24 de agosto de 2005

Mensagem do Santo Padre aos Escoteiros da Europa

Caros Guias e Escuteiros da Europa:

Estou feliz por vos receber nesta Audiência Geral de quarta-feira.

Durante o seu encontro internacional em Viterbo você estará refletindo sobre o tema “Em Cristo todo homem é meu irmão”.

Ioannes Paulus PP. II Karol Wojtyla 16.X.1978

Neste contexto, quisestes peregrinar aos lugares que o martírio dos apóstolos Pedro e Paulo tornou sagrado, para consolidar a tua fé e continuar com maior empenho a missão que te foi confiada. Com efeito, fostes chamados a participar, com todo o ardor da vossa juventude, na construção da Europa dos povos, para que cada homem seja reconhecido como filho amado por Deus e para que uma sociedade fundada na solidariedade e na fraternidade caridade.

Por isso, tendes a tarefa quotidiana de testemunhar Cristo ressuscitado entre os vossos contemporâneos, que precisam de dar verdadeiro sentido à própria vida, tomando consciência de que, graças ao amor infinito de Cristo Salvador, se abre diante deles um futuro cheio de esperança. Ser cristãos significa agir sempre como construtores de paz e de unidade na Igreja e no mundo. Para vós, em particular, significa trabalhar no seio da grande família dos Escuteiros, da qual sois irmãos e irmãs, com a vossa pedagogia específica. Se viverdes o mandamento do amor, diz Jesus, “todos saberão que sois meus discípulos” (Jo 13, 35).

A lei escoteira é o seu ideal. Esta lei convida você a desenvolver os valores humanos fundamentais de honestidade, lealdade, senso de dever bem cumprido, amor à natureza e serviço ao próximo. Dando, você recebe; Agindo com atenção para com seus irmãos, a verdadeira felicidade é alcançada. A pedagogia escoteira fornece instrumentos valiosos para construir sua personalidade. Ao seu lado você tem chefes e adultos que, guiando-o com firmeza e com delicada paciência, desejam ajudá-lo a dar o melhor de si.

Para respeitar esta lei escoteira, programa de vida reta e atraente, tome consciência da importância de viver na Igreja e de se aproximar dos sacramentos.

Na Eucaristia. A comunidade, reunida pelo Senhor, seu Cabeça, recebe o alimento para seguir coerentemente o seu caminho. Reconheça o dom extraordinário de Cristo, que vem habitar em todo o seu ser, fazendo do seu corpo e do seu coração um templo agradável para Ele (cf. 1 Cor 3, 16).

Através do sacramento da penitência, recebido com frequência, descobrireis que Jesus confia em ti e te ama infinitamente; que o passado pode ser superado, porque o perdão abre um novo futuro. Assim, vocês se tornarão cada vez mais puros e senhores de si mesmos. Em um mundo que proporciona

prazeres fáceis e ilusões falaciosas, é preciso saber caminhar contra a corrente, inspirando-se em valores morais essenciais, os únicos que lhe permitem levar uma vida harmoniosa, próspera e serena.

Todos os dias, na família, na escola e nos tempos livres, sois chamados a viver em harmonia com os sacramentos do Baptismo e da Confirmação, ao mesmo tempo, rezai ao Espírito Santo para que vos ilumine na opção que escolheis. Queridos jovens pessoas, convido-vos, no âmbito do vosso movimento, nas capelanias, nas paróquias ou em outros lugares cristãos, a refletir sobre o sentido que quereis dar à vossa vida. Deus colocou talentos em suas mãos. Alguns de vocês ouviram ou ouvirão o chamado para serem sacerdotes, religiosos e religiosas, ou mesmo leigos comprometidos com o mundo. Deixe-se guiar por Cristo e nunca tenha medo de responder como o jovem Samuel, de servir na Igreja. Cristo quer que você tenha sucesso em sua vida, para que sua luz brilhe e você possa alcançar a felicidade com a qual Ele deseja preenchê-lo. 

A Igreja conta convosco e com a grande família escoteira. Queridos jovens, no final desta Audiência Geral, saúdo cordialmente todos vocês que vêm da Alemanha, Áustria, Bélgica, Canadá, Espanha, França, Hungria, Itália, Lituânia, Luxemburgo, Polónia, Portugal, Roménia, Rússia e Suíça . Que o desejo de seguir Cristo na Igreja nunca se desvaneça nos vossos corações! Confiando-vos à intercessão da Virgem Maria, Mãe da Igreja e nossa Mãe, concedo-vos de coração a minha bênção apostólica.

Aqui reunidos, em união com todos os seus companheiros de todo o mundo, vamos rezar para agradecer ao Senhor por todo o bem que o seu movimento tem feito durante muitas gerações aos jovens, na Europa e em todo o mundo, implorando pelo futuro os mesmos frutos, a mesma energia, o mesmo dinamismo que o movimento escoteiro demonstra há gerações. Rezemos também pelas suas famílias, pelas suas pátrias. Vocês representam aqui os diferentes países, as diferentes pátrias. Saúdo ao mesmo tempo o Bispo de Viterbo, que vos acolhe na Itália, e os outros Bispos que fazem o mesmo em diversas partes deste belo país.

E agora vamos rezar em latim: Pater Noster. Acho que vocês, escoteiros, também sabem latim.



Roma, 3 de Agosto de 1994.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXEM SEU COMENTÁRIO! POR FAVOR SEJAM EDUCADOS!