24 de fevereiro de 2012

A História do Parque Gordon, Matopos (Zimbábue)

 


A Associação de Escoteiros do Zimbabué

flor de lis

Província de Matabelelândia

.uma linha

Do livro: - "PARQUE GORDON"

A área agora chamada de "Parque Gordon" foi descoberta por um grupo dos primeiros Bulawayo Rovers em 1929 durante suas caminhadas nas incomparáveis ​​colinas de Matopos, cerca de 35 km ao sul de Bualwayo. Cyril Shaw registrou em seu diário como todos eles atravessaram a cachoeira até um acampamento natural que se tornou o local da Sede.

A paisagem circundante é variada e esplêndida. Ao sul, alguns quilômetros em linha reta, fica a famosa "visão do mundo". Na serra do Matopo o ar é tão límpido que a cor se destaca vivamente na paisagem próxima. Os cinzas, bronzes e azuis das rochas contrastam com a folhagem verde e surpreendem que um misticismo ronda o país que influenciou o folclore sobre o local de sepultamento dos chefes africanos. Além do limite oriental do vale do Parque fica Shumbashava ou O Leão Vermelho, que é um vasto maciço de granito; substancial e impressionante, mas feroz e difícil, como o nome sugere. Diz a lenda que apontar o dedo para Shumbashava anuncia azar. Na fronteira norte do Parque encontra-se a região fortemente ondulada do vale Mtshelele. A característica mais marcante dentro do Parque é, obviamente, o Gordon Park Rock, que fica impressionantemente isolado e íngreme acima do kopje. Ele fica voltado para o Campo de Treinamento e funciona como uma caixa de ressonância, para que um orador, dirigindo-se aos ouvintes abaixo, possa ser ouvido com clareza. Somente oradores exaltados se dirigiram ou pretenderiam dirigir-se aos ouvintes a partir de tal “plataforma”.

A conquista na criação deste Parque revelou nos Líderes e Escoteiros qualidades marcantes de visão e o vigor de um pioneirismo extenuante.

À medida que desafios diversos e únicos são oferecidos nestas colinas do Matopo, surgem oportunidades para actividades aventureiras e desafiantes, permitindo aos escuteiros desenvolver qualidades físicas, morais e espirituais. Aqui estão oportunidades favoráveis ​​para atividades corajosas de Escotismo, onde muitos rapazes desenvolvem as suas habilidades, coragem, tenacidade e engenhosidade. Não é de surpreender que estes kopjes de beleza natural selvagem sejam uma fonte de inspiração, pois em tal ambiente os melhores atributos dos líderes e dos escoteiros podem ser desenvolvidos e promovidos. Isto é o que este magnífico país no coração dos matopos oferece.

Durante anos após a sua descoberta, Escoteiros e Rovers do grupo Pioneer, liderados por J. knapman (Skipper) desfrutaram de muitos acampamentos felizes no Gordon Park. Naqueles primeiros tempos não havia estrada de entrada e o kit tinha que ser transportado pela estrada principal, por cima da cachoeira. a água tinha que ser transportada em latas de parafina usadas do pequeno riacho. "Em 1953", escreveu o capitão Knapman, "o caráter e a concepção do local de acampamento mudaram" porque o Jamboree Sul-Africano seria realizado no início de 1936 no leste de Londres e o fundador, o próprio Lord Baden-Poweel, que estaria presente,

O capitão Knapman sugeriu ao coronel Gordon DSO OBE (comissário do quartel-general para Matabeleland) que um acampamento e um centro de treinamento deveriam ser estabelecidos aqui como um memorial a Baden-Powell, uma sugestão que foi recebida com entusiasmo. Vários locais foram considerados pelo Coronel Gordon, Skipper e GE Stephens (jerry) (mais tarde Comissário Escoteiro Provincial de Matabeleland). 

O parque de campismo escolhido foi na propriedade de Rhodes Matopos, nada menos que o local que a 1ª Tropa Bulawayo utilizou nos últimos seis anos. Em 16 de fevereiro de 1936, o campo foi formalmente declarado aberto pelo Coronel Granville Walton, Comissário da Sede Imperial dos Escoteiros Estrangeiros que acompanhou o Escoteiro Chefe à África do Sul. Lord Rowallan (ex-chefe dos escoteiros da Comunidade Britânica) disse uma vez "50 anos! É muito tempo - um tempo para olhar para trás com gratidão àqueles que lançaram as bases". Ele estava falando do escotismo em geral, mas são palavras muito adequadas, neste ano das nossas celebrações do 50º ano. O acampamento recebeu o nome do Coronel Gordon. Os belos portões de ferro forjado feitos por F. Issels and Sons, foram erguidos em sua memória e abertos pelo então Sua Excelência, o Governador, Sir John Kennedy. 

