Netiqueta é
1. Praticar a Lei Escoteira também na Internet..
2. Usar palavras, formas, maneiras e procedimentos que sejam bem aceitos
3. Regras de comportamento para quando usar a Internet.
Toda comunidade tem suas regras. Na internet, elas são chamadas de Netiqueta.
A Organização Mundial apresenta essas sugestões sobre o que você pode esperar dos outros, o que os outros esperamos de você e onde você deve ter cuidado:
Obs.: Tradução do Google Tradutor, sem correção ortografica, link com versão original em inglês.
Diretrizes Netiqueta para a participação no Jamboree Mundial na Internet
Este documento fornece um conjunto mínimo de diretrizes para Internetwork rede (netiqueta), a ser seguido por todos os participantes do evento do Jamboree Mundial na Internet (JOTI). Ela também funciona como um conjunto mínimo de diretrizes para os indivíduos, tanto usuários de Internet como os escoteiros e escoteiras, e administradores de sistemas de suporte. Este documento é o produto do Uso Responsável da (RUN) Rede Grupo de Trabalho do IETF, como modificado pelo Escoteiros e Escotistas via lista de servidores, tais como batedores-L e-ESCOTEIROS E, assim como em outros fóruns públicos.
1.0 Introdução
No passado, a população de pessoas usando a Internet "cresceu" com a Internet, foram tecnicamente consciencioso, e compreendeu a natureza do transporte e dos protocolos. Hoje, a comunidade de usuários da Internet inclui pessoas que são novas para o ambiente. Estes "Newbies" estão familiarizados com a cultura e não precisam saber sobre transporte e protocolos. A fim de trazer esses novos usuários para a cultura da Internet rapidamente, este Guia oferece um conjunto mínimo de comportamentos que organizações e indivíduos podem tomar e adaptar para seu próprio uso. Os indivíduos devem estar cientes de que não importa quem disponibiliza seu acesso à Internet, seja um provedor de serviços Internet através de uma conta particular ou uma conta de estudante de uma universidade ou uma conta através de uma corporação, que essas organizações têm regulamentos sobre a propriedade de correio e de arquivos , sobre o que é bom para escrever ou enviar, e como se apresentar. Certifique-se de verificar com as autoridades locais para orientações específicas.
Nós temos esse material organizado em três seções: One-to-one de comunicação, que inclui e-mail e falar; comunicação um-para-muitos, que inclui listas de discussão e news, e serviços de informação, que inclui o FTP, WWW, Wais, Gopher , os MUDs e MOOs.Finally, temos uma bibliografia selecionada, que pode ser utilizada como referência.
2,0 One-to-One de comunicação (correio eletrônico, fale)
Nós definimos um-para-um comunicações como aqueles em que uma pessoa está se comunicando com outra pessoa como se fosse face a face: um diálogo. Em geral, as regras de cortesia comum para a interação com as pessoas devem estar em vigor para qualquer situação e na internet é duplamente importante quando, por exemplo, a linguagem corporal eo tom de voz devem ser inferidos.
2,1 Diretrizes Usuário
2.1.1 Por e-mail:
• A menos que tenha seu próprio acesso à Internet através de um provedor de Internet, certifique-se de verificar com o seu empregador sobre a propriedade do correio eletrônico. Leis sobre a propriedade do correio eletrônico variam de lugar para lugar.
• A menos que você estiver usando um dispositivo de criptografia (hardware ou software), você deve assumir que correio eletrônico na Internet não é segura. Nunca coloque em uma mensagem algo que você não colocaria num cartão postal.
• Respeite os direitos autorais sobre o material que você reproduzir. Quase todos os países têm leis de direitos autorais.
• Se você está encaminhando ou re-envio de uma mensagem que você recebeu, não alterar a redacção. Se a mensagem foi uma mensagem pessoal para você e você está repassando para um grupo, você deve pedir permissão antes. Você pode encurtar a mensagem e citar apenas as partes relevantes, mas certifique-se de dar a devida atribuição.
• Nunca mande correntes via correio eletrônico. Cadeia letras são proibidas na internet. Sua rede de privilégios será revogada. Notifique o administrador local se você receber alguma.
• Uma boa regra: seja conservador com o que você emite e liberal no que você recebe. Você não deve mandar mensagens exasperadas (chamadas "flames") mesmo que seja provocado. Por outro lado, você não se surpreenda se você for "queimado" e é prudente não responder a flames.
