3 de novembro de 2010

Dia 4 de Novembro é aniversário de 86 anos da União dos Escoteiros do Brasil.

UEB comemora 86 anos!



A primeira notícia sobre o Escotismo publicada no Brasil foi no dia 1º de dezembro de 1909, no número 13 da revista Ilustração Brasileira, editada no Rio de Janeiro. A reportagem fora preparada na Inglaterra, pelo Tenente da Marinha de Guerra, Eduardo Henrique Weaver. À época encontrava-se na Inglaterra um contingente de Oficiais e Praças da Marinha do Brasil que se preparava para guarnecer os novos navios da esquadra brasileira em construção.

No retorno os militares trouxeram consigo uniformes escoteiros ingleses, a maioria embarcada no encouraçado “Minas Gerais”, que chegou ao Rio de Janeiro em 17 de abril de 1910. No dia 14 de junho do mesmo ano, reuniram-se todos os interessados pelo escotismo e foi oficialmente fundado o "Centro de Boys Scouts do Brasil".
 
Em 1914, em São Paulo, foi fundada a ABE – Associação Brasileira de Escoteiros. Seu fortalecimento ajudou a irradiar o Movimento pelo país. Em 1915, o Escotismo já estava presente em quase todos os Estados da Federação.

No início da década de 20 havia considerável número de instituições escoteiras. Naqueles anos o Chefe Benjamim Sodré, conhecido como "Velho Lobo", mantinha uma Seção sobre Escotismo na revista infanto-juvenil “O TICO TICO”.

Na edição do dia 23 de janeiro de 1924 publicou um artigo que refletia a conjuntura do Escotismo àquela época, e propunha a criação de uma confederação geral.
 
Após assistir a um discurso do Padre Leovigildo França, vice-presidente da Associação de Escotismo Católico, sobre o Jamboree Mundial de 1924, renovou o seu apelo, remetendo cartas e fazendo contatos pessoais com os principais responsáveis pelas Instituições Escoteiras do Brasil, convocando-os para se reunirem com o fim de criarem uma Associação Nacional do Escotismo Brasileiro.

Passaram a se reunir seguidamente, incentivados pelo próprio Fundador Robert Baden-Powell, e dado o grande interesse e a boa vontade de todos, a tarefa foi concluída em 4 de novembro de 1924, com a fundação da UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL – UEB.
 
A UEB passou a ser, desde então, a única Associação Nacional Escoteira do Brasil reconhecida por Baden-Powell e pela recém criada Organização Mundial do Movimento Escoteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXEM SEU COMENTÁRIO! POR FAVOR SEJAM EDUCADOS!