30 de agosto de 2011

PROGRAMAÇÃO NACIONAL DO JOTA LOBO 2011 - INSCREVA-SE!

Esse ano o JOTA Lobo 2011 vem com o tema: “ECO RADIOLOBISMO: BIODIVERSIDADE - EQUILÍBRIO - MEIO AMBIENTE”. Será realizado no dia 15 de outubro de 2011, no Sábado das 08h40min às 17h10min, uma boa dica para os Akelas como uma reunião diferente.
 
O organizador Nacional do Jota desse ano é Ronan Augusto Reginatto - PY2 RAR
 
Esse ano o Jota Lobo faz uma homenagem póstumas, a Cláudio G. Barbosa (“In memorian”) – Patrono da Programação de Radioescotismo - Jota Lobo, Francisco Alves Filho ("In memorian"), conhecido internacionalmente como Chico Mendes, Seringueiro, Sindicalista e Ambientista, que lutou para preservaçäo do meio ambiente.
 
O objetivo do Jota Lobo é alem do mais integrar os Lobinhos ao JOTA (Jamboree on the air) e ao JOTI; Fortalecer a fraternidade escoteira, incentivando a comunicação feita por meio do Radioescotismo, internet, troca de correspondências e da interação entre os Grupos Escoteiros participantes; Proporcionar aos jovens do Ramo Lobinho a proximidade e o interesse pelo Radioamadorismo.
 
Esse ano de 2011 o Jota Lobo tem como obejtivos valorizar as potencialidades dos lobinhos por meio do incentivo à percepção, à aprendizagem, à comunicação e ao autoconhecimento, a partir das transformações vivenciadas, fazendo uso neste ano de alternativas para dirimir os principais acontecimentos que estão presentes nas questöes relacionadas com os problemas do meio ambiente causados pelo aquecimento global, queimadas nas florestas, poluiçäo ambiental e consumo em massa, de maneira a valorizar:
 
1. A positividade na vida em grupo e o desenvolvimento da consciência sócio-política e ambiental;
2. Transformações no pensar, utilizando a lógica e a criatividade;
3. Os progressos motores por meio da psicomotricidade e da linguagem;
4. A evolução afetiva a partir das melhores escolhas individuais no reconhecimento de ações que permitam sustentabilidade para construir um planeta melhor.
A mais de 100 anos o Movimento Escoteiro vem conscientizando a cada dia milhares de jovens no que diz respeito à importância da preservação ambiental. Neste 2011, declarado pela ONU como o Ano Internacional das Florestas e sendo nosso país um dos maiores pulmões mundiais, näo poderíamos deixar de lado o processo atual ao qual passa nossa amada Mãe Terra: problemas ambientais resultantes do derretimentos de geleiras, aquecimento global, desertificação, destruição da Camada de Ozônio, o grande acúmulo de lixo em função do consumo impulsivo, epidemias, enchentes, desmoronamentos de morros, tsunames, terremotos, fome e outros distúrbios, na maioria deles provocados direta ou indiretamente pela ação humana.
 
Dessa forma, o JOTA LOBO 2011 aparece com o tema: ECO RADIOLOBISMO: BIODIVERSIDADE - EQUILÍBRIO - MEIO AMBIENTE, a fim de permitir a reflexäo de como todos nós somos ao mesmo tempo sujeitos sociais ora promotores da destruição, ora agentes transformadores, capazes de modificar ou de perpetuar a situação pela qual passa atualmente nosso planeta.
 

PROGRAMAÇÃO
 
08h40min/09h00
Abertura/Bandeira/Oração
 
09h00/09h10min
Abertura Oficial do JOTALOBO
 
09h10min/10h00min
ENCONTRÃO 01 - PLANETA TERRA - A acolhida dos lobinhos é marcada por meio de Mãe Natureza e seus filhos: as estações do ano, que juntamente com Kotick, mostram como os Monstros da Devastação, do Consumismo, do Aquecimento Global e da Poluição vem interferindo em nosso amado planeta, destacando ainda a importância das ações individuais para a preservação ambiental.
 
10h00/10h50min
BASE 01 - LIXO É COISA SERIA - As personagens Bagueera, Kiko, a enfermeira Ana Néri e o Catador explicam sobre as doenças relacionadas a saúde pública provenientes da falta de cuidado e destinaçáo inadequada do lixo.
 
10h50min/11h40min
BASE 02 - A AMEAÇA QUE VEM DO ESPAÇO - Por meio das personagens Baloo, Tio Isaac Newton e Speranza, esta base visa chamar a atenção dos lobinhos quanto ao enorme volume de lixo espacial que orbita ao redor da Terra produzido por nós humanos, resultado do avanço e domínio tecnológico-militar.
 
11h40min/12h30min
BASE 03 - DESENHANDO SONS PARA A NATUREZA - Com a ajuda e incentivo da Fada Azul e de Francisco os lobinhos sáo incentivados a escrever boas mensagens a nossa Mäe Natureza, que será enviada para os Lobinhos participantes do JOTA 2011.
 
12h30min/13h30min
Almoço e Higiene
 
13h30min/14h20min
BASE 04 - CQ JOTA LOBO: EU NÄO PRECISO DE TUDO ISSO - Em defesa do consumo consciente, o Radioamador do Jota Lobo, o abutre Chil, e seu amigo, Homem de Lata, convocam os lobinhos para serem multiplicadores deste conceito por meio da transmissão de mensagens via rádio dos 12 Principios do Consumidor Consciente.
 
14h20min/15h10min
BASE 05 - DIGA NÃO AO DESPERDÍCIO - Por meio das personagens Rudyard Kipling, Dona Xepa e o vilão Tabaqui, é mostrado para os lobinhos que o desperdício de alimentos provoca a degradaçáo ambiental e a fome em massa, mas com algumas boas ações individuais esse panorama pode mudar.
 
15h10min /16h00
BASE 06 - 350 - O PLANETA EM AÇÃO - As personagens Kaa, Pedrinho do Sítio do Pica-pau amarelo e o Conde Drácula somam forças para conscientizar os lobinhos dos problemas climáticos causados pelo aumento de dióxido de carbono na atmosfera, atualmente, muito acima do limite máximo suportável.
 
16h00min/16h50min
ENCONTRÃO 02 - COMO É BOM BRINCAR - O Velho Gepeto, Pinóquio, Chacrinha estão muito preocupados porque as crianças não tem mais muito tempo para brincar e propõem uma série de brincadeiras para que todos os lobinhos se divirtam, como era nos velhos tempos, a fim de lembrarem que brincar utilizando a imaginação pode ser muito mais legal e benéfico ao meio ambiente e com a ajuda de Akelá enfim todos podem tornar-se Agentes transformadores do meio ambiente.
 
16h50min/17h10min
Encerramento/Bandeira/Oração
 
Nota: No encerramento é proposto que todos façam junto a dança pelo bom clima e se possível gravem esta ação em vídeo para posteriormente enviar para o site da ONG 350.org - não deixe de participar desta campannha mundial!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXEM SEU COMENTÁRIO! POR FAVOR SEJAM EDUCADOS!