15 de março de 2013

UNIÃO PARLAMENTAR ESCOTEIRA/RN FORTALECE O ESCOTISMO NAS ESCOLAS.

O diretor presidente dos Escoteiros do Brasil/Rio Grande do Norte, Ivan Alves esteve reunido com o presidente da União Parlamentar Escoteira/RN, o vereador por Natal Jacó Jácome. A reunião aconteceu nesta quinta-feira (14), na sede do escritório regional. Na pauta a implantação do Projeto Escotismo nas Escolas em escolas do município de Natal. O parlamentar que também é escoteiro, tem se empenhado junto aos outros membros da UPEB-RN para expansão desse projeto em todo o estado, por acreditar que é um movimento de jovens que contribui para formação de cidadãos melhores.

A UPEB-RN a exemplo do que já existe em outros Estados, foi criada nos moldes da União Parlamentar Escoteira do Brasil que congrega Parlamentares dos três níveis do Poder Legislativo que são simpatizantes das causas da juventude por intermédio do Movimento Escoteiro, com ideologia suprapartidária. A União Parlamentar Escoteira Mundial já existe desde 07 de agosto de 1991 quando foi criada em Assembléia Constituinte em Seul, na Coréia do Sul. No Brasil foi criada em 11 de setembro de 1999, em Porto Alegre como União Parlamentar Escoteira do Brasil - UPEB.

No RN a União Parlamentar Escoteira foi instituída oficialmente em 2007 com a posse do primeiro membro, o deputado estadual Antônio Jácome. Logo em seguida outros parlamentares aderiram à causa.

O objetivo principal da União Parlamentar Escoteira é consolidar-se como uma associação de parlamentares que, compartilhando dos princípios e do ideal escoteiro, independente de partido ou origem, somam esforços para apoiar o Movimento escoteiro em todos os seus níveis, contribuindo para o seu fortalecimento, permitindo que o maior número possível de crianças e jovens possam usufruir a prática do Escotismo, o maior movimento de educação não formal do mundo.

Podemos destacar as seguintes autoridades que fazem parte da UPE-RN: Osório Jácome e o deputado estadual Hermano Morais (autor e co-autor da lei que implantou o projeto Escotismo nas Escolas Municipais de Natal), a secretária Executiva do governo do Estado e responsável pelo RN Vida Sonaly Rosado, os senadores João Faustino Neto, Paulo Dawin e Garibaldi Alves Filho, hoje ministro da Previdência Social. Mais recentemente aderiram os vereadores João Evangelista Menezes Filho (presidente da Câmara Municipal de Apodi/RN), Jacó Helder Jácome (Natal), Fabiano Silva (Pureza), Alex Moacir (Mossoró) e ainda, a vereadora Cláudia Regina (autora da lei que cria o projeto Escotismo nas Escolas Municipais de Mossoró, atual prefeita da cidade). Soma-se a esta frente gestores públicos como Daladier Pessoa Cunha Lima reitor do UNI-RN, o ex-secretário de Educação do RN Ruy Pereira dos Santos (falecido) e por fim a governadora do Estado Rosalba Ciarlini Rosado, que ao renovar sua promessa escoteira em 2009, ingressou na União Parlamentar Escoteira. A governadora quando jovem foi escoteira, comprometeu-se em ajudar ao movimento e tem feito isso com maestria, dando prosseguimento ao projeto Escotismo nas Escolas nas escolas da rede estadual de ensino na sua gestão.

Fonte: UEB-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXEM SEU COMENTÁRIO! POR FAVOR SEJAM EDUCADOS!