19 de maio de 2011

O LENÇO ESCOTEIRO

O lenço escoteiro é um pedaço de tecido de forma triangular, parte fundamental do uniforme de todas as organizações escoteiras ao redor do mundo. A peça foi adotada pelo fundador do movimento escoteiro Robert Baden-Powell por ter dimensões muito próximas as de ataduras triangulares muito usadas em primeiros socorros.

O lenço no escotismo - Usado geralmente em cerimônias, o lenço é enrolado, colocado ao redor do pescoço e então preso com um anel. Cada organização escoteira tem liberdade para definir as cores e o emblema de seu lenço. É uma tradição em acampamentos e eventos ao redor do mundo trocar lenços com outros escoteiros, sendo que alguns chegam a formar verdadeiras coleções.

No Brasil o lenço escoteiro deve ter catetos medindo de 60 a 90cm, sendo os grupos escoteiros responsáveis por suas cores e emblema.

Todas as unidades estaduais e a unidade nacional da UEB possuem lenços próprios. O lenço nacional, usado em cerimônias e eventos internacionais, é azul e tem por emblema o cruzeiro do sul bordado em branco.

Em Portugal o lenço varia conforme a associação, no Corpo Nacional de Escutas existem apenas cinco lenço diferentes a nível nacional, consoante a secção em que o elemento se encontra: amarelo debruado a branco nos lobitos (6-10 anos), verde debruado a branco nos exploradores (10-14 anos), azul debruado a branco nos pioneiros (14-18 anos), vermelho debruado a branco nos caminheiros (18-23 anos) e verde escuro para os dirigentes. A fraternidade do CNE usa um lenço castanho. Na Associação dos Escoteiros de Portugal, cada grupo é responsável pelo próprio lenço, não havendo conduto lenços para os níveis regionais ou nacionais, exceptuando-se os dirigentes da chefia nacional que utilizam um lenço azul escuro.

O Lenço de Giwell é um dos mais antigos lenços escoteiros do mundo, adquirido ao se completar as etapas da insígnia de madeira (curso treinamento de chefes escoteiros).

PENSAMENTOS DE BP: O lenço Escoteiro
Eu tive uma questão proposta a mim sobre a relação entre a boa ação e o nó do lenço escoteiro. Minha idéia era que o Escoteiro, pela manhã, deveria fazer um nó extra em seu lenço ou deixá-lo por fora de seu colete até que tenha feito a boa ação do dia, quando então poderia voltar ao uso ordinário do lenço por dentro do colete ou com um nó simples nele. Por essas estúpidas palavras da minha parte algumas impressões confusas surgiram no estrangeiro, mas penso que não importou muito – as boas ações eram realizadas todas do mesmo jeito. Outubro de 1913

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXEM SEU COMENTÁRIO! POR FAVOR SEJAM EDUCADOS!