19 de julho de 2010

2° Jamboree Nacional 2003 | Caucaia - CE

II JAMBOREE NACIONAL
Caucaia - CE
2003

Imagem Roberto Basso


O 2° Jamboree Nacional do Brasil foi realizado na cidade de Caucaia – Ceará, mais exatamente na belíssima praia de Cumbuco que fica a 30 km de distancia da capital Fortaleza. O acampamento de seis dias começou no dia 13 à 18 de Julho de 2003, reunindo 2.600 participantes de todos os Estados do Brasil, exceto Acre, Roraima e Tocantins, além de uma patrulha de escoteiros da França e três representantes de Portugal.

Com o tema “Celebrando a Vida”, as atividades do Jamboree foram divididas em módulos que lembravam os elementos da natureza:

Módulo Ventos - os escoteiros participavam de oficinas construindo pipas, cata-ventos, birutas e aviões de isopor, e depois testavam seus trabalhos no vento forte do Ceará;

Módulo Areias - diversos jogos na dunas do Cumbuco, incluindo ski-bunda, futebol de sabão, queimada e pique-bandeira;

Módulo Aquático - atividades na Lagoa do Cauípe, com snorkel, passeios de jangada e corridas de caiaque e de balsa;

Módulo Trilha - uma caminhada com bússola, num percurso de 15 km que terminava com um desafio em uma parede de escalada;

Módulo Artesanato - com a orientação de artesãos locais, cada escoteiro participava de duas oficinas de trabalhos manuais, entre construção de miniaturas de jangadas, copos com areias coloridas, trabalhos de macramê e palha, etc.;

Parque Paraíso Perdido - um dia inteiro nesse parque aquático com piscinas, tobo-águas, trilha de arborismo, paredão de escalada e um zoológico com leões, tigres, hipopótamos e macacos;

Aldeia Global - as oficinas da Aldeia Global eram bem variadas e incluiam atividades para todos os gostos: rádio-amadorismo, culinária, oficina de forró, prevenção de incêndios, oficinas de ciência e tecnologia, protagonismo juvenil, etc. Cada escoteiro tinha a oportunidade de participar em até quatro oficinas da Aldeia.

Todas as noites foram muito animadas, com shows, lual, fogo de conselho e festival de folclore por sub-campo, além das festas de abertura e encerramento.

No acampamento foi Idealizado a Moeda do Acampamento batizada de "JEGUES", onde o escoteiro querendo ter acesso as lojas e comprar algo, deveria ir na loja de cambio e trocar o seu diheiro por essas notas que valiam como moeda no acampamento.

E no acampamento foi criada a "Insignia" do Jamboree, onde nesse Jamboree de Caucaia foi determinada a "Insignia do Sol", na qual os escoteiros que queriam conquista-la tiveram que participar das atividades (os modulos), que contavam pontos para a conquista da insígnia.

Apesar da triste falta do Eduardo Bello, precursor e idealizador da atividade que acabou falecendo pouco tempo antes do Acampamento, o Jamboree transcorreu num clima de muita alegria e confraternização, e foi um sucesso.



Hino do 2° Jamboree Nacional



Reunidos num grande mutirão

Construindo um novo tempo de paz

A solidariedade dando o tom

Escotismo é ideal, é missão


II Jamboree Nacional
Celebrando a vida em união
O Ceará abre os braços prá quem vem
Todos uma só voz, uma canção
 
II Jamboree Nacional

Celebrando a vida em união

O Ceará abre os braços prá quem vem

Todos uma só voz, um só coração


Cultivando em comunidade
O companheirismo prá valer

Esse encontro em Caucáia há de ser

Céu azul, praia branca, felicidade

Um comentário:

Abadá Capoeira disse...

Show de bola rever estés disintivos, eu participei, no tempo eu era Sênior, hj guardo boas recordações.
Keffyson Kennedy

Postar um comentário

DEIXEM SEU COMENTÁRIO! POR FAVOR SEJAM EDUCADOS!