O primeiro Diretor (mais tarde um Diretor ficou conhecido como Comissário do Campo) foi o Sr. CMK Robertson B. SC., Engenheiro Civil profissional e o Skipper Knapman atuou como seu assistente. Grupos de Rovers continuaram visitando o Parque até a eclosão da Segunda Guerra Mundial. O capitão Knapman tornou-se Diretor (Comissário do Campo) quando o Sr. CMK Robertson partiu para o serviço ativo. Pouco depois, o Parque, que então contava com duas pequenas construções de madeira, foi fechado durante a Segunda Guerra Mundial. O parque original tinha 75 acres, mas logo surgiu a necessidade de estabelecer áreas de acampamento de escoteiros e treinamento de líderes. Em 1947 a área adjacente, hoje conhecida como "The Bowl" foi adquirida aumentando a área total para 285.

Ao entrar no Gordon Park, você passará pelos Gordon Memorial Gates, localizados no
Vale Mtsheleli. O acampamento recebeu o nome do Coronel Gordon. Os belos
portões de ferro forjado foram feitos pelo professor de engenharia da Gifford High School,
Sr. ERLafrenz, quando ele trabalhava para F. Issels and Sons, e foram erguidos em
memória do Coronel Gordon e abertos pelo então Sua Excelência, o Governador, Sir John Kennedy.

Agradecimentos a Norman Scott pelo envio da foto - 24 de janeiro de 2012


 

BADEN-POWELL

Baden-Powell foi um grande homem! Os Matebele o chamavam de "Impisi", que significa "O Lobo que nunca dorme", apelido que BP considerou um dos maiores elogios já feitos a ele.

De ambos os lados deste conflito em Matopos, os combatentes (os Matabele e os britânicos) mostraram engenhosidade, coragem e resistência. Baden-Powell descreveu aquelas colinas de Matopos como "um país horrível, estranho, uma massa confusa de pedras arbustivas".

Foram praticadas perícias e qualidades como alerta, audência, capacidade de dedução, resistência. Atributos que foram exibidos em ambos os lados. O próprio Baden-Powell desenvolveu habilidades como esboço de campo, mapeando quais destrezas e habilidades mais tarde formaram a base do treinamento de escoteiros. Na verdade, Lord Baden-Powell, escrevendo da sede dos escoteiros em Londres, recordou como as ideias para o Movimento Escoteiro Mundial foram concebidas em Matopos.

Embora fosse soldado, BP era essencialmente um homem de paz. Como “criador” do Escotismo tornou-se uma potência e uma força de reconciliação e unificação da “Juventude do Mundo”, um movimento inigualável em qualquer parte do mundo.

Conforme combinado, Baden-Powell visitou Gordon Park em 1936, após sua participação no Jamboree na África do Sul. Capturamos algo da sua enorme surpresa e alegria nos seus próprios comentários sobre o Parque:


"No meio deste país selvagem, com os seus babuínos e leopardos e a sua visão de batalhas passadas, travadas no meio destes kopjies, de repente deparei-me com uma tabuleta “Parque Gordon. Campo de treinamento da Associação de Escoteiros". Aqui! A mais selvagem entre muitas selvas que vi em diferentes partes do mundo era um campo de acampamento no sertão verdadeiramente adorável."


Baden-Powell viu-o no seu estado completamente subdesenvolvido.

Mas e os homens de visão que foram os pioneiros na criação do Parque?

 

JACK KNAPMAN

“Skipper” de todos, Jack Knapman teve a inspiração, a visão e a direção no desenvolvimento do Gordon Park. Qual foi a sua formação resultou nele sendo reconhecido como uma autoridade em todos os princípios e técnicas do Escotismo. Bem, ele começou o Escotismo com a 1ª Tropa Bognor regis, Sussex, em junho de 1913, ele foi transferido mais tarde para Londres, St Marylebone, onde se tornou um Segundo, depois Líder de Patrulha, Mestre Escoteiro Assistente e mais tarde Mestre Escoteiro do 13º, uma tropa que ele fundado. Ele completou seu curso Scout Wood Badge um ano depois. Então, felizmente para o escotismo do Zimbábue, em agosto de 1932 ele veio para a então "Rodésia" como Secretário do Gerente Geral das Ferrovias da Rodésia, que era muito interessado no Escotismo. Skipper foi imediatamente reconhecido como Mestre Escoteiro (agora conhecido como Líder Escoteiro) e tornou-se vinculado ao Coronel Birney, o primeiro Comissário da Colônia.