• Em geral, é uma boa idéia, pelo menos, verificar todas as disciplinas seu e-mail antes de responder a uma mensagem. Às vezes uma pessoa que lhe pede ajuda (ou esclarecimento) vai enviar uma outra mensagem que diz "Never Mind". Também certifique-se que qualquer mensagem que você responda foi dirigida a você. Você pode estar cc: ao invés de ser o principal beneficiário.
• Faça as coisas fáceis para o destinatário. Muitos utentes tira cabeçalho informação que inclui o seu endereço de retorno. A fim de assegurar que as pessoas saibam quem você é, não se esqueça de incluir uma ou duas linhas no final de sua mensagem com informações de contato. Você pode criar esse arquivo antes do tempo e adicioná-lo ao final das suas mensagens. (Alguns utentes fazer isso automaticamente.) No jargão da Internet, é conhecida como a ". Sig" ou "assinatura" do arquivo. Seu arquivo. Sig toma o lugar do seu cartão de visita. (E você pode ter mais de um para aplicar em diferentes circunstâncias.)
• Seja cuidadoso ao endereçar mensagens. Há endereços que podem ir para um grupo, mas o endereço parece que é apenas uma pessoa. Saiba para quem você está enviando.
• cc Watch quando responder. Não continue a incluir pessoas se as mensagens se tornaram uma conversa de 2 vias.
• Em geral, a maioria das pessoas que utilizam a Internet não tem tempo para responder a perguntas gerais sobre a Internet e seu funcionamento. Não envie mensagens não solicitadas, pedindo informações para as pessoas cujos nomes você tenha visto em RFCs ou listas de discussão.
• Lembre-se que as pessoas com quem você se comunica estão localizados em todo o globo. Se você enviar uma mensagem à qual deseja uma resposta imediata, a pessoa que poderia estar em casa dormindo quando ela chega. Dê-lhes a chance de acordar, ir trabalhar, e faça o login antes de assumir a mensagem não chegou ou que elas não se importam.
• Verifique se todos os endereços antes de iniciar um discurso longo ou pessoal. Também é uma boa prática incluir a palavra "Longo" no cabeçalho do assunto sabe que o destinatário da mensagem levará tempo para ler e responder. Mais de 100 linhas é considerado "longo".
• Saiba quem contatar para ajuda. Geralmente você terá os recursos à mão. Procure localmente por pessoas que podem ajudá-lo com problemas de software e sistemas. Além disso, saber a quem se dirigir caso você receba algo questionável ou ilegal. A maioria dos sites também têm "Postmaster" para um usuário experiente, assim você pode enviar e-mail para este endereço para receber ajuda.
• Lembre-se que o destinatário é um ser humano cuja cultura, linguagem e humor têm diferentes pontos de referência a partir de seu próprio país. Lembre-se que os formatos de data, medidas e expressões idiomáticas não podem viajar well.Be muito cuidadoso com sarcasmo.
• Caso de uso misto. Maiúscula olha COMO SE VOCÊ ESTÁ GRITANDO.
• Utilizar símbolos para enfatizar. * * Isso é o que eu quis dizer. Use sublinhados para sublinhado. _War E Peace_ é meu livro favorito.
• Use emoticons para indicar o tom de voz, mas usá-los com moderação. :-) É um exemplo de smiley (Olha para os lados). Não suponha que a inclusão de um smiley fará o destinatário feliz com o que você diz ou destruir um outro comentário insultuoso.
• Espere a noite para enviar mensagens de respostas emocionais. Se você tem sentimentos muito fortes sobre o assunto, indique-o através de chaves FLAME ON / OFF. Por exemplo: FLAME ON: Esse tipo de argumento não vale a largura de banda que leva para enviá-lo. É ilógico e mal fundamentado. O resto do mundo concorda comigo. FLAME OFF
• Não inclua caracteres de controle ou anexos não ASCII em mensagens, a menos que sejam anexos MIME ou a menos que seu mailer codifica estes. Se você enviar mensagens codificadas, certifique-se que o destinatário possa decodificá-las.
• Seja breve sem ser muito sintético. Ao responder a uma mensagem, basta incluir material original para ser entendido, mas não mais. É extremamente mal educado do que simplesmente responder a uma mensagem, incluindo toda a mensagem anterior: retire todo o material irrelevante.
• Limitar o comprimento da linha para menos de 65 caracteres e no final uma linha com um retorno de carro.
• As mensagens devem ter um título sujeito que reflete o conteúdo da mensagem.
• Se você incluir uma assinatura, mantenha-o curto. Regra de ouro não é mais do que 4 linhas. Lembre-se que muitas pessoas pagam por minuto pela conexão e, quanto maior a sua mensagem é, os que pagam mais.
