20 de julho de 2011

HISTÓRIA DO WORLD ROVER MOOT - MOOT MUNDIAL PIONEIRO

O World Rover Moot, traduzindo para português “Moot Mundial Pioneiro”, ou só MOOT é uma atividade de cunho mundial do escotismo que reúne o mais velho dos ramos escoteiros de todas as partes do mundo, denominados de Scouts Rover, ou só Rovers, no Brasil chamado de Ramo Pioneiro, que representa os jovens entre as idades de 18 a 26 (apesar de que anteriormente não havia limites de idade para os Moot’s).

O nome original era “World Rover Moot” ou “Rover Moot Mundial”, que mais tarde foi alterado para Moot Mundial (porque o termo Rover era cada vez menos usado), mais tarde para “World Scout Moot” ou “Moot Mundial Escoteiro”. A palavra Moot é também um termo genérico usado para uma reunião de qualquer tamanho para escoteiros deste Ramo. A palavra “Moot” ao pé da letra traduzido para o português significa "discutível ", mais para representar a atividade, ela tem origem do antigo inglês e significava uma reunião ou assembléia.

De 1931 a 1961, quer dizer do 1° ao 7° Moot, eram realizados a cada quatro anos, exceto do 3° pró 4° Moot que durou 10 anos por motivos da 2° Guerra Mundial, entre os anos de 1965 a 1982, foi a atividade mudou de nome para “World Moot Years“ ou “Anos Moot Mundial”, que também eram realizados de quatro em quatro anos, mais descentralizados, com o objectivo de aumentar o número de eventos e acessibilidade para os Rovers. Em 1985, na Conferência Mundial Escoteira decidiu restabelecer o Moot Mundial e, em 1993 decidiu realizar o Moot a cada quatro anos.

O Moot Mundial é diferença do Jamboree Mundial, pois o Jamboree é destinado para os escoteiros dos Ramos que compreende as idades entre 14-17, que no Brasil é equivalente aos Ramos Escoteiros e Sênior, já no Moot como já falado só para o Ramo Pioneiro (18-26), ambos são organizado pela WOSM - World Organization of the Scout Movement’ (Organização Mundial do Movimento Escoteiro – OMME.

MOOT's MUNDIAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXEM SEU COMENTÁRIO! POR FAVOR SEJAM EDUCADOS!