Em 1924, Skipper foi o segundo no comando do primeiro contingente rodesiano a ir para o exterior, para o Empire Jamboree em Wembley. Ossie Connolly, que mais tarde se tornaria um notável benfeitor de Gordon Park, foi o líder da tropa deste primeiro contingente. Mais tarde, em 1924, Skipper assumiu a 1ª tropa de Matabeleland e esta Tropa muito lhe deve pelo seu conhecimento e dedicação.

Como detentor do Double Wood Badge, ele se tornaria o primeiro Scouter encarregado do Treinamento de Líderes no país. Ele fundou a Loja de Escoteiros Bulawayo em 1934 e construiu parte de seu prédio atual em 1939. O 1º Curso de Distintivo de Madeira foi organizado por Skipper em Ruzawi em 1931 e liderou o Contingente de Coroação para Londres em 1937.

O Escoteiro Chefe reconheceu seu serviço ao Movimento , em 1924 foi agraciado com a Medalha de Mérito e em 1936 com o Lobo de Prata, o mais alto prêmio da Commonwealth. Este último foi feito pela própria BP em Bulawayo.


 

DESENVOLVIMENTOS NO GORDON PARK

Durante alguns anos após a guerra, o único transporte para Gordon Park era estritamente no carro de Skipper. Isso limitou estritamente o número de ajudantes e a quantidade de material que poderia ser transportado. Em 1950 foi adquirido um caminhão Bedford que facilitou muito as obras do Parque, que visava abastecimento portátil de água, vias de acesso, construções duráveis ​​e iluminação. O mesmo caminhão ainda está em uso hoje. Até que as linhas de energia estejam disponíveis, uma pequena usina geradora foi instalada discretamente atrás de algumas pedras com isolamento acústico.

A ideia de uma Tripulação de Serviço a ser anexada ao Parque foi proposta, recebida com entusiasmo, e assim surgiu a Tripulação Gordon Rover. A tripulação do Heany Rover (RAF) ajudou tremendamente até 1953, quando a RAF fechou. A 2ª, 3ª e 8ª Tripulação Rover também ajudaram em vários momentos. Todas essas pessoas se esforçaram para realizar suas tarefas com determinação, zelo e desenvoltura.


 

DESENVOLVIMENTO DA ÁGUA

A busca por uma fonte confiável de água começou habilmente apoiada pela assistência financeira do Rotary. Este foi um empreendimento longo e extenuante, às vezes decepcionante.

No local onde hoje é a lixeira foi cavado um poço, sendo a água retirada primeiro por meio de guincho e balde. Skipper relata "Eventualmente conseguimos instalar uma bomba manual Goulds e dois tambores de óleo de 44 galões para uso como tanques de armazenamento". Em 1983, um motor Fairbanks Morse foi instalado e equipou a bomba para acionamento mecânico. Infelizmente, este poço teve que ser abandonado a 97 pés devido à falta de água. Eventualmente, um poço foi cavado na margem do rio e ainda está em uso hoje. areia encharcada para ser revestida com um cilindro de aço, tarefa habilmente realizada por cinco Escoteiros.

Em seguida, foi instalada uma tubulação para os tanques de armazenamento no kopje. Como a purificação da água era importante, ela era bombeada para um grande tanque de precipitação para tratamento. Bob Talbot afundou um poço, perfurando granito sólido, mas não teve sucesso - foi um trabalho árduo e decepcionante.

Na década de 60 os tubos foram estendidos em direção ao The Bowl. Um tanque de reforço foi colocado próximo à entrada da Capela. Então Skipper afirmou ter afundado outro poço nas margens do Mtshelele, que foi concluído muitos anos depois. Bob Talbot tirou férias de um mês, acampou logo abaixo do 8º acampamento Bulawayo e cavou um poço ajudado por Rovers nos fins de semana, que abastece o The Bowl Campsites hoje.

Houve um longo lapso de tempo, quando por questões de segurança não era permitido acampar. No entanto, os trabalhos de reparação foram iniciados em 1978 nos tanques, que já estavam deteriorados. Primeiro, o tanque de precipitação foi rebocado novamente. Em seguida, os tanques de ferro para armazenamento de água enferrujados foram substituídos por tanques reservatórios de tijolos. Simultaneamente, é claro, o trabalho estava sendo realizado no The Lodge.

