1 de abril de 2017

Princípios Gerais do Escotismo

Definição

1.1 O Escotismo é um movimento educacional de caráter extra-escolar, desenvolvido por adultos voluntários, que sem discriminação, atua em todos os seguimentos da sociedade, levando os jovens a uma convivência saudável, fraternal e envolvente, seguindo o que foi preconizado pelo Fundador Lord Baden- Powell.


Objetivo

1.2 O Movimento escoteiro tem por objetivo, auxiliar na formação de bons cidadãos, dando a estes orientações em todas as áreas e trabalhando todo o ser, do corpo ao intelecto, para assim colaborar com a família, religião e escola no desenvolvimento das crianças, jovens e adultos tornando-os felizes e comprometidos com a sociedade local e global.


Pilares do escotismo

1.3 O Movimento escoteiro se baseia em 3 pilares básicos que são trabalhados através do seu código de conduta descrito nas Leis e Promessas de escoteiros e lobinhos. São estes os pilares:
a. Deveres para com Deus: tratando de forma indissociável dos demais pilares, abaixo descritos, o escoteiro é estimulado a procurar em Deus seu referencial, praticando sua crença e respeitando os demais.

b. Deveres para com a Pátria: transcendendo o dever de sua comunidade ;o escoteiro é estimulado através do seu conhecimento cívico e social, a compreender, aprimorar e multiplicar os valores do cidadão Brasileiro.

c. Deveres para com o Próximo: estimulando atividades as quais se compreendem o valor do próximo, o escoteiro baseia todo o seu trabalho ao servir ao próximo.


Código de Conduta

1.4 Promessa – É prestada por todos os membros escoteiros que demonstraram conhecimento básico cobrado nas etapas de promessa de cada ramo e que decidem assumir o compromisso de se tornarem pioneiros, seniores, escoteiros juniores, lobinhos e castores.

a. Promessa Escoteira

Prometo pela minha Honra

Fazer o melhor Possível para: Cumprir meus deveres para com Deus e a Pátria.

Ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião e

Obedecer a Lei Escoteira.

1.5 Lei Escoteira– É o conjunto de normas que norteiam a vida de todos os participantes do Movimento Escoteiro.

a. Lei Escoteira (Escoteiros, Seniores e Pioneiros e Chefes).

I. O escoteiro tem uma so palavra, sua Honra vale mais que a sua propria vida.

II. O escoteiro é leal.

III. O escoteiro esta Sempre Alerta para ajudar o Proximo e pratica todo dia uma boa ação.

IV. O escoteiro é amigo de todos e Irmão dos demais Escoteiros.

V. O escoteiro é cortês.

VI. O escoteiro é bom para os Animais e as Plantas.

VII. O Escoteiro é obediente e disciplinado.

VIII. O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades.

IX. O Escoteiro é econômico e respeita o bem alheio.

X. O Escoteiro é Limpo de Corpo e Alma.


Método Escoteiro

1.6 O escotismo não se trata de algo que se faça, mas sim a maneira que se faz e este modo é chamado de Método, que é baseado em:

a. Aprender fazendo – É vivenciando as experiências que o jovem aprende, desenvolve e inova seu mundo. É aprendendo pela prática que ele vai aprimorando seus conhecimentos.

b. Aceitação da Lei e Promessa – O escoteiro é estimulado através das experiências a assumir voluntariamente um código de conduta que o leva a um conjunto de valores, e estes são representados pela Lei e Promessa.

c. Sistema de Patrulhas – Vivendo em pequenas equipes cooperativas eles desenvolvem valores e habilidades. A patrulha é a unidade para todo o trabalho desenvolvido no movimento escoteiro.

d. Desenvolvimento individual meritocrático– Cada jovem experimenta a sua maneira e cresce dentro do seu ritmo, orientado por chefes e pelo sistema de etapas e conquistas, vai individualmente superando desafios e adquirindo habilidades e, quando atinge um padrão mínimo, lhe é reconhecido com um distintivo de conquista.

e. Atividades atraentes, variadas e progressivas – Os jovens são impelidos a participar pela grande variedade de atividades que o escotismo oferece e, de uma forma progressiva, ele vai do conhecimento elementar até um bem elaborado, variando sempre as formas de aplicações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXEM SEU COMENTÁRIO! POR FAVOR SEJAM EDUCADOS!