II JAMBOREE NACIONAL
Caucaia - CE
2003
Imagem Roberto Basso
O 2° Jamboree Nacional do Brasil foi realizado na cidade de Caucaia – Ceará, mais exatamente na belíssima praia de Cumbuco que fica a 30 km de distancia da capital Fortaleza. O acampamento de seis dias começou no dia 13 à 18 de Julho de 2003, reunindo 2.600 participantes de todos os Estados do Brasil, exceto Acre, Roraima e Tocantins, além de uma patrulha de escoteiros da França e três representantes de Portugal.
Com o tema “Celebrando a Vida”, as atividades do Jamboree foram divididas em módulos que lembravam os elementos da natureza:
Módulo Ventos - os escoteiros participavam de oficinas construindo pipas, cata-ventos, birutas e aviões de isopor, e depois testavam seus trabalhos no vento forte do Ceará;
Módulo Areias - diversos jogos na dunas do Cumbuco, incluindo ski-bunda, futebol de sabão, queimada e pique-bandeira;
Módulo Aquático - atividades na Lagoa do Cauípe, com snorkel, passeios de jangada e corridas de caiaque e de balsa;
Módulo Trilha - uma caminhada com bússola, num percurso de 15 km que terminava com um desafio em uma parede de escalada;
Módulo Artesanato - com a orientação de artesãos locais, cada escoteiro participava de duas oficinas de trabalhos manuais, entre construção de miniaturas de jangadas, copos com areias coloridas, trabalhos de macramê e palha, etc.;
Parque Paraíso Perdido - um dia inteiro nesse parque aquático com piscinas, tobo-águas, trilha de arborismo, paredão de escalada e um zoológico com leões, tigres, hipopótamos e macacos;
Aldeia Global - as oficinas da Aldeia Global eram bem variadas e incluiam atividades para todos os gostos: rádio-amadorismo, culinária, oficina de forró, prevenção de incêndios, oficinas de ciência e tecnologia, protagonismo juvenil, etc. Cada escoteiro tinha a oportunidade de participar em até quatro oficinas da Aldeia.
Todas as noites foram muito animadas, com shows, lual, fogo de conselho e festival de folclore por sub-campo, além das festas de abertura e encerramento.
No acampamento foi Idealizado a Moeda do Acampamento batizada de "JEGUES", onde o escoteiro querendo ter acesso as lojas e comprar algo, deveria ir na loja de cambio e trocar o seu diheiro por essas notas que valiam como moeda no acampamento.
E no acampamento foi criada a "Insignia" do Jamboree, onde nesse Jamboree de Caucaia foi determinada a "Insignia do Sol", na qual os escoteiros que queriam conquista-la tiveram que participar das atividades (os modulos), que contavam pontos para a conquista da insígnia.
Apesar da triste falta do Eduardo Bello, precursor e idealizador da atividade que acabou falecendo pouco tempo antes do Acampamento, o Jamboree transcorreu num clima de muita alegria e confraternização, e foi um sucesso.
Hino do 2° Jamboree Nacional
Reunidos num grande mutirão
Construindo um novo tempo de paz
A solidariedade dando o tom
II Jamboree Nacional
Celebrando a vida em união
O Ceará abre os braços prá quem vem
Todos uma só voz, uma canção
Escotismo é ideal, é missão
Celebrando a vida em união
O Ceará abre os braços prá quem vem
Todos uma só voz, uma canção
II Jamboree Nacional
Celebrando a vida em união
O Ceará abre os braços prá quem vem
Todos uma só voz, um só coração
Cultivando em comunidade
O companheirismo prá valer
Esse encontro em Caucáia há de ser
Céu azul, praia branca, felicidade
Um comentário:
Show de bola rever estés disintivos, eu participei, no tempo eu era Sênior, hj guardo boas recordações.
Keffyson Kennedy
Postar um comentário
DEIXEM SEU COMENTÁRIO! POR FAVOR SEJAM EDUCADOS!