8 de julho de 2010

História do escoteiro austríaco - Escoteiros na Apostelgasse no 3º distrito de Viena

Uma casa meio arruinada no 3º distrito de Viena, Apostelgasse 9, que antes abrigava um clube masculino, tornou-se a primeira casa do grupo de escoteiros vienenses 1 - "Habsburg".

Em uma resenha dos primeiros dias, que apareceu na revista "Unser Weg" em novembro de 1922, a casa é descrita nas seguintes palavras:

A casa dos Erdberger. Um quarto de tamanho médio em um prédio semi-dilapidado. Nossos meninos sentam-se nas mesas dos soldados e se preparam para o exame de calouros. Na porta ao lado, ruge a música de sopro do clube dos meninos, no pátio os meninos do clube dos meninos Erdberger brincam. Por mais de dois anos, o corpo encontrou acomodação lá, depois em quartos ampliados.

Mapa da cidade de Viena 1903

Em 13 de dezembro de 1912, as primeiras fotos da patrulha recém-criada foram tiradas no jardim da casa da Apostelgasse. O fotógrafo foi o FM Josef Schuch, que liderou e instruiu os batedores junto com Emmerich "Papa" Teuber.


Escoteiros no jardim da casa em Apostelgasse 9
da coleção do Scout Museum and Institute for Scout History


Escoteiros no jardim da casa em Apostelgasse 9
da coleção do Scout Museum and Institute for Scout History

Na revista "Unser Weg", edição 9/10 de 1921, o posterior chefe de treinamento (DCC) Leopold "Pozi" Zimmermann descreve como os escoteiros e a casa na Apostelgasse afetavam os meninos da época:

Na exposição Adria em 1913, vi uma cabana de toras e um acampamento dos batedores vienenses. Um colega de escola que já era escoteiro me disse que eles tinham até armas.

A fantasia, sim, é assim que um verdadeiro caçador deve parecer, e quando entrei pela primeira vez na casa na Apostelgasse, tive certeza de encontrar tesouros nas paredes dilapidadas.


Placa comemorativa na casa em Apostelgasse 9
da coleção do Boy Scout Museum and Institute for Boy Scout History

Então eu me tornei um olheiro externo.

Como um menino turbulento, ofendi meu guia por querer deixar o grupo - mas passei primeiro. Foi assim que FM Barteis ficou com os escoteiros. Eu mesmo me tornei um batedor perto de Viena e voltei ao meu antigo líder após dois anos de desafio - mas tive que passar por um teste difícil. Então tive que me alistar - as longas horas e os eventos na frente me ensinaram a conhecer o escotismo interno.

Casa Apostolgasse hoje:

Após a reforma da casa, foi instalada uma nova placa comemorativa dedicada pela administração do distrito de Landstraße:


Apostelgasse 7, vista para Erdbergerstraße:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXEM SEU COMENTÁRIO! POR FAVOR SEJAM EDUCADOS!