• Assim como o correio (hoje) não podem ser privados de correio electrónico (e novidades) estão sujeitos (hoje) de falsificação e falsificação de vários graus de detectabilidade. Use o bom senso "checagens de veracidade" antes de assumir uma mensagem como válida.
• Se você acha que a importância de uma mensagem a justifica, imediatamente responder rapidamente a uma mensagem de correio electrónico para permitir que o remetente sabe que pode, mesmo que você vai enviar uma resposta mais tarde.
• "Razoável" expectativas de comportamento através de e-mail dependem de seu relacionamento com uma pessoa eo contexto da comunicação. Normas aprendidas em um ambiente de e-mail particular pode não ser aplicável em geral para a sua comunicação de e-mail com as pessoas através da Internet. Seja cuidadoso com gírias ou acrônimos locais.
• O custo de entrega de uma mensagem de correio electrónico é, em média, pago igualmente pelo remetente e do destinatário (ou suas organizações). Isso é diferente de outros meios, como correio, telefone, TV ou rádio. Enviando e-mails que alguém também pode custar-lhes em outras maneiras específicas como largura de banda, espaço em disco, uso de CPU. Esta é uma razão econômica fundamental porque a publicidade de e-mail não solicitadas é bem-vinda (e proibidas em muitos contextos).
• Saber como uma grande mensagem que você está enviando. Incluir arquivos grandes como arquivos Postscript ou programas pode fazer sua mensagem tão grande que não possa ser entregue ou pelo menos consome recursos excessivos. Uma boa regra seria não enviar um arquivo maior que 50 kilobytes. Considere a transferência de arquivos como alternativa, ou divida o arquivo em pedaços menores e mande-os como uma mensagem separada.
• Não envie uma grande quantidade de informações não solicitadas para as pessoas.
• Se o seu sistema de correio permite o envio de correio, tomar cuidado com o temido encaminhamento loop. Tenha certeza que você não tenha definido o encaminhamento de vários anfitriões para que uma mensagem enviada para você ficar em um loop infinito de um computador para o outro para o outro.
2.1.2 Para falar:
• Falar é um conjunto de protocolos que permitem que duas pessoas tenham um diálogo interativo via computador.
• caso de uso misto e boa pontuação, como se você estivesse escrevendo uma carta ou enviar e-mail.
• Não executar fora da extremidade de uma linha e simplesmente deixar o terminal embrulhar; usar um retorno de carro (CR) no final da linha. Além disso, não assuma o tamanho da tela é a mesma de todo mundo. Uma boa regra de ouro é para escrever não mais do que 70 caracteres e no máximo 12 linhas (uma vez que você estiver usando uma tela dividida).
• Deixe uma margem; não escreva na borda da tela.
• Use dois CRs para indicar que você está feito e que a outra pessoa pode começar a digitar. (Linha em branco).
• Sempre dizer adeus, ou alguma outra despedida e espere para ver a despedida da outra pessoa antes de matar a sessão. Isto é especialmente importante quando você está se comunicando com alguém muito longe. Lembre-se que a sua comunicação depende da largura de banda (o tamanho do tubo) e latência (a velocidade da luz).
• Lembre-se que o talk é uma interrupção para a outra pessoa. Só use se for caso disso. E nunca fale com estranhos.
• As razões para não receber uma resposta são muitas. Não presuma que tudo está funcionando corretamente. Nem todas as versões de conversa são compatíveis.
• Se não for por conta própria, fale re-rings do destinatário. Deixe-o tocar uma ou duas vezes, e depois matá-lo.
• Se a pessoa não responder, você pode tentar outro tty. Use o finger para saber quais estão em aberto. Se a pessoa ainda não responder, não insista.
• Fale mostra sua habilidade de digitação. Se você digita devagar e comete erros ao escrever isso é muitas vezes não vale o tempo de tentar corrigir, como a outra pessoa normalmente pode ver o que você quis dizer.
• Tenha cuidado se você tiver mais de uma sessão vai falar!
2,2 Questões Administrador
• Tenha certeza que você tem diretrizes escritas para lidar com situações especialmente ilegal, abusiva, ou de tráfego forjado.
• As solicitações de punho em tempo hábil até o dia útil seguinte.
• Responder rapidamente às pessoas que têm preocupações sobre a recepção messages.Requests imprópria ou ilegal sobre correntes devem ser tratadas imediatamente.