O abastecimento de água foi restabelecido em The Bowl, com a instalação de dois grandes tanques de ferro galvanizado permitindo assim o acampamento dos escoteiros.

À medida que a posição de segurança se tornou mais fácil, Norman Scott e Jack Carlisle sentiram que havia necessidade de revisar e desenvolver todo o sistema de água do Parque Gordon. Juntos, eles elaboraram estimativas de custos. Peter Coley, como presidente do Conselho Escoteiro Provincial, fez um apelo aos curadores de Beit por ajuda financeira e uma doação de US$ 10 mil foi disponibilizada. Peter Coley, um presidente excepcionalmente dedicado, era uma pessoa de influência forte e silenciosa. “Chuck” Wilcox, Comissário Provincial, disse dele que sempre trabalhou nos bastidores e todos dentro do Movimento sentiram a tristeza pelo seu falecimento.

O desenvolvimento da água começou então para valer; primeiro, um poço cavado por Skipper Knapman foi concluído e equipado com uma nova bomba e um motor. Quatro tanques de armazenamento de 56.000 litros cada foram construídos em tijolo e foram adquiridas tubulações. A subida principal, ou seja, do poço aos tanques era de 500 metros e a altura vertical de 20 metros. A água agora era canalizada através da divisão entre a Sede e o Bowl, conectando três poços separados e instalações de armazenamento. A capacidade total de armazenamento aumentou para 300 mil litros. Isto garantiu um abastecimento de água adequado, mesmo quando ocorreu uma seca.


 

DESENVOLVIMENTOS DAS ESTRADAS

George Gibson relata que começou quando era escoteiro, indo para Gordon Park nos fins de semana em 1950, que a estrada havia sido estabelecida da estrada principal até a sede - uma grande conquista. um pequeno riacho na estrada de entrada principal era um grande obstáculo quando a água subia, então uma estrutura de cimento foi construída por volta de 1954 para construir uma ponte sobre esse riacho e a estrada literalmente empurrou a subida "montanhosa" até a Sede.

Mais tarde, Mike George colocou blocos de concreto na superfície desta parte da estrada para que esta subida íngreme pudesse ser superada em tempo chuvoso. Isto foi seguido por uma estrada, ou melhor, uma 'trilha' para The Bowl, facilitada pelos Rovers que pegaram emprestados veículos para fazer estradas. Além do 'Duty Hut', Bob Talbot explodiu parte do kopje, abrindo assim a parte rochosa da estrada no The Bowl, uma grande conquista.

Menção especial deve ser feita a alguns membros da Tripulação Rover.

Primeiro como escoteiro, depois como membro da tripulação, Mike George prestou 28 anos de serviço no parque e mais tarde tornou-se comissário do acampamento. George Gibson também trabalhou por um período considerável no Parque, primeiro como Escoteiro, depois como Rover e, finalmente, como Vice-Comissário do Campo. Ele abandonou este trabalho e nomeação com relutância na sua transferência para Harare pelo Ministério da Educação. Bob Talbot e John Ogden também fizeram um excelente trabalho como membros da equipe do Gordon Park.


 

OS ATIVOS CRESCENTES DO PARQUE

As melhorias incluíram edifícios, uma Capela e o desenvolvimento do campo de treino, muitas das quais foram realizadas em simultâneo. Havia a "Long Store" e a "Rough Store" de madeira, ao lado foi erguido um abrigo próximo ao antigo forno holandês. Lonas foram emprestadas e penduradas no abrigo durante os cursos de insígnia de madeira ou nos finais de semana. Posteriormente foi construído outro abrigo, próximo ao local onde posteriormente foi localizado "O Celeiro". Outro edifício construído no início do plano de desenvolvimento foi "The Leask" . Isso foi assim chamado porque os tijolos foram obtidos na antiga herdade de Leask. Ossie Connolly desmontou a casa e Mike George carregou tijolos no caminhão, levou-os para Gordon Park e lá os descarregou. Skipper e Rovers construíram parcialmente "The Leask", mas um pedreiro era contratado aos domingos para fazer os retoques finais. este provou ser um edifício muito útil, pois abrigava todo o equipamento de treinamento e necessidades de acampamento.


