24 de setembro de 2010

SP - 66° GRUPO ESCOTEIRO AMIZADE



SUA HISTÓRIA:

A História do nosso grupo começa bem antes de sua fundação em 24 de setembro de 1967.
 
O Padre Edi Antônio Inácio, dentro de suas funções sacerdotais no Conventinho, era diretor de um grupo vocacional de jovens. O Frater Vicente Brígido, que já havia participado do 18º GE em Brusque - SC, como chefe de grupo e de tropa e que, devido aos seus estudos, havia sido transferido para Taubaté onde cursava o 3º ano de Teologia.
 
Ele achou que este grupo de adolescentes poderia se tornar um Grupo Escoteiro e deste sairiam os que poderiam ser padres pela própria vocação. Consultando os integrantes do clube de jovens o Fráter Vicente expõe sobre o escotismo em traços gerais, sendo que todos aderiram à idéia, chegando à conclusão de que a parte humana era idônea e que seria uma ótima oportunidade de se abrir um Grupo Escoteiro.
 
Foi então que em 02 de março de 1967, o Fráter Vicente Brígido envia um ofício ao Comissário Regional de São Paulo, informando-o de seu desejo de abrir um Grupo Escoteiro em Taubaté, pedindo então a autorização provisória (conforme as regras 10-15 e VI “e” do P.O.R. da época), para iniciar a prática do Escotismo em Taubaté, na vila São Geraldo.
 
Em 15 de junho 1967 foi concedida pelo 84º Distrito - São José dos Campos, a autorização provisória para iniciar um Grupo Escoteiro no Convento Sagrado Coração de Jesus, “Conventinho”, com endereço Rua Nova Tremembé s/nº, Vila São Geraldo, Taubaté-SP, sob a direção do Frater Vicente Brígido.
 
No dia 27 de setembro de 1967, após a fundação oficial do GEA, o Frater Vicente Brígido envia outra carta ao Comissário Regional esclarecendo que por motivos adversos, não foi possível a realização das primeiras promessas no começo do mês, mas que havia lido a autorização provisória e constatado que a mesma findava no dia 15 de setembro. Como não queriam pedir prorrogação, as promessas foram marcadas para o dia 17, o que não foi possível novamente.
 
O nome do Grupo foi escolhido por votação entre os escoteiros e “Amizade” venceu por unanimidade.
 
O Grupo Escoteiro AMIZADE, foi fundado mesmo em 24 de Setembro de 1967 às 09h47min, quando seus primeiros elementos juvenis fizeram suas promessas.
 
Na ocasião houve missa campal celebrada pelo Padre e Chefe Edi Antônio Inácio, comunhão geral e demais presentes, escoteiros, pais, paraninfos e familiares. Após a Santa Missa houve um café de confraternização entre todos os presentes. Num bosque de eucaliptos, onde haviam sido construídos no dia anterior 5 fogões e mesas, após o café, as patrulhas começaram a preparar o almoço.
 
Com música escoteira o tempo todo correu o dia em clima de grande cooperação e entusiasmo.
 
Oficialmente foi realizada a promessa de 21 elementos, sendo 9 lobinhos, 8 escoteiros juniores e apenas um sênior no dia 24 de setembro de 1967, na mesma data 3 chefes fizeram seu compromisso de acordo com o P.O.R. Seguem alguns dos nomes encontrados nos arquivos de documentos:
 
Lobinhos:
Antônio Luís Xavier dos Santos;Judas Tadeu da Gouveiam;Marcos Caçador; Pedro Henrique Vasconcelos;
  • Sebastião M. M. Machado. 
    Escoteiros:
    • Adilson R. M. de Castro;
    • Antônio Arcas;
    • Antônio Marcos Ferreira;
    • Francisco M. de Castro;
    • Humberto Consoli N.;
    • João Batista de Oliveira;
    • Jorge Alberto Ferreira;  
    • José C. Martins.







  • Sênior: 
    • Jair Luiz de Paula (1ª promessa)
     
    Os fundadores do nosso Grupo foram: Padre Edi Antônio Inácio os fráteres Vicente Brígido, Cláudio João Weber, José Carlos Veloso e Antônio Vagner da Silva, todos do Conventinho e alguns pais.
     
    Na fundação do grupo as diretrizes iniciais, que tinham caráter predominante religioso, foram todas idealizadas e divulgadas pelo chefe Vicente Brígido.
     
    O jornal local “A Tribuna” publicava em 02 de novembro a fundação do Grupo Escoteiro Amizade em Taubaté.
     