• Explique as regras do sistema, tais como as quotas de disco, para seus usuários. Certifique-se que eles compreendam as implicações de solicitar arquivos por e-mail, tais como: encher os discos; correndo contas de telefone, atrasando mail, etc
• Certifique-se que você tem "Postmaster". Certifique-se de ter "Raiz" aliased. Garantir que alguém lê esse e-mail.
• investigar as queixas sobre seus usuários com uma mente aberta. Lembre-se que os endereços podem ser forjados e falsificados.
3,0 de comunicação um-para-muitos (listas de discussão, news)
Toda vez que você se envolva em comunicações para muitos, todas as regras para o correio deve também aplicar. Afinal, comunicar-se com muitas pessoas através de uma mensagem ou um post é análogo a se comunicar com uma pessoa com a exceção de possivelmente ofender um grande número de pessoas a mais que em um-para-um. Portanto, é muito importante saber o máximo possível sobre a audiência da sua mensagem.
3.1 Diretrizes para o Usuário
3.1.1 Orientações Gerais para as listas de discussão e news
• Leia as duas listas de discussão e grupos de notícias para 1-2 meses antes de postar qualquer coisa. Isso ajuda você a ter uma compreensão da cultura do grupo.
• Não culpe o administrador do sistema para o comportamento dos usuários do sistema.
• Considere que uma ampla audiência irá ver suas mensagens. Isso pode incluir o presente ou o seu próximo patrão. Tome cuidado com o que escreve. Lembre-se também, que as listas de discussão e news são freqüentemente arquivados e que suas palavras podem ser armazenadas por muito tempo em um lugar onde muitas pessoas têm acesso.
• Assumir que as pessoas falam por si, eo que eles dizem não representa suas empresas (exceto quando explicitamente dito).
• Lembre-se que ambos mail e news, consomem recursos do sistema. Preste atenção a quaisquer regras específicas cobrindo o seu uso a sua organização possa ter.
• As mensagens e artigos devem ser curtos e direto ao ponto. Não vagueia off-topic, não divagar e não enviar mensagens de e-mail ou post apenas para apontar erros de digitação ou ortografia. Estes, mais do que qualquer outro comportamento, o marcam como um iniciante imaturo.
• As linhas Subject deve seguir as convenções do grupo.
• Falsificações e falsificações não são comportamentos aceitos.
• A publicidade é bem-vinda em algumas listas e news, e abominava nos outros! Este é outro exemplo de conhecer o seu público antes de postar. Propaganda não solicitada que é completamente off-topic certamente garante que você terá um monte de mensagens de ódio.
• Se você está enviando uma resposta a uma mensagem ou uma postagem certifique-se resumir o original na parte superior da mensagem, ou inclua texto suficiente do original para dar um contexto. Isso fará com que os leitores entendam quando começam a ler a sua resposta. Como news, especialmente, se proliferaram por distribuir os lançamentos de um hospedeiro para outro, é possível ver uma resposta a uma mensagem antes de ver o original. Dar o contexto ajuda a todos. Mas não incluem a totalidade do original!
• Novamente, certifique-se de ter uma assinatura que lhe atribuem a sua mensagem. Isto garantirá que quaisquer peculiaridades de utentes ou de news que retirem alguns cabeçalhos não vai apagar a única referência na mensagem de como as pessoas podem chegar até você.
• Tenha cuidado quando você responde ou mensagens postadas. Freqüentemente as respostas são enviadas de volta ao endereço que originou a mensagem - em muitos casos é o endereço de uma lista ou grupo! Você pode acidentalmente mandar uma resposta pessoal a um grande número de pessoas, envergonhando todos os envolvidos. É melhor digitar o endereço ao invés de confiar no "reply".
• Os recibos de entrega, os anúncios não-entrega, e os programas de férias são totalmente padronizados nem totalmente confiáveis em toda a gama de sistemas conectados ao correio Internet. Eles são invasivos quando enviados para listas de discussão e algumas pessoas consideram recibos de entrega de uma invasão de privacidade. Em suma, não usá-los.
• Se você encontrar uma mensagem pessoal foi para uma lista ou grupo, envie um pedido de desculpas à pessoa e ao grupo.
• Se você se encontrar em um desentendimento com uma pessoa, faça a sua resposta a outro via e-mail ao invés de continuar a enviar mensagens para a lista ou o grupo. Se você está debatendo um ponto em que o grupo poderia ter algum interesse, você pode resumir-los mais tarde.
• Não se envolver em guerras de chamas. Nem poste ou responda a material incendiário.
• Evite o envio de mensagens ou artigos que não são mais do que respostas de respostas.
