30 de agosto de 2011

PARANÁ ESTUDA LEVAR ESCOTISMO PARA 58 ESCOLAS ESTADUAIS.

O governador em exercício Flávio Arns assinou nesta terça-feira (30) um termo de compromisso com a regional Paraná da União dos Escoteiros do Brasil (UEB) para a implantação gradativa de grupos de escotismo em 58 escolas estaduais. Será o primeiro passo para levar a iniciativa a todos os 399 municípios do Estado, a longo prazo. O objetivo do governo é oferecer aos alunos de sete a dezoito anos uma atividade complementar, direcionada para a preservação do meio ambiente e o trabalho em equipe.

“O escotismo é uma atividade com valores e princípios que devem ser referência para nossos alunos. Temos certeza que a educação do Paraná vai melhorar com a implantação dos conhecimentos do escotismo”, afirmou o governador. Arns colocou toda a estrutura do governo à disposição para programas e iniciativas dos escoteiros.

Paulo Salamuni, diretor presidente da UEB-PR, explica que o projeto tem a intenção de oferecer uma atividade extra aos alunos no contraturno ou nos finais de semana, o que irá variar de acordo com a instituição de ensino. Ele afirma que serão realizadas nas escolas atividades como palestras, treinamentos, mutirões e gincanas. Salamuni destaca que os professores serão treinados para auxiliar os integrantes do movimento na capacitação dos estudantes.

“Queremos despertar nos estudantes o espírito do escoteiro. Mesmo que um dia eles estejam em outras profissões, vão lembrar dos princípios ensinados por nós na escola”, disse. Salamuni acrescentou que o escotismo é considerado o maior movimento de educação informal do país e um grande complemento na formação de cidadãos.

Atualmente existem no Paraná cerca de 7 mil escoteiros. Com o projeto nas escolas, a UEB estima que mais de 60 mil pessoas comecem a praticar o escotismo no Estado. “Queremos o maior número possível de alunos. Vamos ampliar nosso sistema pedagógico, que atualmente é restrito às classes média e alta, para todas os níveis sociais”, afirmou José Moraes e Silva, diretor do projeto Escotismo na Escola. Ele disse que um grupo técnico formado por representantes do governo e dos escoteiros vai definir as diretrizes e especificações financeiras do programa.

ESCOTEIROS – Criado em 1907 pelo inglês Robert Baden Powell, o movimento escoteiro reúne atualmente mais de 30 milhões de pessoas de 200 países e territórios. Estruturado sobre um código de valores, o escotismo tem o objetivo de auxiliar o jovem a desenvolver suas potencialidades por meio de uma pedagogia e uma metodologia próprias. No Paraná, em 2011 atendeu seis mil jovens, reunidos em 85 grupos municipais.

Fonte: Secretária da Educação - Estado do Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXEM SEU COMENTÁRIO! POR FAVOR SEJAM EDUCADOS!