 

A CAPELA foi criada muito cedo na história do Parque. Mike lembra que isso começou quando ele saiu como escoteiro nos finais de semana e durante as férias escolares. O altar, o grande bloco de granito da Capela, foi transportado das proximidades das Tumbas de Rodes para a "Visão do Mundo". Ossie obteve permissão das autoridades dos Parques Nacionais para transportá-lo para o Parque Gordon. A grama foi plantada na Capela, mas como animais selvagens pastavam na Capela, o chão foi posteriormente cimentado e bancos instalados pela 8ª Tropa Bulawayo durante o tempo de liderança de Jack Carlisle. Uma placa de cobre com os dizeres “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus” foi colocada em posição de destaque, no topo do caminho íngreme que conduz à Capela. Mais tarde, placas de cobre foram instaladas em memória de Arnold Carnergie, um homem de dedicação excepcional e ex-presidente do Conselho Escoteiro Provincial de Matabeleland. Há também uma placa para o Skipper Knapman, ambas próximas ao altar. Quando Norman Scott se tornou Comissário do Campo e Jack Carlisle seu Vice, serviços religiosos mensais foram organizados e realizados na Capela. Esses cultos ainda foram bem frequentados por Escoteiros, Escoteiros, Guias, Guias, Pais e amigos. O serviço é geralmente seguido por um almoço braai, todos compartilhando a alegria do Gordon Park e da região circundante.

Istodeve ser mencionado que George e Carol Gibson se casaram na Capela Gordon Park. O filho bebê de Bob e Ruth Talbot, Robert, foi batizado lá e, mais recentemente, o filho de Andrew e Delia Baker foi batizado.

Abaixo da capela e ao pé do kopje, com o impressionante Gordon Park Rock posicionado acima, está o Memorial de Guerra no qual os nomes dos escoteiros e batedores que sacrificaram suas vidas na guerra de 1939-45 estão registrados em uma placa de cobre.

Escrever sobre batedores que tombaram nas recentes hostilidades como combatentes ou no fogo cruzado seria uma tarefa impossível. No entanto, os seus nomes vivem nos corações daqueles que eram seus parentes e amigos. cada um fez o sacrifício supremo e uma simples placa na rocha neste local memorial é um lembrete do nosso dever de manter a paz e a boa vontade para todas as pessoas.


 

THE KNAPMAN HUT foi construído como uma surpresa para Skipper enquanto ele estava no Reino Unido. Ossie forneceu material e mão de obra e muitos dos blocos de granito. Outros blocos foram cortados por Rovers da área de '' The Bowl ". Para este projeto foi um trabalho especial de amor.

Uma cozinha, escritório, sala de primeiros socorros foram adicionados ao "Leask" e à "Duty Hut" no O Bowl foi construído no campo de treinamento e o The Barn, que foi construído para o conforto das Lady Cub/ Líderes Escoteiras quando participavam dos cursos, infelizmente foi destruído durante um incêndio na savana. A Ablução foi solidamente construída em tijolo aparente, cada bloco contendo chuveiros, pias e vasos sanitários. Essas comodidades foram consideravelmente apreciadas pelos participantes em extenuantes Wood Badge ou cursos de habilidades. Em seguida, foram construídos depósitos no "The Bowl", perto da "Duty Hut" para segurança, para que as tropas pudessem armazenar seus equipamentos pesados ​​e evitando assim o transporte pesado de ida e volta de Bulawayo.

Um bloco chamado "Os estábulos" foi construído depois que Skipper se aposentou e estava morando no Parque. Foi contratado um pedreiro cujo trabalho, nem é preciso dizer, era supervisionado de perto por Skipper. Isso o edifício era composto por 5 quartos, uma Sala Comum, casa de banho e um vestiário interligado que continha dois grandes lavabos. Assim as Equipas de Treino foram acompanhadas com considerável conforto. Os tijolos para este edifício foram transportados no caminhão por Mike George, George Gibson e outros Rovers da casa do Commonage Ranger. Às vezes, as cargas eram preparadas pela manhã, antes do trabalho, e levadas ao parque depois do trabalho, onde o capitão preparava uma refeição para os Rovers. Às vezes a descarga era feita após o pôr do sol com o auxílio de uma lâmpada de pressão. A nova grande loja foi construída quase ao mesmo tempo que "The Stables".