• Seja cuidadoso com fontes mono espaçadas e diagramas. Elas serão mostradas diferentemente em sistemas diferentes, e com remetentes diferentes no mesmo sistema.
• Não há notícias e listas que discutem assuntos de uma variedade de interesses. Esses representam uma diversidade de estilos de vida, religiões e culturas. Postar artigos ou enviar mensagens para um grupo cujo ponto de vista é ofensivo a você simplesmente para dizer-lhes que são ofensivos não é aceitável. Discriminação sexual ou racial mensagens também pode ter implicações legais. Há software disponível para filtrar os itens que você pode achar desagradável.
3.1.2 Diretrizes Mailing List
• Existem várias maneiras de encontrar informações sobre o que existem listas de discussão na Internet e como se juntar a eles. Certifique-se de compreender a política da organização sobre a adesão dessas listas e enviar mensagens para eles. Em geral, é sempre melhor para verificar os recursos locais antes de tentar encontrar informações através da Internet. No entanto, há um conjunto de arquivos postados periodicamente em news.answers que lista as listas de discussão da Internet e como se inscrever para eles. Este é um recurso inestimável para encontrar listas sobre qualquer assunto. Veja também as referências [9,13,15] na Bibliografia selecionada.
• Enviar a subscrever e anular as mensagens para o endereço apropriado. Embora alguns softwares lista de discussão é inteligente o suficiente para travar estes, nem todos estes podem furão fora. É sua responsabilidade aprender como as listas de trabalho, e para enviar o e-mail correto para o local correto. Embora muitas listas aderir à convenção de ter um "pedido" alias para enviar mensagens de cadastramento e descadastramento, nem todos o fazem. Tenha certeza que você sabe as convenções usadas pelas listas nas quais você está inscrito.
• Guarde a mensagem de inscrição para quaisquer listas que você participar. Estes costumam dizer como cancelar a inscrição também.
• Em geral, não é possível recuperar mensagens de uma vez que você enviou. Mesmo com o administrador do sistema não será capaz de obter uma mensagem de volta uma vez que você enviou. Isto significa que você deve se certificar de que você realmente quer ir para a mensagem que você tenha escrito.
• A característica de auto resposta de muitos utentes é útil para comunicação interna, mas bem incomodativo quando envia mensagens para listas inteiras. Examine "Responder Para" endereços quando responder a mensagens de listas. A maioria das mensagens respondidas automaticamente vai para todos os membros da lista.
• Não envie arquivos grandes para listas quando Uniform Resource Locator (URLs) ou apontadores para as versões ftp-poder vai fazer. Se você quiser enviar em múltiplos arquivos, não se esqueça de seguir a cultura do grupo. Se você não sabe o que é, pergunte.
• Considere ou cancelar a definição de uma "nomail" opção (quando disponível) quando você não pode verificar seu e-mail por um período prolongado.
• Ao enviar uma mensagem à lista de mais de uma discussão, especialmente se as listas estão intimamente relacionados, pedimos desculpas pelo cross-posting.
• Se você faz uma pergunta, não deixe de postar um resumo. Ao fazer isso, realmente resuma ao invés de enviar uma acumulação das mensagens que você recebe.
• Algumas listas são particulares. Não envie mensagens para essas listas sem ser convidado. Não relatório mail a partir dessas listas para uma audiência mais vasta.
• Se você for pego em uma discussão, mantenha o debate centrou-se sobre as questões ao invés das personalidades envolvidas.
3.1.3 Diretrizes NetNews
• NetNews é um sistema globalmente distribuído que permite que as pessoas se comunicarem sobre assuntos de interesse específico. É dividido em hierarquias, com as maiores divisões sendo:
• sci = discussões relacionadas com a ciência
• comp = discussões relacionadas com a informática
• news = para as discussões que giram em torno NetNews si
• rec = atividades recreativas
• soc = questões sociais
• talk = prolixo discussões intermináveis
• biz = Novas negócios relacionados
• alt = hierarquia alternativo
• Alt é assim chamado porque criar um grupo alternativo não passar pelo mesmo processo de criação de um grupo em outras partes da hierarquia. Há também hierarquias regionais, hierarquias, que são amplamente distribuídas, como Bionet, e seu local de trabalho pode ter seus próprios grupos também. Recentemente, um "humanidades" hierarquia foi adicionado, e como o tempo passa no seu mais provável será adicionado. Para mais discussões sobre News veja as referências [2,8,22,23] na Bibliografia selecionada.
