6 de agosto de 2011

REFLEXÃO - UMA PARÁBOLA MODERNA

Há muito tempo, quando o mundo era muito novo, havia uma lagosta que achou que o Criador havia cometido um erro.

Assim, conseguiu uma audiência para discutir o assunto.

- Com o devido respeito - disse a lagosta -desejo formular uma queixa sobre a maneira como projetaste minha carapaça. Veja, nem me acostumei a uma nova carapaça e logo tenho de trocá-la por outra. É muito incômodo, além de representar uma perda de tempo.

E o Criador respondeu:

- Ah, sim! Mas tu já percebeste que, ao abandonar uma carapaça, isso te permite crescer dentro de outra?

- Entretanto, eu gosto do jeito que sou! - disse a lagosta.

- Estás decidida? - perguntou o Criador.

-Estou! - respondeu a lagosta, com firmeza.

- Muito bem - sorriu o Criador. De agora em diante, tua carapaça não será trocada... e podes voltar aos teus assuntos e seguir tua vida, tal como desejas.

- Muito amável da tua parte - disse a lagosta satisfeita, e se foi.

No princípio, a lagosta estava muito contente, levando a mesma carapaça velha. Mas, com o passar do tempo, notou que sua cômoda carapaça estava se tornando bastante pesada e justa.

De fato, depois de um tempo, a carapaça ficou tão pesada que a lagosta não podia sentir nada do que estava ao seu redor. O resultado era que se chocava constantemente com tudo e com todos.

Finalmente, chegou um momento em que mal podia respirar. Assim, com grande esforço, foi ver novamente o Criador.

- Com o devido respeito - suspirou a lagosta - diferente do que tu me prometeste, minha carapaça não continuou a mesma. Ela começou a encolher!

- Em absoluto - sorriu o Criador. Pode ser que tua carapaça tenha ficado um pouco mais grossa com a idade, mas não diminuiu de tamanho. O que ocorre é que tu cresceste dentro dela. E continuou: Vê, tudo muda continuamente... Nada segue sendo a mesma coisa. É assim que deve ser. E a forma mais sábia é trocar tua velha carapaça conforme cresces.

-Entendo - disse a lagosta - mas deves admitir que isso às vezes é ruim e um pouco incômodo.

-Sim - disse o Criador - mas lembra que todo crescimento traz consigo tanto a possibilidade de incômodo, como a ventura de uma grande alegria, porque descobres partes novas em ti mesmo. E não pode ter um sem outro.

- Tens toda razão - disse a lagosta.

- Quando abandonas tua carapaça e escolhes crescer

- continuou o Criador - crias uma nova força dentro de ti.

E nessa força encontras uma nova capacidade de amar a ti mesmo... amar aos que te rodeiam... e amar a vida. Este é meu plano para cada uma das criaturas.

2 comentários:

Unknown disse...

Verdade! Ás vezes temos de abandonar nossos hábitos velhos e Egoístas para que possamos crescer e nos habituar com outras coisas, porém que seja coisas boas, o tempo não para de mudar e se ficarmos sempre a a mesma pessoa, sermos sempre a mesma flor. A vida não haverá graça, pois o sentido da vida é viver se adaptando às coisas novas.

Raoni Pinheiro disse...

Verdade Junior! temos que ser ponderadores e ter ciência que estamos sempre em mudanças, mais ou mesmo tempo saber ter personalidade de aceitar o novo! mudar todos mudamos mais mudar com sabedoria são pra poucos!..SAPS

Postar um comentário

DEIXEM SEU COMENTÁRIO! POR FAVOR SEJAM EDUCADOS!