29 de janeiro de 2013

Escotista recebe título de Mestre em Educação com dissertação sobreEscotismo.

“A Educação no Canto do Uirapuru: Subjetividade de Mulheres no Movimento Escoteiro” Foi com esse tema que a escotista Aldenise Cordeiro Santos, Chefe da Alcateia do 13ºSE Grupo Escoteiro Uirapuru/SEST SENAT, de Aracaju, defendeu, no dia 20 de dezembro, a dissertação de mestrado em educação na Universidade Tiradentes (UNIT), sendo aprovada com louvor.

O título da pesquisa faz uma alusão ao canto do pássaro uirapuru, que dá nome ao Grupo Escoteiro, e o seu voo simbolizando a liberdade e a criatividade. O Canto do uirapuru também é o nome do site do grupo na internet, que está noa ar desde 1996, sendo um dos pioneiros, e brinca também com o fato de canto ser o lugar do Grupo.

A banca examinadora foi composta pelo Prof. Dr. Charliton José dos Santos (UFPB), que foi escoteiro em sua infância, Profa. Dra. Ester Fraga Vilas-Bôas C. do Nascimento (UNIT) e Profa. Dra. Dinamara Garcia Feldens (Orientadora) foi farta em elogios ao trabalho, especialmente pelo ineditismo do tema pesquisado, sugerindo que o trabalho fosse publicado para incentivar mais pesquisas sobre o Movimento Escoteiro.

A Chefe Aldenise ingressou no Grupo Escoteiro Uirapuru como Escoteira, tendo conquistado a Lis de Ouro, no qual também foi Guia e atualmente chefia a Alcateia Mista do 13ºSE. É graduada em História, área que escolheu a partir do momento em que, quando era escoteira, conquistou a especialidade de genealogia, atualmente cursa Museologia na Universidade Federal de Sergipe, e apesar de jovem já é uma experimentada pesquisadora sobre educação e escotismo tendo apresentado trabalhos em congressos e seminários.

A Diretoria do 13ºSE já iniciou esforços para a publicação do trabalho como parte das comemorações do Jubileu de Pérola do Grupo, que acontecerá em 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXEM SEU COMENTÁRIO! POR FAVOR SEJAM EDUCADOS!