4 de agosto de 2011

Novo Texto - Aprovado projeto que permite uso de prédios públicos por escoteiros.

NOTA: Esse texto foi retirado na integra, do site do Dep. Otavio Leite, e reafirma o já postado anteriormente neste blog, sobre o tema, clique aqui para ver. Esse texto costa sua publicação na data de hoje(04.08.2011), Abaixo link direto para a postagem.


Por Lara Haje

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou na última terça-feira (2) o Projeto de Lei 1050/07, do deputado Otavio Leite (PSDB-RJ), que autoriza a utilização de áreas e prédios públicos, em horário compatível ao seu funcionamento, por grupos oficiais de escoteiros e bandeirantes. O projeto foi aprovado em caráter conclusivo e seguirá para análise do Senado, caso não haja recurso para apreciação pelo Plenário da Câmara.

Pela proposta, a autorização valerá para as áreas integrantes do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc), as unidades militares e os prédios públicos em geral, em especial as escolas.

O parecer do relator, deputado Sarney Filho (PV-MA), foi favorável ao projeto e à emenda aprovada na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. A emenda exclui das áreas que poderão ser utilizadas as estações ecológicas e as reservas biológicas, já que são unidades de conservação com alto grau de restrição. Além disso, prevê que, para a realização de atividades em unidades de conservação ambiental, seja observado o seu plano de manejo.

O relator considerou “louvável a utilização dos espaços do poder público para práticas de grupos oficiais de escoteiros e bandeirantes, que contribuem para o pleno desenvolvimento da cidadania, com atividades que melhoram o condicionamento físico e mental, ético e social dos cidadãos envolvidos”. Ademais, afirma, “essa já é uma prática comum e que tem contribuído para a formação do caráter e da personalidade desses jovens”.

Conservação e manutenção

Segundo o projeto, o poder público garantirá, sempre que possível, a infraestrutura adequada das áreas a serem utilizadas pelos escoteiros e bandeirantes, com banheiros e sistemas de energia, iluminação e segurança.

Os grupos deverão requerer o espaço diretamente aos titulares do órgão ou unidade em que pretendem implantar suas atividades, detalhando horários e programas de trabalho. Caso o uso do espaço público seja autorizado, a responsabilidade pela sua conservação e manutenção será dos grupos de escoteiros e bandeirantes, que poderão ficar impedidos de usar outros locais, caso não respeitem essa obrigação.

Foto: Otavio Leite esteve no Grande Jogo Escoteiro Regional, realizado no dia 15 de maio, na Quinta da Boa Vista


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXEM SEU COMENTÁRIO! POR FAVOR SEJAM EDUCADOS!