2 de janeiro de 2011

História do JOTA | JOTI | JOTT


História do JOTA

O Jamboree no Ar, ou simplesmente, ‘JOTA’ como é mais conhecido, teve seu inicio no IX Jamboree Mundial, em Sutton Coalfield Park, na Inglaterra no ano de 1957, atividade esta que teve a presença de cerca de 35.000 escoteiros provenientes de 62 países, simultaneamente comemorava-se o centenário do nascimento de Baden-Powell e o Jubileu do Escotismo.

Nesta atividade foi instalada uma Estação Radioamadorismo de onda curta, a GB3SP tendo como operador Leslie Mitchell - G3BHK, e fez um total de 1712 contactos para 71 países. Lés Mittchel viu ali uma nova e grande oportunidade de atividade e hoje é consagrado como o fundador do Jota, e que funcionou durante o JIM ( nome com que foi designado este grande acampamento, formado pelas iniciais de Jamboree, Indaba e Rover-Moot ), reuniões que se efetuaram simultaneamente com o Jamboree Mundial.

Os resultados foram de tal forma animadores que depois de contactar com estações de Radioamadores Escoteiros espalhados um pouco por todo o mundo, constatou-se que para além do "Jamboree" que se realizava em Sutton Park, outro magnífico encontro estava a acontecer através do ar - tornando-se um autentico o "Jamboree no Ar".

A semente estava lançada e nos dias 10 e 11 de Maio de 1958 realizou-se o 1º Jamboree no Ar (Jamboree On The Air). Apesar de estar ainda a dar os primeiros passos o JOTA começava definitivamente a ser referenciado, a titulo de exemplo a revista canadense “Scout Leader” publicou um artigo dizendo que havia "alguma coisa de novo debaixo do Sol". Devido às condições atmosféricas adversas e ao reduzido tempo para a sua organização o 1º Jamboree no Ar, embora não tivesse atingido o estatuto das edições seguintes, foi sem duvida uma manifestação do sentido universalista do Escotismo.

Tanto assim que em Outubro de 1959 houve nova edição desta iniciativa. A fim de que esta atividade, de divulgar a amplitude, não demonstrasse carência de meios de ação, a sua organização passou a ser confiada ao Bureau Mundial do Escotismo, naquele tempo instalado na cidade Canadense de Ottawa. O Jamboree no Ar tornou-se desta forma uma atividade marcante do calendário oficial do Escotismo Mundial.

A participação num JOTA implicou sempre o apoio de radioamadores e a utilização das suas Estações, tornando-se para muitos Grupos Escoteiros um objetivo difícil de alcançar, uma vez que requer sempre a participação de terceiros. No entanto, a popularidade desta atividade escoteira foi sempre crescente e nunca posta em causa. É uma ocasião para comunicar com Escoteiros no próprio país e, mais excitante ainda, escoteiros estrangeiros, trocando experiências e idéias, contribuindo desta forma para a fraternidade do Escotismo Mundial.

Quando os escoteiros querem conhecer jovens de outros países normalmente pensam em participar num Jamboree Mundial ou outra atividade internacional. Mas poucas pessoas sabem que todos os anos cerca de 400.000 Escoteiros e Escoteiras se juntam através das ondas da radio no Jamboree no Ar. Modernas tecnologias de comunicação oferecem ao escoteiros a excitante oportunidade de fazer amizades em outros países sem sequer saírem de casa.

O JOTA é uma atividade mundial onde Escoteiros e Escoteiras de todo o Mundo falam entre eles por meio de contactos via radio. São trocadas experiências do Escotismo e são partilhadas idéias via ondas de rádio.

Sem restrições de idade, de número de participantes e praticamente sem despesas o JOTA fornece uma oportunidade para os Escoteiros e Escoteiras contactarem entre si por meio do radioamadorismo.

As estações de rádio são operadas por radioamadores licenciados. Atualmente muitos escoteiros já são portadores de uma licença de amador, mas a maioria participa no JOTA com o apoio de associações de radioamadores, como a LABRE (Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão) ou de radioamadores particulares que deslocam as suas estações para o local do JOTA.

O JOTA realiza-se anualmente no 3º fim de semana do mês de Outubro, desde as 00h00 de Sábado até às 24h00 de Domingo (hora local), num total de 48 horas.
ESCUTE O HINO DO JAMBOREE NO AR - JOTA






História do JOTI


Desde 1996, JOTI é um evento oficial da Organização Mundial do Movimento Escoteiro e teve partir de 1997, a sua atividade propriamente dita, tendo em conta o desenvolvimento do escotismo na Internet, sendo esta um poderoso meio de comunicação entre escoteiros, começou a realizar-se oficialmente e em paralelo com o JOTA, o JOTI - Jamboree On The Internet (Jamboree na Internet). Muitos Escoteiros chegam a montar uma Estação Mista, com uma estação de radioamador e um computador ligado à Internet, para poderem participar nos dois ao mesmo tempo.