Mike tornou-se Comissário do Acampamento após problemas de saúde de Skipper. A primeira tarefa de Mike foi aumentar o campo de treinamento. Foram construídas três rodas de palestra, uma à luz do sol, uma à sombra média e uma à sombra profunda, todas em cimento maciço. Uma disposição muito cuidadosa foram as mesas construídas em todos os círculos de palestras. Foi planejado que uma Loja fosse construída. Todos aguardavam com expectativa a realização deste projecto que iria servir as necessidades dos Formadores de líderes e dos Participantes nos fins-de-semana ou em Cursos Avançados. Mike e Scouts fizeram os blocos de cimento em preparação para este edifício, depois foram feitas mesas de cimento para o Bowl e colocadas em posições "estratégicas". Mike, que renunciou ao cargo de Comissário do Campo de Gordon Park em 1977, e um período de serviço atrás apenas de Skipper. O serviço prestado por esses Escoteiros dedicados foi do mais alto esforço e abnegação, porque trabalhar durante muitos anos de forma solitária era necessário quando o acampamento não podia ser incentivado devido à situação de guerra. George Gibson, intimamente associado a Mike, nos primeiros dias do desenvolvimento do Parque fala com orgulho e admiração destas conquistas. Norman Scott foi então nomeado Comissário do Campo, com Jack Carlisle como seu vice. 

Chuck Wilcox, como Comissário Provincial, expressou a sua gratidão e admiração pelo trabalho realizado por Norman e Jack porque, sob a sua liderança espirituosa e uma tripulação entusiasta do Rover, eles avançaram arduamente com o desenvolvimento. Durante três anos com energia, determinação e alegria incomparáveis ​​eles iniciaram um projeto muito especial chamado “The Lodge”. Como essa conquista teria agradado ao capitão Knapman se ele tivesse vivido para testemunhá-la. O seu design e a solidez da construção são evidências da influência de um Engenheiro Civil profissional (um cargo que Jack ocupou nos Caminhos de Ferro do Zimbabué). Um piso em parquet deu o toque final a este edifício tão atraente. Alguns dos fundos para este ambicioso projeto foram arrecadados pela equipe e pela tripulação do Gordon Park.


O tamanho total é de dezoito por oito metros e consiste em um grande salão, de um lado do qual há um depósito para todo tipo de equipamento e uma sala menor para servir de estudo para os Treinadores de Líderes. Do outro lado há uma cozinha espaçosa e muito bem equipada e mais espaço para uso dos Líderes Escoteiros, pois a Loja deveria servir a um duplo propósito. Não só tem sido usado para dar abrigo aos escoteiros para acampar nos fins de semana ou feriados, mas também é a "cabana" de rádio para o evento anual Jamboree on the Air e para uma Conferência anual de Comissários. Qualquer mestre construtor ficaria orgulhoso desta bela estrutura. Foi inaugurado em 24 de abril de 1982 e foi nomeado "Naomi Connolly Lodge" (ou "The Lodge", abreviadamente) em reconhecimento à contribuição de Naomi para o Escotismo por muitos anos, primeiro como líder do Lobinho, mais tarde como Comissário Provincial Assistente dos Escoteiros, depois como Comissário Provincial Assistente dos Escoteiros, depois , até sua recente aposentadoria, como Líder da Equipe de Treinamento de Matabeleland.

O extenso desenvolvimento continuou sob a orientação competente de Norman Scott e Jack Carlisle e mais tarde de Hylton Garriock, que se tornou vice após a aposentadoria de Jack na África do Sul.

Um exemplo dessa dedicação ao dever voluntário é exemplificado em:


 

A CONSTRUÇÃO DA BARRAGEM

Em 1983 houve entusiasmo com o novo empreendimento. Foi feita uma primeira tentativa de construir uma barragem de terra no desfiladeiro abaixo da Sede. Hylton Garriock discutiu a escolha do local com George Gibson quando se reuniram na Conferência dos Comissários no final de 1983. George aconselhou que um local deveria ser escolhido mais a jusante, neste afluente do Mtshelele. A tripulação do Gordon Park trabalhou com determinação. neste novo local, uma parede com mais 4 metros de comprimento e 1,3 m de profundidade proporcionaria uma barragem consideravelmente alargada.

Tínhamos previsto que Jack Carlisle seria uma perda não só para Matabeleland, mas para todo o país. Foi oportuno que ele visitasse o Parque nesta época.

Ele discutiu minuciosamente com a equipe a conveniência de construir uma parede de tijolo ou concreto. O seu conselho foi seguido e o Conselho Provincial apoiou generosamente o esquema financeiramente. Norman começou a trabalhar produzindo desenhos e algumas redações. Os relatórios foram enviados por um topógrafo e um engenheiro. A autoridade dos Parques Nacionais teve de aprovar, também o Conselho de Rhodes Matopos e a Autoridade Provincial das Águas. Os trabalhos começaram na vala e a argila foi batida a 3 metros. Os trilhos do Landrover de Norman foram convertidos em uma estrada que levou várias semanas. mês após mês, o trabalho continuou na trincheira. A construção desta vala de 3 metros foi magistral. O trabalho a esta profundidade, dentro dos estreitos limites da parede, exigia resistência obstinada, tenacidade e habilidade. As venezianas foram apoiadas. Eles tinham que ser mantidos absolutamente paralelos, tanto na vertical quanto na horizontal. 

