5 de dezembro de 2012

JOGOS - Corrida das Mulas

TIPO: Revezamento

APLICAÇÃO: Lobinhos, Escoteiros, Seniores e Pioneiros

REGRA: Saem de cada equipe duas pessoas: uma será a "mula", carregando o outro, o "cavaleiro", às costas, indo até ao ponto de chegada. Lá, a "mula" fica e o "cavaleiro" volta para a equipe para se tornar a "mula" do companheiro da fila, e o ciclo se repete.

OBSERVAÇÕES: Esse jogo possui uma regra um tanto difícil de ser passada, principalmente para os jovens mais estouvados que querem o jogo antes mesmo de conhecer as regras. Um grande erro que se comete é permitir que "somente os mais fortes devam car- regar e os mais fracos serem carregados": isso elimina o aspecto de desafio ao crescimento físico que esperamos dos jovens.

Um outro erro, também comum, é o de simplificar as regras em função da confu- são criada (uma hora um é a "mula", noutra é o "cavaleiro"). Da mesma forma que eliminaríamos os desafio físico no erro anterior, nesse caso eliminaríamos o desafio intelectual.

SUGESTÕES: É muito importante observar os jovens no decorrer do jogo que, para não se senti- rem desanimados em função de um companheiro mais lerdo ou fraco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXEM SEU COMENTÁRIO! POR FAVOR SEJAM EDUCADOS!