FONTE DA VIDA!
1. No banho apenas se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros.
2. Xixi no banho aproveite e não use a privada faça xixi no chuveiro, assim você economiza uma descarga isso equivale a 12 litros, com isso gastamos menos água e degradamos menos a natureza, preservando os recursos naturais e as nascentes dos rios.
3. Na hora de escovar os dentes escove os dentes e enxágüe a boca com a água do copo. Assim você economiza 3 litros de água.
4. Na descarga verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário. Se houver defeito, ele pode causar um gasto muito maior.
5. Na torneira não use muito tempo pois quando ela está aberta, o seu gasto é de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa, 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras.
6. Problemas de vazamento são os mais comuns em casas/prédios com encanamentos antigos que mesmo não mostrando o vazamento, muitas vezes possui vazamentos no trajeto até a torneira.
7. Na caixa de água não deixe transbordar e mantenha fechada (problema de Dengue também).
8. Na hora de lavar louça ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágüe tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheio.
9. Regar plantas e jardins no inverno, pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Use mangueira com esguicho-revólver ou regador.
10. Ao lavar o carro só lave uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina lavar roupa.
11. Na limpeza de áreas externas use vassoura. Se precisar utilize a água que sai do enxágüe da máquina de lavar.
Mas não basta economizar! Sem saber muitas vezes estamos também poluindo as águas dos rios das represas e até mesmo do lençol freático. Abaixo listamos algumas atitudes que contaminam a água, tornando seu tratamento mais caro e muitas vezes tornando este inviável.
• Jogar óleo de cozinha no ralo da pia;
• Utilizar agrotóxicos sem a supervisão de um técnico (o ideal seria não utilizar);
• Fazendo foças sanitárias sem se preocupar com a localização do lençol freático;
• Fazendo ligação clandestina do esgoto para rios, córregos, represas, etc.
Além das dicas acima, vale dizer que uma prática muitíssimo interessante e que pode ser facilmente aplicada por quem mora em casas é coletar a água da chuva que desce pelas calhas para lavar o carro, regar as plantas, lavar o quintal e etc. Apenas recomendamos que não é aconselhável esta água captada para beber. Utilize logo a água ou a deixe em local bem fechado para não facilitar para o mosquito da Dengue. Outra dica é que antes de coletar a água que vem das calhas, deixe por algum tempo a chuva lavar o telhado, assim a água coletada virá com menos fuligem e poderá acentar no fundo dos recipientes mais rapidamente.
Então pessoal, vamos deixar de nos indignar apenas intelectualmente e passar a agir conscientemente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXEM SEU COMENTÁRIO! POR FAVOR SEJAM EDUCADOS!