• Na linguagem NetNews, "postar" refere-se a publicar um novo artigo para um grupo, ou para responder a um post que alguém postou. "Cross-posting" significa enviar uma mensagem para mais de um grupo. Se você introduzir Cross-Posting a um grupo, ou se dirigir "Encaminhar para:" no cabeçalho do seu destacamento, advertem os leitores! Leitores normalmente irá assumir que a mensagem foi postada em um grupo específico e que followups vai para esse grupo. Cabeçalhos de mudar esse comportamento.
• Leia atentamente a discussão em curso (chamamos isso de um segmento) antes de postar respostas. Evite postar "me too" mensagens, onde o conteúdo é limitado a um acordo com as mensagens anteriores. Conteúdo de um acompanhamento pós deve exceder citou conteúdo.
• Enviar e-mail quando uma resposta a uma pergunta é para uma única pessoa. Lembre-se que News tem distribuição global e todo o mundo provavelmente não está interessado em uma resposta pessoal. No entanto, não hesite em postar algo quando for de interesse geral para os participantes do grupo.
• Verifique se a "distribuição" do cabeçalho da seção, mas não dependem dele. Devido ao complexo método pelo qual se Notícias entregues, Distribuição cabeçalhos não são confiáveis. Mas, se você estiver postando algo que será de interesse para um número limitado de leitores, use uma linha de distribuição que as tentativas de limitar a distribuição de seu artigo a essas pessoas. Por exemplo, definir a distribuição de ser "nj" se você está postando um artigo que será de interesse apenas aos leitores de New Jersey.
• Se você sentir um artigo que será de interesse para mais de um Newsgroup, certifique-se CROSSPOST o artigo ao invés de postá-lo individualmente para os grupos. Em geral, provavelmente, apenas cinco a seis grupos terão interesses semelhantes o suficiente para justificar isso.
• Considere o uso de fontes de referência (manuais, jornais, arquivos de ajuda) antes de postar uma pergunta. Pedir a um grupo de notícias onde as respostas estão disponíveis em outros lugares gera mal-humorado "RTFM" (leia o manual, embora um significado mais vulgar da palavra começa com "F" é geralmente implícitas) mensagens.
• Embora haja grupos que acolhem a publicidade, em geral, considera-se nada menos do que criminoso para anunciar produtos fora-tópico. Enviando um anúncio para cada grupo irá praticamente garantir a sua perda de conectividade.
• Se você descobrir um erro no seu post, cancelá-lo o mais rapidamente possível.
• NÃO tente cancelar nenhum artigo, mas o seu próprio. Contate o administrador se você não sabe como cancelar o seu post, ou se algum outro lugar, como uma carta em cadeia, cancelando necessidades.
• Se você postou algo e não vê-lo imediatamente, não assuma que é falha e re-postá-lo.
• Alguns grupos permitem (e alguns bem-vindos) mensagens que em outras circunstâncias seriam consideradas de gosto duvidoso. Ainda assim, não há garantia de que todas as pessoas da leitura do grupo irão apreciar o material, tanto quanto você. Use o utilitário Rotate (que gira todos os caracteres em sua mensagem por 13 posições no alfabeto) para evitar dar utilidade Rot13 offense.The para Unix é um exemplo.
• Em grupos que discutem filmes ou livros é considerado essencial para marcar as mensagens que divulgar conteúdo significativo como "spoilers". Coloque essa palavra na sua linha Assunto:. Você pode acrescentar linhas em branco para o início do seu post para manter o conteúdo fora de vista, ou pode girá-lo.
• Criar artigos de notícias geralmente é censurada. Você pode se proteger de falsificações usando um software que gera uma manipulação de detecção de "impressão digital", como PGP (em os EUA).
Comentários • através de servidores anônimos são aceitas em alguns grupos e não gostava em outros. Material que é inadequado quando postado em seu próprio nome ainda é inadequado quando enviado anonimamente.
• Espere um ligeiro atraso em ver seu post ao postar em um grupo moderado. O moderador pode mudar sua linha de assunto para ter o seu posto obedecer a um segmento específico.
• Não se envolver em guerras de chamas. Nem poste ou responda a material incendiário.
3,2 Diretrizes Administrador
3.2.1 Questões Gerais
• Esclarecer quaisquer políticas de seu site a respeito de sua assinatura para grupos de news e sobre a subscrição de listas de discussão.
• Esclarecer quaisquer políticas que o seu site tem cerca de postagem em grupos de news ou listas de discussão, incluindo a utilização das renúncias no. Sigs.
• Esclarecer e divulgar a política de arquivamento. (Quanto tempo os artigos são mantidas?)
