19 de novembro de 2012

JOGOS - Cordão Embaraçado

TIPO: Jogo de Círculo

APLICAÇÃO: Lobinhos, Escoteiros, Seniores e Pioneiros

REGRA: Todos dão as mãos formando um círculo e reparando a quem cada mão está dada. Depois, todos andam dentro da área do círculo até um aviso ser dado. Daí, cada um dá a mão a quem dava antes, formando um cordão embaraçado. Sem soltar as mãos, todos desembaraçam o cordão.

OBSERVAÇÕES: Esse jogo é bom para se avaliar a disciplina e a paciência dos participantes. Ma- tematicamente, o círculo original retorna, mas para isso faz-se necessário se passar por cima de alguns colegas e por baixo de outros, causando alguma confusão que pode irritar os mais impacientes, ou provocar vontades de soltar as mãos para facilitar, o que, na realidade, desvalida o jogo.

O condutor deve, obrigatoriamente, ficar fora do jogo, incentivar o seu prosse- guimento dentro das regras.

SUGESTÕES: Talvez, na primeira tentativa, o jogo não dê certo, pois uma das suas característi- cas é mostrar que algumas das situações mais difíceis são possíveis de serem en- frentadas. Tente outras vezes em seguida até mostrar o resultado.

O condutor pode facilitar o desembaraço do "cordão", mas sem participar direta- mente do jogo. Se houver dificuldades de se vencer, repita-o.

Esse tipo de jogo só obtém sensação se pelo menos três quartos da Seção desco- nhecerem-no. Isto é, aplique o jogo numa próxima vez, depois de, pelo menos, dois anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXEM SEU COMENTÁRIO! POR FAVOR SEJAM EDUCADOS!