRUPO:

Av. Manoel Antônio Dias, s/nº
Pq Angelo Rinaldi (Horto Municipal)
CEP.: 14031-330 - Ribeirão Preto/SP
Fone: (16) 3639-1097 (horário comercial)
Email: falecom@geaimores.org.br
Site: www.geaimores.org.br

Um comentário:

Unknown disse...

Que Deus continue iluminando esse lindo trabalho que possibilita eu ser o adulto, marido, pai e profissional que sou hoje.
Fazer o melhor possivel para sempre alerta servir.
David G. Elorriaga

Postar um comentário

DEIXEM SEU COMENTÁRIO! POR FAVOR SEJAM EDUCADOS!