• Investigue acusações sobre seus usuários prontamente e com uma mente aberta.
• Certifique-se de monitorar a saúde do seu sistema.
• Pense em quanto tempo a arquivar sistema de logs, e divulgar sua política de exploração madeireira.
3.2.2 Listas de Discussão
• Manter listas atualizadas para evitar o "salto mail" problema.
• Ajuda proprietários da lista quando surgem problemas.
• Informar os proprietários da lista de todas as janelas de manutenção ou de inatividade planejado.
• Certifique-se de ter "pedido de" aliases para a lista subscrição e administração.
• Verifique se todos os gateways de email funcionar sem problemas.
3.2.3 NetNews
• Divulgar a natureza do alimento que você recebe. Se você não fizer um alimento completo, as pessoas podem querer saber por que não.
• Esteja ciente de que a multiplicidade de clientes News Reader pode fazer com que o servidor de notícias ser responsabilizado por problemas nos clientes.
• As solicitações de Honra de usuários imediatamente se eles pedir a anulação de suas próprias mensagens ou mensagens inválidas, como correntes.
• Peça "Usenet", "Netnews" e "Notícias" aliased e garantir que alguém lê o e-mail.
3,3 Diretrizes Moderador
3.3.1 Diretrizes Gerais
• Verifique se o seu Frequestly Perguntas Frequentes (FAQ) é lançada em intervalos regulares. Inclua seu orientações para artigos / mensagens. Se você não é o mantenedor do FAQ, certifique-se que fazê-lo.
• Certifique-se de manter uma mensagem de boas vindas, que contém subscrever e anular a informação.
• Grupos de notícias deve ter suas leis / regras postadas regularmente.
• Investigue acusações sobre seus usuários prontamente e com uma mente aberta.
4,0 Information Services (Gopher, Wais, WWW, telnet, ftp)
Na história recente da internet, a Net tem explodido com novos serviços de informação e variado. Gopher, Wais, World Wide Web (WWW), Dimensões Multi-User (MUD) Multi-User Dimensions Orientadas a Objetos (MOOs) são algumas dessas novas áreas. Embora a capacidade de encontrar informação é explodindo, o risco permanece constante. Para obter mais informações sobre estes serviços, verificar referências [14,28] na Bibliografia selecionada.
4.1 Diretrizes Usuário
4.1.1. Orientações gerais
• Lembre-se que todos esses serviços pertencem a alguém. As pessoas que pagam as contas de fazer chegar as regras de utilização. A informação pode ser gratuita ou não pode ser! Certifique-se de cheque.
• Se você tiver problemas com algum tipo de serviço de informação, problema começar a resolução, verificando no local: Verifique as configurações de arquivos, instalação de software, conexões de rede, etc Faça isso antes de assumir o problema está no final do provedor e / ou é culpa do provedor.
• Embora existam convenções de nomenclatura para tipos de arquivos usado, não dependem dessas convenções para nomear arquivos ser executada. Por exemplo, um arquivo ". Doc" arquivo não é sempre um arquivo do Word.
• Os serviços de informação também usam convenções, como www.xyz.com. Embora seja útil conhecer essas convenções, novamente, não necessariamente dependem deles.
• Saiba como nomes de arquivos em seu próprio sistema.
• Esteja ciente das convenções usadas para fornecer informações durante as sessões. FTP sites geralmente possuem arquivos chamados README no diretório de nível superior que tenham informações sobre os arquivos disponíveis. Mas, não pense que esses arquivos são necessariamente atualizadas e / ou exatas.
• Não assuma que qualquer informação que você encontrará é up-to-date e / ou exatas. Lembre-se que as novas tecnologias permitem apenas cerca de alguém para ser um editor, mas nem todas as pessoas descobriram as responsabilidades que acompanham a publicação.
• Lembre-se que, a menos que tenha certeza que a tecnologia de segurança e autenticação em uso, que qualquer informação que você enviar para um sistema está sendo transmitida através da Internet "às claras", sem nenhuma proteção contra "sniffers" ou falsificadores.
• Como a Internet um alcance global, lembre-se que serviços de informação podem refletir culturas e estilos de vida notavelmente diferentes de sua própria comunidade. Materiais que você achar ofensivo podem ser originários de uma geografia que considera aceitáveis. Mantenha a mente aberta.
• Quando querendo informações de um servidor popular, não se esqueça de usar um servidor espelho mais próximo, se a lista é fornecida.
• Não utilize alguém do site FTP para depositar materiais que você deseja que outras pessoas possam pegar. Isso é chamado de "dumping" e geralmente não é um comportamento aceitável.
