31 de janeiro de 2013

A BELA HISTÓRIA DO GRUPO ESCOTEIRO VEIGA CABRAL UM DOS GRUPOS MAIS ANTIGOS DO AMAPÁ E REGIÃO NORTE.

Sede do Grupo Escoteiro Veiga Cabral. A foto é de 1959

Fundado em Macapá no dia 12 de setembro de 1945 por Clodoaldo Nascimento, Glicério Marques e Raimundo Barata. Seu primeiro nome foi Associação de Escoteiros do Amapá (primeiro nome do grupo) tinha como sede a praça Veiga Cabral. O nome foi dado em homenagem ao herói Francisco Xavier da Veiga Cabral.

Apenas um dos fundadores do grupo continua vivo. Raimundo Barata atualmente mora em Belém. Como tinham de se manter no Amapá, os chefes escoteiros acabaram ganhando cargos na administração do então Território. O terreno onde está edificada a sede dos escoteiros foi doado pelo governador Pauxis Nunes, em 1947.

Atualmente, parte dele abriga a sede do Sebrae. Além do terreno, Pauxi ainda fez a doação de 500 mil cruzeiros (na época) para a construção da sede dos escoteiros. O primeiro prédio foi inaugurado no dia 13 de setembro de 1959, em comemoração ao 16º aniversário do Território Federal do Amapá.


Seu primeiro presidente foi o juiz de Direito José Ribamar. Somente no ano de 1999 é que a entidade passou a ser reconhecida como de utilidade pública, através da Lei municipal número 1. 015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXEM SEU COMENTÁRIO! POR FAVOR SEJAM EDUCADOS!