SUA HISTÓRIA:
A História do nosso grupo começa bem antes de sua fundação em 24 de setembro de 1967.
O Padre Edi Antônio Inácio, dentro de suas funções sacerdotais no Conventinho, era diretor de um grupo vocacional de jovens. O Frater Vicente Brígido, que já havia participado do 18º GE em Brusque - SC, como chefe de grupo e de tropa e que, devido aos seus estudos, havia sido transferido para Taubaté onde cursava o 3º ano de Teologia.
Ele achou que este grupo de adolescentes poderia se tornar um Grupo Escoteiro e deste sairiam os que poderiam ser padres pela própria vocação. Consultando os integrantes do clube de jovens o Fráter Vicente expõe sobre o escotismo em traços gerais, sendo que todos aderiram à idéia, chegando à conclusão de que a parte humana era idônea e que seria uma ótima oportunidade de se abrir um Grupo Escoteiro.
Foi então que em 02 de março de 1967, o Fráter Vicente Brígido envia um ofício ao Comissário Regional de São Paulo, informando-o de seu desejo de abrir um Grupo Escoteiro em Taubaté, pedindo então a autorização provisória (conforme as regras 10-15 e VI “e” do P.O.R. da época), para iniciar a prática do Escotismo em Taubaté, na vila São Geraldo.
Em 15 de junho 1967 foi concedida pelo 84º Distrito - São José dos Campos, a autorização provisória para iniciar um Grupo Escoteiro no Convento Sagrado Coração de Jesus, “Conventinho”, com endereço Rua Nova Tremembé s/nº, Vila São Geraldo, Taubaté-SP, sob a direção do Frater Vicente Brígido.
No dia 27 de setembro de 1967, após a fundação oficial do GEA, o Frater Vicente Brígido envia outra carta ao Comissário Regional esclarecendo que por motivos adversos, não foi possível a realização das primeiras promessas no começo do mês, mas que havia lido a autorização provisória e constatado que a mesma findava no dia 15 de setembro. Como não queriam pedir prorrogação, as promessas foram marcadas para o dia 17, o que não foi possível novamente.
O nome do Grupo foi escolhido por votação entre os escoteiros e “Amizade” venceu por unanimidade.
O Grupo Escoteiro AMIZADE, foi fundado mesmo em 24 de Setembro de 1967 às 09h47min, quando seus primeiros elementos juvenis fizeram suas promessas.
Na ocasião houve missa campal celebrada pelo Padre e Chefe Edi Antônio Inácio, comunhão geral e demais presentes, escoteiros, pais, paraninfos e familiares. Após a Santa Missa houve um café de confraternização entre todos os presentes. Num bosque de eucaliptos, onde haviam sido construídos no dia anterior 5 fogões e mesas, após o café, as patrulhas começaram a preparar o almoço.
Com música escoteira o tempo todo correu o dia em clima de grande cooperação e entusiasmo.
Oficialmente foi realizada a promessa de 21 elementos, sendo 9 lobinhos, 8 escoteiros juniores e apenas um sênior no dia 24 de setembro de 1967, na mesma data 3 chefes fizeram seu compromisso de acordo com o P.O.R. Seguem alguns dos nomes encontrados nos arquivos de documentos:
Lobinhos:
Sebastião M. M. Machado.
Escoteiros:
- Adilson R. M. de Castro;
- Antônio Arcas;
- Antônio Marcos Ferreira;
- Francisco M. de Castro;
- Humberto Consoli N.;
- João Batista de Oliveira;
- Jorge Alberto Ferreira;
- José C. Martins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXEM SEU COMENTÁRIO! POR FAVOR SEJAM EDUCADOS!