16 de novembro de 2012

JOGOS - Canetas Cruzadas

TIPO: Círculo

APLICAÇÃO: Lobinhos, Escoteiros, Seniores e Pioneiros

REGRA: Cada participante dá duas canetas quem estiver à esquerda dizendo "recebi as ca- netas assim e as passo assim"! As pernas cruzam ou ficam em paralelo de acordo como as canetas foram recebidas ou são mandadas (cruzadas ou em paralelo), esse é o segredo do jogo. O condutor diz se está certo ou errado.

OBSERVAÇÕES: Para esse jogo, exige-se muita perspicácia dos participantes, e, enquanto não se observar que se as pernas estão cruzadas as canetas devem estar cruzadas e en- quanto as pernas estão em paralelo as canetas também estão em paralelo, o partici- pante ficará confuso e não saberá se acertou ou não. Porém, ele só pode passar as canetas (uma em cada mão) adiante se acertar na passagem, saiba ele se está certo ou não. O condutor é que decide. Só o condutor diz como é o certo e o errado. No final ele revela o segredo.

É importante que todos os participantes e o condutor estejam em pé.

MATERIAIS: Duas canetas ou dois lápis, preferencialmente iguais.

SUGESTÃO: O clima desse jogo depende muito da história inicial e a forma que o condutor conduz o jogo (por exemplo, dar o nome do jogo no início pode matar metade da surpresa). Aqueles que descobrem, devem calar-se e podem ser convidados a explicarem se descobriram a charada no final do jogo. Geralmente, os que ficam sem entender como era o certo ou o errado, acabam rindo.

Por causa do ter de ficar calado, esse jogo desenvolve muito a disciplina dos jo- vens, além da perspicácia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXEM SEU COMENTÁRIO! POR FAVOR SEJAM EDUCADOS!