22 de julho de 2011

COMO ESCOLHER UM SUB-CAMPO.

Nas proximidades do campo, deve haver água abundante, quer para o consumo (beber ou cozinhar), quer para o uso na higiene pessoal (banhos) e na limpeza.
 
O solo deve ser o mais plano possível e de consistêcia tal que não dificulte o trabalho. É aconselhável evitar solos arenosos ou muito duros e cheios de raízes, que dificultam a colocação dos espeques das barracas e dos toldos; também é aconselhável evitar locais com muito barro, especialmente se é época de chuva, pois essa espécie de solo é sujeita à erosão e, com a força das águas, pode comprometer seriamente as condições do acampamento.
 
O local escolhido deve estar situado de forma tal que fique protegido de ventos fortes e ofereça alguma sombra, mas que seja, ao mesmo tempo, iluminado diretamente pelo sol, no mínimo algumas horas do dia. E também de fácil acesso.
 
O campo deve ser isolado o suficiente para garantir a autonomia da Patrulha e ao mesmo tempo, não muito afastado das demais, para que se possa manter o acampamento como tal. É desejável haver disponibilidade de lenha no local, para cozinhar e para o Fogo de Conselho, a alma de um acampamento escoteiro.
 
Ressalva se faz, pois devemos evitar ao máximo o corte de galhos ou árvores, antes de tudo, devem-se buscas árvores mortas (já caídas, mais que não estejam brotadas), galhos desprendidos ou soltos, na ausência, procurar derrubar galhos mais velhos das árvores, sempre evitando ao máximo derrubar uma árvore. Folhas e galhos não são sujeira, eles ajudam na reposição de nutrientes no solo.
 
Lembre-se que o escoteiro não deixa marcas, por isso o campo deve ficar limpo, volte para casa com todo o lixo, condicione os biodegradáveis (restos de frutas, casca de verduras) em fossas secas e os não degradáveis acondicionem em sacos de lixos e despejem em local adequado.  
 
Vai uma dica, como buscamos sempre uma harmonia com o meio ambiente, devemos sempre compensar os impactos caudados ao meio que utilizamos, com isso procure sempre plantar mudas de arvores para compensar o carbono.
 
Modo simples de de caucular(formula não exata, mais equiparada):
  • 1 pessoa = 1 muda de árvore
  • 1 lampião a gás = 1 muda de árvore
  • 1 fogueira pequena = 5 mudas de árvores
  • 1 fogueira (fogo de conselho) = 10 mudas de árvores
  • 1 dia de atividade = 2 mudas de árvores
  • 1 carro para atividade(ida+volta) = 4 mudas de árvores
  • 1 ônibus para atividade(ida+volta) = 8 mudas de árvores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXEM SEU COMENTÁRIO! POR FAVOR SEJAM EDUCADOS!