5 de dezembro de 2016

Grupo de Xanxerê faz parte da história dos 100 anos do movimentoescoteiro em SC.

O movimento escoteiro de Santa Catarina completa, em 2013, seu centenário. O primeiro grupo de escoteiro no Sul do país foi fundado pelo professor Kurt Böttner, no dia 13 de janeiro de 1913, em Blumenau, após três anos de fundação do primeiro grupo no país.

Em Xanxerê, um grande admirador do movimento, Roland Hamilton Marquardt, iniciou reuniões com vários jovens para ver a possibilidade da formação de um grupo de escoteiro na cidade. Com a vinda de João Carlos Marques, antigo escoteiro e grande propagador dos ideais escotista, o movimento ganhou forças, sendo que em 13 de abril de 1972 foi realizada a primeira reunião oficial na qual compareceram 16 jovens xanxerenses.

No dia 24 de agosto de 1974, uma reunião aconteceu no Fórum de Xanxerê com os pais dos jovens que queriam ingressar no movimento. Na ocasião, foi eleita a primeira comissão do Grupo Escoteiro Caingangue de Xanxerê, tendo como presidente Loreno Piccinatto e chefes dos grupos João Carlos Marques, Etore Zoccoli e Levi Tortatto. A posse da Comissão Executiva e a primeira promessa escoteira foram realizadas no dia 7 de setembro de 1974, data oficial da Fundação do Grupo de Escoteiros Caigangue de Xanxerê.

- Eu não tinha muito conhecimento do movimento, mas me propus a ser o primeiro presidente do grupo e foi muito legal, foi algo que deu certo e temos o grupo em Xanxerê até hoje. Assumi a presidência por dois anos – frisa Loreno.

Conforme o xanxerense, seu filho também fez parte do movimento por aproximadamente cinco anos. Para ele, o movimento é algo fantástico para crianças, jovens e adultos na formação de um cidadão melhor.

- Esse movimento é muito bom para a gurizada, eles aprendem a respeitar as pessoas e isso é muito importante – destaca Loreno.

Para comemorar os 100 anos do escotismo em Santa Catarina será realizado no mês de março o Congresso Escoteiro Estadual, em Florianópolis, na qual todos os grupos estão convidados.


Atual presidente comenta sobre o movimento

Antonio Geraldo Carminatti está no movimento escoteiro há quatro anos. Ele já foi chefe dos lobinhos, crianças de sete a dez anos, mas desde novembro de 2012 assumiu a presidência do Grupo Escoteiro Caingangue de Xanxerê. A frente dos trabalhos, Antonio se considera novo no grupo e para ele tudo é um aprendizado.

- Para mim é um aprendizado. Acredito que o movimento escoteiro mostra uma outra realidade a juventude. O lema do escoteiro é sempre ajudar o outro, então é uma forma de você sempre prestar auxílio a todos que necessitam – frisa o presidente.

As atividades do grupo retornam no próximo dia 16 de fevereiro. Com isso, a diretoria pretende reunir o máximo de pessoas para participar do encontro que acontece na capital para comemorar os 100 anos do movimento no Estado.

- Precisamos retornar as atividades para decidir quem vai para esse encontro em Florianópolis. Provavelmente a diretoria do grupo estará presente para fazer parte dessa história – salienta.

Membro do grupo
Daniel Zambiasi entrou no Grupo Escoteiro Caingangue de Xanxerê por influência de seus primos e irmão mais velho. Com apenas 11 anos de idade ele já participava das atividades e, até hoje, acompanha o grupo junto com seus amigos. Ele entrou no movimento como membro juvenil, passou para sênior, quando atingiu a idade foi assistente de chefe e, mais tarde, assumiu como diretor técnico. Atualmente é chefe da tropa.

- O movimento é muito mais que uma prática de campismo, ou diversão, vai muito além, pois encontramos grandes amigos e irmãos de lenço, pessoas que comungam da mesma ideia em fazer um mundo melhor mesmo sendo com atitudes pequenas. É muito mais que ajudar uma velhinha atravessar a rua como todos pensam. Escotismo é minha doença e praticá-lo é meu remédio – finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXEM SEU COMENTÁRIO! POR FAVOR SEJAM EDUCADOS!