Gradualmente, o muro de concreto subiu até o nível do solo e depois começou a subir acima do solo. Hylton deve ser especialmente mencionado, pois mostrou muita coragem e determinação árdua na construção do muro. Trabalhar sozinho às vezes por longos períodos, uma vez por um mês de cada vez. Depois começou a trabalhar na África do Sul, mas voltou de vez em quando para trabalhar no projeto. Os membros da tripulação Norman Scott, Graham Williams, Graham Ross e Barry Knight continuaram a trabalhar energicamente, ajudados por escoteiros entusiasmados da 8ª Tropa Bulawayo. Atualmente, o trabalho continua para aumentar a altura da parede. Com as chuvas bem-vindas, a barragem deverá encher em breve para atrair caça. Possivelmente será abastecido de peixes e à medida que a área da superfície se expande, poderão ser praticados desportos náuticos. Certamente realçará a beleza deste desfiladeiro.


A conclusão desta barragem é uma grande conquista. Bem, Norman, como Comissário do Campo, e até recentemente, Hylton Garriock, como Vice-Comissário do Campo, sintam grande satisfação com esta conquista. Lago Hylton será um nome apropriado! O nome da tripulação do Gordon Park deve ser registrado aqui. Cada projeto que eles empreenderam foi completa e finalmente alcançado. Muito crédito é devido a eles. A tripulação recomeçou no final de 1978, depois que Norman Scott se tornou comissário do acampamento.

Abaixo estão os nomes de todos aqueles, do passado e do presente a partir de 1978, que se tornaram membros:

M. Brown, R. Hofmeyer, I. Stone, M. Fulton, B. Fulton, H. Garriock, N. Palmer Jones, K .Savin, V. Brown, A. Savin, R. Forbes, P. hartley, S. Wilson, S. Miller Cranko, C. Yeatman, A. Blundell, G. Crisp, V. Davies, H. Mcneilage, G. Williams, G. Ross, B. Knight. Nossos dois fiéis funcionários do Parque prestaram um serviço excepcional. Eles passaram por anos difíceis e perigosos. infelizmente William Ndhlovu morreu num acidente de viação. Ele havia prestado 28 anos de serviço. Adam Moyo completou 27 anos. Em uma ocasião, Adam lutou, sozinho, contra um incêndio na savana e salvou da extinção os edifícios do QG. Ele continua a dar uma contribuição valiosa trabalhando no Parque. Os pais e amigos de Gordon Park continuam a doar generosamente e emprestaram equipamentos muito úteis, sem os quais os projetos não poderiam ter sido realizados e concluídos. Os Satff de Gordon Park sempre foram gratos aos Comissários Provinciais e aos Conselhos Escoteiros Provinciais pelo seu grande interesse e ajuda financeira. O Comitê de Angariação de Fundos, sob a presidência de Guy Miller Cranko, fez um bom trabalho. Guy é agora Presidente do Conselho Provincial. Andrew Lawson, um tesoureiro provincial muito competente, também dirige uma tropa. Espera-se que aproximadamente 400 Escoteiros estejam no Acampamento na época das Celebrações do Aniversário. Esta é uma prova do apoio às funções no Gordon Park de todos os Membros Uniformes da Província. David Phiri fez muito para ganhar tanto entre os escuteiros africanos. Prova também que Chuck Wilcox, que lidera o Escotismo na província, tem o entusiasmo e a vontade de promover o campismo neste esplêndido Parque de Matopos. Chuck e Aurielle oferecem cada vez mais hospitalidade em sua casa aos visitantes estrangeiros do Parque, amenizando-lhes assim seus problemas de chegada e partida.


 

CONCLUSÃO

O Desenvolvimento do Parque é uma história de empreendimento magnífico. Desde que o Gordon Park foi inaugurado em fevereiro de 1936, muitas pessoas têm se esforçado para desenvolver este "Nosso Patrimônio do Parque". Onde alguns pararam, outros continuaram. O trabalho tem sido realizado com zelo, esforço e dedicação ao longo dos últimos 50 anos.


Há muitos que contribuíram, mas que não foram mencionados nominalmente neste registro. Eles “deram e não calcularam o custo”. Eles “trabalharam e não pediram nenhuma recompensa”. A todos eles, aos conhecidos cujo trabalho está registado e aos que desconhecemos devemos a nossa consumada gratidão.