A participação no JOTI é consideravelmente mais fácil do que no JOTA, uma vez que apenas é necessário um computador ligado à Internet. Muitos escoteiros optam por participar individualmente, a partir de suas casas. Outros juntam a Patrulha na casa de um dos seus membros. Alguns Grupos Escoteiros instalam um computador com ligação à Internet na própria Sede, e em muitos destes é instalada uma rede de computadores para permitir que vários escoteiros(as) possam estar on-line ao mesmo tempo.

Durante a atividade milhares de escoteiros de todos os cantos do mundo, se encontram para "bater um papo" e trocarem experiências através da internet, usando todos os recursos tecnológicos disponíveis na localidade, desde navegadores de internet (browsers), e-mails, programas de bate-papo como o IRC, em particular, a rede ScoutLink (um parceiro oficial da WOSM para o JOTI), microfones, scanners e câmeras digitais (web-cams) e ambientes direcionados como o JOTI LUSÓFONO e o JOTI LOBO.

Para os adultos do Movimento Escoteiro, esta é uma grande oportunidade para desenvolver outros conhecimentos dos seus jovens e ajudá-los há compreender um pouco mais sobre a Fraternidade Escoteira, pois une jovens de todas as partes do mundo no maior encontro virtual de escoteiros.

Para os jovens é uma boa oportunidade de novas amizades com escoteiros pelo mundo a fora, conhecendo pessoas de lugares que nem imaginava que existiam escoteiros, conhecendo mais sobre sua cultura e sobre o escotismo. Na maioria das vezes, essas amizades se consolidam e duram muitos e muitos anos, e em alguns casos se encontrando pessoalmente, em outros eventos como o Jamborees, ou até mesmo viagens.



História do JOTT

Um escoteiro canadense participou do Trans Canada Trail (tradução ao pé da letra – Travessia na Trilha Canadense), em outubro de 1997. A segunda-feira seguinte, o escotista Dave Wiebe enviou um relatório da viagem à uma lista de e-mail na internet, chamado ScoutsCan-L, iniciando uma conversa sobre caminhada. A conversa leva à idéia de um dia de caminhadas escoteiras de todas as secções e em qualquer trilha. Uma discussão mais aprofundada definiu a data para o primeiro evento no dia 25 de abril de 1998.

Lendo as mensagens da lista sobre a idéia, o escoteiro do Reino Unido Kevin Thomson começou a desejar participar da atividade. Em seguida, ocorreu-lhe que isso não precisa ser limitado às costas do Canadá, uma vez que existem trilhas para caminhada em todo o mundo. Os escotistas rapidamente concordaram que este poderia ser um evento mundial.

Agora que o evento nasceu, eles discutiram o como chamar. Por um instante ele estava indo para ser World Wide Walk porque tinha sido iniciado através de discussões sobre a World Wide Web. No final, eles decidiram Jamboree On The Trail (Jamboree na Trilha) ou simplesmente - JOTT.

Com a idéia desenvolvida, já era tempo de execução. Muitos voluntários eram necessários para tornar o evento um sucesso. Dale Kelly, Joe Kotch, Judy Harcus e Kathy Nielson ajudou com a coordenação, registro e publicidade. Cody Armstrong coordenou a apresentação de projetos para o escudo do evento. Liam Morland criar um site para o evento e na Grã-Bretanha Dave Stokes colocar informações sobre Scout Association no site, ScoutBase Reino Unido.

No Canadá, o líder revista realizada informações sobre Jott e as pessoas foram convidadas para divulgar e promover o evento no local. Registro foram tratados por via postal e por uma linha no formulário de inscrição, no ScoutBase Reino Unido.

O primeiro Jamboree On The Trail (Jamboree na Trilha) não houve o reconhecimento oficial do evento pela Organização Mundial do Escotismo, com o financiamento para a publicidade, e apenas a internet e o boca a boca para espalhar a notícia. No entanto, pegou a imaginação e o carinho de um grande número de Escotistas. O JOTT inaugural contou com mais de vinte e quatro mil participantes em dezessete países ao redor do mundo. A partir deste início, Jamboree na Trilha cresceu. Jott 1999 teve trinta mil participantes e Jott 2000 foi maior ainda.

Jamboree na Trilha é o único evento internacional anual para cada membro da família do Escotismo, escoteiros de todas as idades e todos os tipos. É uma oportunidade ideal para se unirem em espírito com escoteiros de todo o mundo e promover o aspecto mundial de crescimento deste movimento.

Os Participantes são concedidos um emblema de JOTT como um reconhecimento de ter participado neste evento mundial.


Fontes:
JOTA BRASIL - www.jotabrasil.qsl.br
JOTA LOBO - www.jotalobo.com.br
JOTI LUSÓFONO - www.jotibrasil.org.br
JOTI - www.joti.org
JOTA/JOTI - www.jotajoti.org
RÁDIO ESCOTISMO - http://www.radioescotismo.com.br/
JOTT - http://www.jott.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXEM SEU COMENTÁRIO! POR FAVOR SEJAM EDUCADOS!