31 de dezembro de 2010

TREKKING EM RIO GRANDE DA SERRA - SP

Represa Billings

Rio Grande é responsável por abastecer 7% de toda água do estado de São Paulo com seus afluentes e nascentes servindo a Represa Billings, sua área territorial tem 45% inseridos na área de bacias hidrográficas.

Capela de Santa Cruz ou Capela de São Sebastião

Erguida em 1611 por tropeiros que traziam sal de Santos para o Planalto. Em 1745 teve anexado a torre com símbolos portugueses, como a Cruz de Cristo dos Templários, ordem religiosa que conduziu as Cruzadas contra os Muçulmanos; o Globo que representava as conquistas portuguesas; a Flor de Lírio na abóbada, símbolo da nação e o Galo, arauto da religiosidade.A imagem de São Sebastião foi esculpida em 1906 por um peregrino desconhecido que após ser acolhido pela família Pandolfi, partiu deixando a imagem do santo padroeiro como forma de gratidão. Na década de 1970 foi tida pelo Condephaat como patrimônio histórico e atualmente encontra-se restaurada.

Estação de trem

Inaugurada em 15 de fevereiro de 1867, a Estação Ferroviária de Rio Grande da Serra foi a segunda a ser construída no Estado de São Paulo. Ao seu lado, em 1887, foi erguido um armazém com telhas provenientes da França.

O armazém da estação, no início do século XX, servia de palco para os melhores bailes carnavalescos da região.

Biquinha Matarazzo

Biquinha do Matarazzo, local onde os tropeiros faziam suas paradas para se abastecerem com água. Atualmente, totalmente fechada e lacrada para controle de qualidade da água. Hoje, os moradores da região vêm buscar a mesma água da biquinha, porém fora da área particular de onde ela se encontra.



Pedreira

Na década de 20 a Prefeitura do Município de São Paulo, ante a necessidade de realizar obras de pavimentação, adquiriu algumas pedreiras a fim de minimizar os custos das obras, já que as pedreiras adquiridas passariam a ser de propriedade da cidade. Uma destas pedreiras foi a de Rio Grande da Serra, adquirida em 1927 quando também deu início às suas atividades.

Localizada próxima aos trilhos da São Paulo Railway, o transporte do material (pedra britada) estaria facilitado, visto que via trem o material chegava ao pátio do Pari, bem próximo ao centro do município. Dois anos mais tarde, a Prefeitura de São Paulo, executou melhorias, substituindo uma antiga ferrovia Decauville, com bitola de 60cm e 5km de extensão, entre a pedreira e a estação ferroviária de Rio Grande da Serra, por um ramal de bitola larga (1,60m), permitindo assim que os vagões da SPR entrassem direto na pedreira, eliminando o transbordo entre trens junto da estação de Rio Grande.

Boa parte da produção de suas pedras serviu para calçar as vias da capital, entre elas a Avenida Paulista.

Em 1931 a Prefeitura de São Paulo firmou convênio com a Ligth & Power para fornecer energia e ampliar o funcionamento da Pedreira. Com isso deu-se início o desenvolvimento da rede elétrica domiciliar de Rio Grande da Serra.

No final da década de 70, a Pedreira encerrou suas atividades. Hoje é considerada a maior da América Latina, formando um paredão de mais de 640 metros de comprimento e 70 metros de altura, muito utilizado para a prática de Rappel e Escalada.

Rapel e Escalada na Pedreira de Rio Grande da Serra

A Pedreira desativada há mais de 30 anos, fica localizada na cidade de Rio Grande da Serra, próxima à Serra do Mar, conta com paredões de 14 a 60 mts de altura, onde podemos praticar o Rapel em várias escalas de altura como varias vias para Escaladas.

Nível de Dificuldade: de Medio a Leve, não se esquecer dos Equipamentos de Segurança, se não tem treinamento especializado, o correto é buscar Instrutores especializados.


O que levar: Capa de Chuva, Repelente, Protetor Solar, Água, Capa tipo Anorak (Nylon) Tênis ou bota de caminhada, Lanche, Lanterna, Pilhas reservas, Máquina Fotográfica, Boné e Remédios de uso pessoal e os materias para o montanhismo.

Bonde da Pedreira

Na década de 30 a vila de moradores junto à pedreira expandiu-se e, para eles, foi disponibilizado um bonde com motor à gasolina para o transporte entre a vila e a estação ferroviária. Nos anos 70 todo o complexo da pedreira foi desativado. O antigo bonde da pedreira durante anos ficou guardado por antigos moradores de Rio Grande da Serra e hoje encontra-se restaurado para apreciação dos moradores e visitantes da cidade.

Igreja Nossa Senhora das Graças

Foi erguida em 1949 pela Prefeitura Municipal de São Paulo em parceria com a comunidade local. As imagens que adornam a igreja foram esculpidas pelos próprios moradores, com pedra maciça retirada da Pedreira. No dia 27 de novembro de cada ano é realizada a tradicional festa da padroeira. Muitos fiéis, como pagamento de promessas, sobem de joelho os mais de 100 degraus da escadaria da Igreja Nossa Senhora das Graças, em função disso a igreja se tornou um ícone do catolicismo regional.


Mina de Grafite

A mina de grafite tem o nome de “Fonte Dotta”, pois localiza-se dentro da propriedade da família Dotta. Além da mina de grafite, a propriedade possui também uma fonte de água mineral que se encontra completamente deteriorada e não tem capacidade para a visitação.







ROTAS DE TRILHAS ECOLÓGICAS PELA REGIÃO:

Cachoeira do Rio das Pedras – 14 Km a partir do Posto Saúde Parque América.

Cachoeira do Rio Vermelho - 8 Km a partir do Parque América.


Trilha da Jean 2 – (1450 metros) Entre a Estrada do Rio Pequeno e o Parque dos Ipês.


Trilha da Jean I – (1450 metros) Entre a UBS Parque América e Final da Av. São Paulo - Sta Tereza.


Trilha das Bromélias II (1.500 m) Parque América até a E.E. Ivete Vargas.


Trilha das Bromélias I (1.000 metros) entre a E. E. Ivete Vargas e a Chácara Guimar.


Trilha da Rebizzi - (4.800 metros) Mirante do Parque América.


Trilha da Pedreira – 1400 metros.


Trilha dos Jipeiros I (3.500 m)– Partindo do Parque América chega-se a Av. São Paulo na Santa Tereza.


Trilha do Tancão - (3.800 m) a partir da Vila Lopes até a Biquinha.


Trilha do Pinheirinho – (2.100 metros) A partir do Parque América.


Trilha das Minas da Grafite (4.800 m a partir da Vila Lopes).


Trilha dos Sete Tubos – (4.800 metros) parte do Bairro do Parque América até as piscinas naturais dos afluentes do Rio Pequeno.






2 comentários:

Skate não é só pro seu namorado♥ disse...

Parabéns pelo texto

Unknown disse...

Muito bem feito, explicativo e cheio de fatos curiosos e interessantes. PARABÉNS ...

Postar um comentário

DEIXEM SEU COMENTÁRIO! POR FAVOR SEJAM EDUCADOS!