    A Diretoria Nacional da União dos Escoteiros do Brasil, de conformidade com os seus estatutos e regulamento técnico, concede ao nosso grupo Certificado de Reconhecimento, em 04 de dezembro de 1968, recebendo o numeral 66/SP.
     
    Apenas no dia 11 de maio de 1968, às 20h45min, no salão de festas do Convento Sagrado Coração de Jesus, realiza-se a sessão solene de instalação do GEA, presidida pelo Sr. Peter Nadas, comissário do Distrito 84º UEB. Nosso primeiro chefe de grupo foi o Sr. Cláudio Weber que chamou as autoridades presentes para compor a mesa e ao final pediu aos membros da novel diretoria para que tomasse posse a 1ª Comissão Executiva do Grupo AMIZADE os quais fizeram a Promessa Escoteira.
    • Segue a formação da 1º Comissão Executiva do GEA:
    • Chefe de Grupo: Cláudio João Weber
    • Presidente: Félix Vieira Varejão
    • Diretor de Finanças: José Francisco Guedes
    • Diretor Secretário: Altino Fonseca
    • Tesoureiro: Sebastião Ferreira Rodrigues
    • Dir. Relações Públicas: José Luiz da Silva
      Fazendo uso da palavra o chefe de grupo Cláudio Weber enalteceu o trabalho do Frater Antônio Wagner da Silva e das senhoritas Geralda Maria de Oliveira e Helena Ferreira da Silva.
       
      Foi um início difícil cheio de problemas e dificuldades, pois o Grupo não tinha sede, material e equipamentos específicos para as atividades escoteiras. Em todas as reuniões surgiam idéias (ofícios a políticos, doações, confecção de flâmulas, rifas, bailes, etc.) para angariar fundos para o Grupo.
       
      As atividades eram feitas no horário das 08h30min às 11h00min aos domingos, na Avenida Francisco Barreto Leme, 550, Taubaté-SP (Conventinho) onde ficamos por 14 anos (1967 - 1981).
       
      O Sr. João de Moraes Machado, nesta época era instrutor cívico do Grupo, conseguiu em caráter de empréstimo com um benfeitor, a quantia de NCr$200,00 (duzentos cruzeiros novos) com a finalidade de adquirir instrumentos musicais destinados à fanfarra do grupo.

      • Década de 70:
        Em 1970 a cidade de Taubaté ganha um monumento do Rotary club de Taubaté, construído na Av. Marechal Deodoro: O “Monumento à Bandeira”, A administração do monumento foi entregue ao G.E. AMIZADE pelo Rotary naquele mesmo ano, como prova da responsabilidade e competência de tal movimento.

        Na assembléia de 21 de setembro de 1970, foi tratado do projeto em tramitação na Câmara Municipal de Taubaté, da autoria do vereador Vicente Fonseca Lima, que reconheceria o GEA como de utilidade pública. O Grupo Escoteiro Amizade foi considerado de “Utilidade Pública” pela Lei Municipal nº1. 240 de 20/10/1970.
         
        Em meados de 1970 até 1971 tivemos a publicação do boletim bimestral chamado “O Pica Pau”. Foram 5 edições mimeografadas (responsável: Antônio Wagner da Silva; organização e datilografia: Antônio Arcas; desenhos: Jair Luiz de Paula).
         
        Em meados de 1971, a comissão Executiva Regional aprova a bandeira do GEA. O desenho da Bandeira: Bandeira azul cobalto (90x135 cm) sendo a cor da amizade e a cor da cidade, com duas faixas brancas neve (10 cm) na transversal oblíquas simbolizando a paz, flor de lis oficial (35 cm), que é o símbolo do escotismo, sobreposta com uma corrente em amarelo ouro (20 cm de raio) que é o símbolo da amizade e união, escrito acima G.E.A. e em baixo TAUBATÉ em branco neve (10 cm).
         
        A partir de março de 1974 as atividades escoteiras passaram a ser efetuadas na chácara do Conventinho. Até então do convento só se utilizava o salão de reuniões e as atividades ao ar livre eram sempre feitas em chácaras e quintais de pessoas amigas situadas nas redondezas ou em acampamentos.


        ENDEREÇO DO GRUPO:

        Rua Kenzo Kajita, 272 – Parque Mauá
        Taubaté – SP

        CEP 12062-240
        TELEFONE: +55 12 - 36227084
        Site: http://www.geamizade.org.br/
         
        As atividades acontecem regularmente aos sábados, das 14:30h às 17:30h.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    DEIXEM SEU COMENTÁRIO! POR FAVOR SEJAM EDUCADOS!