Perto do fim de sua vida, Baden-Powell escreveu esta mensagem inspiradora: “Para estabelecer o governo de Deus na terra, é essencial uma mudança fundamental de espírito na condução de nossas vidas. exercício do Amor e da consideração pelos outros. Isso significa colocar em prática, em nossas ações diárias, o simples credo que nos foi dado por Cristo. Amar a Deus e amar o próximo como a si mesmo - "um credo que pode ser aceito por todos os Filhos do Criador ".

Como Baden-Powell teria apreciado o fervor no "Avanço da Causa" em Gordon Park. Foi na doação de si mesmo, sem reservas e incansavelmente, que as melhores características foram desenvolvidas. Esse treinamento começa com o escoteiro pensando nos outros antes de si mesmo - e é progressivamente desenvolvido nos Escoteiros e na Tripulação. Seus lemas "Faça o seu melhor", "Seja preparado", "Serviço" são de fato exortações emocionantes.
Esses têm sido os esplêndidos objetivos do Escotismo.


 

VISITANTES DISTINTOS DO GORDON PARK

Já foram feitas menções às visitas do Coronel Grenville Walton - Comissário da Sede Imperial para Escoteiros Ultramarinos em 16 de fevereiro de 1936.

Lord Baden-Powell, após sua visita ao Jamboree Sul-Africano no Leste de Londres.

Em 1950, Lord Rowallan, Escoteiro Chefe da Commonwealth. Ele contou com a presença de John Rapley, Comissário da Sede Imperial. Abril de 959. Lord Rowallan, após sua participação no Jamborally da África Central em Ruwa, por ocasião do 50º aniversário do Escotismo da Rodésia.

Em 20 de maio de 1962 - Sir Charles Mclean, Escoteiro Chefe da Commonwealth.

4 de março de 1963 – Lady Baden-Powell e sua filha, Betty Clay.

Abril de 1964 - Curso de Formação da Equipe. John Thurman - Diretor de Treinamento de Líderes, Gilwell.

Agosto de 1984 - O Exmo. Betty Clay, filha mais nova de BP e também de William (Green Bar Bill) Hillcourt, co-autora com Lady Baden-Powell de "Two Lives of a Hero" e autora dos manuais oficiais dos escoteiros dos EUA. Sobre os convidados de honra ocasionais em Zimfari, quando o Escotismo celebrou seu 75º aniversário.

Convidados importantes foram acompanhados por Norman Shillingford (Comissário da Colônia) e Arnold Carnegie (Presidente do Conselho Escoteiro Provincial) durante seus períodos de mandato.

Todos os visitantes ficaram profundamente impressionados e manifestaram grande prazer por terem a oportunidade de visitar o Parque. Lady Baden-Powell registrou que Gordon Park irradiava o Espírito do Escotismo.

 

CURSOS DE TREINAMENTO NO GORDON PARK

O primeiro curso prático de insígnia de madeira para líderes escoteiros foi realizado em Gordon Park em junho de 1946. Este curso foi ministrado pelo Skipper Knapman; O major HB Blowers, o atual sargento de armas do Parlamento, e GE Stephens ajudaram.

Um distintivo Scout Wood Curso Prático de 13 a 21 de maio de 1960.

1º Curso Prático de Líderes Escoteiros de 22 a 27 de abril de 1957.

2º Curso de Líderes Escoteiros de maio de 1960.

Cursos Preliminares e Básicos para Líderes Escoteiros e Líderes Escoteiros em preparação para o Avançado Os Cursos Práticos foram organizados com bastante frequência. Cursos Práticos Avançados foram ministrados sempre que o número de candidatos fosse suficiente para justificar os Cursos. Isso ocorria aproximadamente a cada 4 ou 5 anos. Os cursos foram ministrados nesta frequência para cada uma das seções e foram bem apoiados. Jack Carlisle é membro da equipe de treinamento de Matabeleland, organizada com eficiência e experiência. Cursos de habilidades para líderes escoteiros, cursos para meninos incluem treinamento para pioneirismo, distintivo de acampamento, resgate em montanha, tanga de bosquímano, distintivo de sertão, silvicultura de 1ª e 2ª classe, culinária de acampamento e o treinamento de primeiros socorros foi feito para os então distintivos de escoteiros King's e Queen e para o atual prêmio Sable. O Concurso de Assegaia é organizado anualmente e o entusiasmo continua, sobretudo pelo contributo que exige da Formação do Menino.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXEM SEU COMENTÁRIO! POR FAVOR SEJAM EDUCADOS!