26 de agosto de 2011

PROJETO DE ESCOTEIRO DA PÁTRIA GANHA MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO NA UFSM


Banca da UFSM - da esquerda para a direita
Prof. Dr. Dionísio Link,
Prof. Dr. Paulo Edelvar Correa Peres,
Paulo Roberto Hubner e Prof. Dr. Toshio Nishijima.

O projeto Pequeno Maracajá, desenvolvido desde 2008, pela tropa Sênior do Grupo Escoteiro Tupinambás, de Erechim/RS, foi tema do trabalho final da Especialização em Educação Ambiental na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O objetivo do projeto é realizar ações para conscientizar os moradores de áreas rurais, sobre a importância da preservação das espécies gato-do-mato-pequeno (Leopardus tigrinus) e gato-maracajá (Leopardus wiedii), em franco processo de extinção na região do Alto Uruguai.

A parceira com os integrantes do Grupo Escoteiro Tupinambás se deve a grande experiência da Instituição em desenvolver ações práticas em Educação Ambiental, oportunizando aos jovens a experiência de participar de uma pesquisa científica e, ao mesmo tempo, participarem ativamente como atores sociais intervindo diretamente na busca de soluções, levando aos moradores das áreas rurais informações e orientações de como proceder para evitar o conflito com os felinos.

Para o coordenador do projeto e autor da monografia, Paulo Hubner, os resultados do trabalho servirão para elaborar diversas ações destinadas a reduzir o conflito existente entre agricultores e as espécies de gato-do-mato. Segundo o Biólogo e doutorando em Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Alcides Ricieri Rinaldi "Fico feliz em ver um trabalho como esse. Excelente trabalho!!! São ações como esta que considero fundamentais para a conservação de nossa vida natural.", Rinaldi é colaborador do projeto auxiliando com orientações técnicas, visto a sua grande experiência com felinos selvangens.

Para o orientador do Projeto, professor Dr. Dionísio Link, da UFSM "é um excelente trabalho que permitirá avaliar a mudança de atitudes da população entrevistada".

O Projeto Pequeno Maracajá foi apresentado à banca da UFSM no dia 29 julho de 2011.

A evolução do projeto pode se acompanhada no blog www.pequenomaracaja.blogspot.com


Texto e Foto: Paulo Hubner
Fonte: http://www.uebrs.com.br/index.php?option=noticia&Itemid=17&task=detalhe&id=481

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXEM SEU COMENTÁRIO! POR FAVOR SEJAM EDUCADOS!