14 de novembro de 2012

JOGOS - Batata Quente

TIPO: Círculo

APLICAÇÃO: Lobinhos, Escoteiros, Seniores e Pioneiros

REGRA: A "batata" corre de mão em mão. Num "aviso" dado por um "cego", quem tiver com a batata deve pagar uma prenda.

OBSERVAÇÕES: O "aviso" pode ser uma música tocada por um violão, um assobio que cessa, uma música de toca-fitas que é interrompido.

Os jogos escoteiros adestram o jovem pelos sentidos, de modo que, para Seções mais adestradas, os avisos podem ser os mais sutis possíveis.

As prendas podem ser etapas a serem cumpridas, de modo que é bom que o Esco- tista saiba de antemão quais as etapas que cada escoteiro deva cumprir ainda e colocá-las como prenda individual no jogo.

MATERIAL: Bola ou batata (mais interessante), materiais para cumprimento das prendas. No caso dessas serem etapas, o Mapa de Etapas e os materiais que cada um vai preci- sar para cumprí-las.

SUGESTÃO: Esse jogo é muito bom para se fazer perguntas sobre a vida de BP, perguntar arti- gos da Lei, perguntar sobre a Promessa ou pedir que se façam nós.

Para Lobinhos, esse jogo fica mais interessante ainda, pois os desafios do saci, da peteca, do pula-corda, do equilíbrio, etc. podem aí serem lançados.

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