Produtos eletro eletrônicos (computadores, impressoras, celulares, tvs, geladeiras entre outros) oferecem uma indiscutível riqueza de experiências, dando prazer, produtividade, saúde e tantos outros benefícios. Quando chega o final da vida desses produtos, no entanto, podem representar sérios riscos à saúde da natureza e do homem, se não forem descartados adequadamente por conterem elemento altamente tóxicos em seus componetes, tais como: mercúrio, chumbo, fósforo e cádmio.
O Brasil é o mercado emergente que gera o maior volume de lixo eletrônico per capita a cada ano. Segundo a ONU, 0,4 quilo por pessoa ao ano. Em números absolutos, seriam 115 mil toneladas/ano só no Brasil e 40 milhões de toneladas/ano no mundo.
O que mais se observa, nesta hora, são os produtos jogados no fundo dos armários ou os “catadores” que retiram as partes que sabem valer algum dinheiro e jogam o resto fora no primeiro lugar que encontram. Destes produtos, vão vazar os elementos mencionados acima e contaminar o ar ou os lençóis subterrâneos, responsáveis por mais de 90% da água que bebemos.
A solução é a reciclagem. Inicialmente, serão reaproveitados todos os materiais que possam retornar ao processo produtivo, reduzindo a necessidade de se extrair mais elementos da natureza. Esse processo, ainda que custoso, traz benefícios na equação ambiental. O que não puder ser reaproveitado tem de ser descartado com segurança, em lugares próprios, preparados e autorizados para tal, evitando a contaminação das fontes de vida.
Assim, se você tem algum eletro eletrônico sobrando em sua casa ou na sua empresa, entre em contato com uma das entidades abaixo:
- Associação Brasileira de Distribuição de Excedentes (www.abre-excedentes.org.br)
- Casas André Luiz (www.andrluiz.org.br)
- Comitê de Democratização da Informática (www.cdi.org.br)
- Projeto Ação Digital (www.projetoacaodigital.com/lixotecnologico)
- Agente Cidadão (www.agentecidadao.com.br)
- Centro de Recondicionamento de Computadores (www.oxigenio.org.br)
- São José dos Campos - SP: agendamento para recolhimento pelo telefone (12) 39441000
SEJAMOS CUIDADOSOS NO DESCARTE DO LIXO ELETRÔNICO. SÓ ASSIM AJUDAMOS A GARANTIR UM MUNDO MELHOR PARA A NOSSA GERAÇÃO E PARA AS QUE AINDA VIRÃO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXEM SEU COMENTÁRIO! POR FAVOR SEJAM EDUCADOS!