• Quando você tiver problemas com um site e pedir ajuda, não se esqueça de fornecer o máximo de informações possíveis para ajudar a depurar o problema.
• Quando levar o seu próprio serviço de informações, tais como páginas, não se esqueça de verificar com o administrador do sistema local para descobrir o que as orientações estão em locais afetados.
• Considere espalhando a carga do sistema em sites populares, evitando a "hora do rush" e conectando-se em horários de pico.
4.1.2 Tempo Real Diretrizes Interactive Services (MUDs MOOs IRC)
• Como em outros ambientes, é sábio para "ouvir" o primeiro a conhecer a cultura do grupo.
• Não é necessário saudar a todos em um canal ou sala pessoalmente. Geralmente um "Olá" ou equivalente é o suficiente. Usando os recursos de automação de seu programa para saudar as pessoas não é um comportamento aceitável.
• Avisar os participantes se você pretende enviar grandes quantidades de informação. Se todos consentirem, você pode enviar, mas enviar informação sem um aviso é considerado má forma como está no e-mail.
• Não presuma que as pessoas que você não conhece vai querer falar com você. Se você se sente obrigada a enviar mensagens privadas para as pessoas que você não conhece, então, estar dispostos a aceitar graciosamente o fato de que elas podem estar ocupadas ou simplesmente não querem conversar com você.
• Respeitar as orientações do grupo. Procure por materiais introdutórios para o grupo. Estes podem ser em um site FTP relacionados.
• Não texugo outros usuários para obter informações pessoais como sexo, idade ou local. Depois de construir um conhecimento com outro usuário, estas questões podem ser mais apropriadas, mas muitas pessoas hesitam em dar essa informação para as pessoas com quem não está familiarizado.
• Se um usuário está usando um apelido ou pseudônimo, respeite o desejo do usuário de anonimato. Mesmo se você e essa pessoa são amigos íntimos, é mais educado usar o apelido. Não use linha que a pessoa é o nome real sem permissão.
4.2 Orientações Administrador
4.2.1 Diretrizes Gerais
• Deixe claro que está disponível para cópia e que não é.
• Descrever o que está disponível em seu site, e sua organização. Certifique-se de quaisquer políticas gerais são claras.
• Mantenha as informações, especialmente READMEs, up-to-date. Fornecer READMEs em texto ASCII.
• Apresentar uma lista de espelhos do seu site se você conhecê-los. Certifique-se de incluir uma declaração de direitos autorais aplicáveis à sua espelhos. Lista de agendamento de atualização sua, se possível.
• Certifique-se que as informações (e enorme) popular tem a largura de banda para suportar isso.
• Use convenções para extensões de arquivo
•. Txt para texto ASCII
• html. Ou. Htm para HTML
•. Ps para Postscript
•. Pdf para Portable Document Format
•. Pdf para Portable Document Format
• sgml. Ou. Sgm para SGML
• Para os arquivos que estão sendo transferidos, tentar fazer com que nomes de arquivos únicos nos primeiros oito caracteres.
• Ao fornecer informações, verifique se o site tem algo único para oferecer. Evite montar um serviço de informação que simplesmente aponta para outros serviços na Internet.
• Não aponte para outros sites sem perguntar primeiro.
• Lembre-se que a criação de um serviço de informação é mais do que apenas o design e implementação. É também a manutenção.
• Certifique-se que o material postado é apropriado para a organização de apoio.
• As aplicações de teste com uma variedade de ferramentas. Não presuma que tudo funciona, se você testou com um único cliente. Além disso, assuma a baixa tecnologia dos clientes e não criar aplicativos que podem ser utilizadas apenas por Graphical User Interfaces.
• Ter uma visão consistente de suas informações. Verifique se o olhar ea sensação permanece o mesmo em seus aplicativos.
• Seja sensível para a longevidade de suas informações. Certifique-se de materiais data sensíveis ao tempo e ser vigilantes sobre como manter essa informação bem conservado.
• As restrições de exportação variam de país para país. Certifique-se de compreender as implicações das restrições à exportação, quando você postar.
• Diga aos usuários o que você pretende fazer com qualquer informação que recolhemos, como feedback WWW. Você precisa avisar as pessoas se você pretende publicar qualquer de suas declarações, mesmo que passivamente apenas torná-lo disponível para outros usuários.
• Certifique-se de sua política relativa aos serviços de informações do usuário, tais como homepages, é bem conhecida.
Fonte e sugestões: d_deyoung@moc.ual.com
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